A Ponte Preta inicia nesta quarta-feira (15) a temporada 2025 recheada de novidades e com o objetivo de superar a campanha desastrosa do ano passado, que culminou no rebaixamento à Série C do Campeonato Brasileiro. O primeiro adversário no Campeonato Paulista será o Novorizontino, às 18h30, no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte.
Além do peso da estreia, a equipe campineira ainda terá de encarar o retrospecto negativo diante do Novorizontino, que nunca perdeu para o clube de Campinas como mandante. No histórico de confrontos, há equilíbrio: foram quatro vitórias da Macaca, sete empates e seis vitórias do rival em 17 confrontos disputados até hoje.
O meia Jhonny Lucas e o atacante Jeh ainda se recuperam de lesão e desfalcam a Ponte Preta na estreia. Diogo Silva ganhou a disputa pelo gol. Jean Dias e Danrlei disputam vaga no ataque e Danilo Barcelos também está à disposição.
Dos 18 reforços da Macaca para a temporada, o técnico Alberto Valentim não poderá contar apenas com o chileno Vicente Concha, cujo nome não foi publicado ainda no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.
Alberto Valentim explicou que a intenção é ter um elenco experiente à disposição e ao menos duas opções de atletas por posição. “Ficamos devendo no ano passado e agora estamos neste processo de uma equipe fortalecida”, afirmou o treinador, que apostou em um elenco experiente – a média de idade dos reforços é de 30 anos.
O Paulistão terá a mesma fórmula de disputa dos últimos anos, com os 16 participantes divididos em quatro grupos e cada equipe enfrentando adversários de outras chaves. Os dois melhores de cada grupo avançam e os dois últimos na classificação geral são rebaixados. As quartas de final e as semifinais acontecerão em jogo único, enquanto a decisão será disputada em duas partidas de ida e volta.
A Ponte Preta está no Grupo D, com Palmeiras, São Bernardo e Velo Clube. Além do Novorizontino, a Macaca irá encarar Santos, no próximo domingo, no Majestoso; Portuguesa, Inter de Limeira, Corinthians, Água Santa, Noroeste, Guarani, Mirassol, Botafogo, São Paulo e Bragantino.
Novorizontino
O Novorizontino deve entrar em campo com a base que encerrou a temporada passada. O time esteve perto do acesso à Série A em 2024, mas viu a vaga escapar na reta final do torneio.O técnico Eduardo Baptista segue no comando da equipe, com seis novos jogadores e sem oito atletas do elenco que terminou em quinto lugar o Campeonato Brasileiro da Série B de 2024.
Patrick Brey, Luís Oyama e Airton são as novidades que podem aparecer entre os titulares no confronto desta quarta-feira. Segundo Eduardo Baptista, a meta é chegar aos 12 pontos o quanto antes para garantir um lugar na próxima fase do Paulistão.
FICHA TÉCNICA
NOVORIZONTINO X PONTE PRETA
NOVORIZONTINO – Jordi; Patrick, Rafael Donato e Renato Palm; Rodrigo Soares, Geovane, Marlon e Reversion (Patrick Brey); Waguininho, Neto Pessoa e Airton (Luís Oyama). Técnico: Eduardo Baptista.
PONTE PRETA – Diogo Silva; Maguinho, Saimon, Artur e Danilo Barcelos; Rodrigo Souza, Dudu, Emerson Santos e Elvis; Pedro Vilhena e Jean Dias. Técnico: Alberto Valentim.
LOCAL – Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP)
HORÁRIO – 18h30
ÁRBITRA – Daiane Muniz.







