Campinas recebe entre esta terça-feira (4) e o sábado (8) o 2ª Cinegro – Festival de Cinema Negro, evento que consolida seu papel como um dos principais espaços de difusão, formação e celebração do audiovisual negro no interior paulista.
As atividades acontecerão no MIS (Museu da Imagem e do Som), no Sesc Campinas, na Casa de Cultura Tainã e na entidade OMG Cultural. A iniciativa tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas.
Nesta edição, a homenageada será a cineasta Lilian Solá Santiago, referência fundamental do cinema negro e afro-indígena brasileiro, que recebe tributo por sua trajetória pioneira e pela contribuição à construção de uma linguagem audiovisual decolonial.
O reconhecimento acontece também em celebração aos 20 anos do manifesto Dogma Feijoada, marco essencial na consolidação de um cinema protagonizado por pessoas negras no Brasil.
A programação será encerrada com a exibição do documentário “Família Alcântara” (2005), dirigido por Lilian e Daniel Solá Santiago, seguida de uma conversa sobre o legado da diretora e a atualidade de seu pensamento artístico e político.
Com curadoria de Andrea Mendes, Gilberto Alexandre Sobrinho e Uilton Oliveira, o festival apresenta mostras competitivas e paralelas, sessões especiais, a Mostrinha Infantil e oficina.
Entre os destaques da programação estão a “Conversa CenaPreta”, com Fred Nicácio, Alessandra Gama, Ana Flávia Cavalcanti e Daniel de Almeida; a oficina com Beatriz Ferraz; e a Mostra Local, dedicada a realizadores negros de Campinas e região.
Conforme a organização, todas as atividades têm entrada gratuita, reafirmando o compromisso do festival com o acesso democrático à cultura.
O Festival
O Festival, que nasceu em 2024, tem como objetivo reunir, incentivar e premiar produções negras e afrodiaspóricas e propor uma reflexão ampla sobre arte, identidade, representatividade e inclusão, fortalecendo o protagonismo de realizadores e artistas negros em diferentes áreas do cinema.
Idealizado por Andrea Mendes, o Cinegro foi inspirado pelo cineclube CinePRETO CenaPRETA e a primeira edição, em 2024, contou com a curadoria de Daniel de Almeida e Gilberto Alexandre Sobrinho e reuniu mais de 230 participantes em sete atividades gratuitas, com apoio da Lei Paulo Gustavo, do Sesc Campinas e do Senac.
O Cinegro de 2025 é produzido pela Pretação e Tomada Cultural, com produção executiva de Thiago Moreira e é uma realização do PNAB – Programa Nacional Aldir Blanc, Prefeitura de Campinas, Ministério da Cultura e Governo Federal. Conta com apoio do Sesc Campinas, Unicamp Afro, e parcerias com o MIS Campinas, Casa de Cultura Tainã, OMG Cultural, TodesPlay e CinePRETO CenaPRETA.
Serviço:
2ª Cinegro – Festival de Cinema Negro
Quando: de 4 a 8/11
Locais: MIS Campinas, Sesc Campinas, OMG Cultural e Casa de Cultura Tainã
Entrada: gratuita em todas as atividades
Programação completa: @festivalcinegro
Programação
Terça-feira, 4/11
ABERTURA DO FESTIVAL + SESSÃO CINEPRETO
Local: MIS Campinas
Horário: Das 19h30 às 22h
Filmes: Da Pele Prata de Safira Moreira, My Ray of Sunshine de Laís Andrade, Dois Nilos de Samuel Lobo e Rodrigo de Janeiro, e Amor é um Rio de Águas Escuras de Aziza Eduarda.
Bate-papo com Gilberto Alexandre, Andrea Mendes e Uilton Oliveira.
Os filmes contam com janela de Libras, e o bate-papo terá intérprete de Libras.
Classificação: 12 anos
Quarta-feira, 5/11
CONVERSA CENAPRETA
Local: Sesc Campinas
Dia e horário: Das 19h30 às 21h30
Mediação: Fred Nicácio
Convidado(a/e)s: Alessandra Gama, Ana Flávia Cavalcanti, Daniel de Almeida
Retirada de ingressos 2h antes na loja Sesc
Classificação: Livre
Quinta-feira, 6/11
MOSTRA LOCAL – DOCUMENTÁRIOS
Local: OMG Cultural
Horário: Das 19h às 22h
Filmes: “Território de Grife”, “Retras – Breno Vinícius”, “Egbé Orum: Família Espiritual”, “Raízes da Capoeira Jundiaiense”
Classificação: 14 anos
MOSTRA CINEGRO – DOCUMENTÁRIOS (Paralela)
Local: Casa de Cultura Tainã
Horário: Das 19h às 22h
Convidado(a/e)s: Gilberto Alexandre Sobrinho, Coraci Ruiz, Julio Matos, Uilton Oliveira e Deco Machado
Filmes: “Poema para o Trabalhador da Cidade”, “Nossos Passos Seguirão os Seus” e “Brilho da Herança”
Classificação: Livre
Sexta-feira, 7/11
MOSTRA COMPETITIVA – Sessão 1
Local: MIS Campinas
Dias e horários: Das 19h às 22h
Filmes: “A Vida de Jerônimo Dentro e Fora da Casca”, “Na Volta Eu Te Encontro”, “Dionísio – Um Mestre”, “Fenda”, “Tibério”
Filmes com janela de Libras
Classificação: 14 anos
OFICINA – “E se? Oficina de ficção especulativa e Afrofuturismo” com Beatriz Ferraz
Local: Sesc Campinas
Horário: Das 19h30 às 21h30
Sábado, 8/11
MOSTRINHA INFANTIL
Local: Sesc Campinas
Horário: Das 11h às 12h
Filmes: “Pedro Bom de Bola e a Chuteira de Led”, “A Lenda da Pedra da Batateira”, “O Casaco”, “Quando as Ondas do Mar Desligam”, “Comadre Florzinha”, “Zacimba Gaba: A Princesa de Cabinda”
Classificação: Livre
MOSTRA COMPETITIVA – Sessão 2
Local: MIS Campinas
Dias e horários: Das 14h às 16h
Filmes: “E Seu Corpo É Belo”, “Mansos”, “Quando Eu For Grande?”, “Queimando Por Dentro” e “O Som da Pele”
Filmes com janela de Libras
Classificação: 14 anos
PREMIAÇÃO E ENCERRAMENTO
Local: MIS Campinas
Dia e horário: 19h às 22h
Premiação e homenagem a Lilian Solá Santiago, com exibição de “Família Alcântara”











