PUBLICIDADE
1 de dezembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cidade e Região

Setor da construção estima crescimento de 7% em 2022, aponta Sinduscon-SP

Projeção é de desaceleração, com aumento de 2,4% no próximo ano

Redação Por Redação
12 de dezembro de 2022
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Custo da construção cresce 2,3% em junho, diz FGV

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A projeção do SindusCon-SP, de aumento do PIB da Construção, foi revista para cima e estimada em 7% em 2022, com expectativa de alcançar mais 2,4% em 2023. Em 2021, a taxa de crescimento anual já revista foi de 10%. Ainda para o próximo ano, estima-se que o setor contará com um cenário mais favorável em relação aos preços dos insumos.

Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, disse que o mercado imobiliário, mesmo com taxas de juros alta, desemprego e menor renda disponível das famílias, teve bom desempenho, em parte por conta da percepção de desencanto com o mercado financeiro durante a pandemia. “Em 2023 teremos um ano de arrumação da economia, com muitos desafios”, comentou. Ele observou que as previsões do início deste ano de todos os setores, inclusive as da construção, foram superadas, uma vez que no começo de 2022 as visões ainda estavam contaminadas pelos efeitos recessivos da pandemia.

Marcio Benvenutti, diretor da Regional Campinas do SindusCon-SP, afirmou que apesar da perspectiva apresentada pela entidade, com números de crescimento menores, regionalmente, a área voltada para construção de empreendimentos e locação social em 2023 poderá apresentar alguma recuperação.

“Isso porque em 2022 houve uma queda nesse tipo de empreendimento e no próximo ano, com a formulação de um novo programa de habitação para a população de baixa renda, tenhamos algum estímulo para o aumento desse segmento de moradia social, que é muito importante para uma grande parcela da população”, ressaltou o diretor regional no balanço de final de ano apresentado pela entidade.

O diretor da Regional Campinas também destacou a importância estratégica de obras voltadas para infraestrutura, alavancando negócios no setor da construção civil no próximo ano.

 

Márcio Benvenutti, Diretor da Regional Campinas do SindusCon-SP:  importância estratégica de obras voltadas para infraestrutura – Foto: Divulgação/ SindusCon-SP

Em relação ao Minha Casa, Minha Vida, Eduardo Zaidan, avaliou que o programa precisa estar inserido em um plano de recuperação fiscal, uma vez que não está havendo espaço no orçamento federal para a contratação de habitações de interesse social. “No primeiro ano do governo eleito, haverá espaço para orientação de foco, buscando-se melhorar o programa nos anos seguintes”, afirmou.

O vice-presidente comentou que, no momento, algumas empresas seguram investimentos, outras consideram que não haverá mudança radical e que não será o anúncio dos nomes da equipe econômica que trará grandes alterações. “As decisões no mercado da construção não são tomadas rapidamente. Há angústia natural em relação a quem comporá a equipe econômica, é possível que se repita o desenho do primeiro governo Lula (um ministro político e técnicos nas diversas secretarias). Se o setor da construção não tomar decisões em dezembro, precisará tomá-las em janeiro”, afirmou. Ele disse esperar que o emprego no setor ainda cresça em 2023, mas não na mesma proporção que em 2022.

Negócios do setor

O ciclo de negócios do setor continuou se sustentando ao longo de 2022, a despeito de uma conjuntura mais adversa dada pela forte elevação da Selic e dos preços dos imóveis. “Assim, se por um lado há uma desaceleração do ritmo de alta da atividade, por outro, nota-se que o setor ainda se sustenta em um patamar bastante elevado de crescimento”, afirmou a coordenadora de Projetos de Construção do FGV/Ibre, Ana Maria Castelo.

A coordenadora prognosticou que 2023 será mais favorável aos segmentos de alta renda e habitação econômica, no segmento de edificações. Projetou crescimentos de 5% para edificações, 4% para serviços da construção, 1% para infraestrutura e 1% para o chamado “consumo formiguinha” e autogestão.

No terceiro trimestre do ano, a construção cresceu 1,1% na comparação com o trimestre anterior, já com ajuste sazonal, “puxada” pelo segmento formal do setor. O resultado representa a quinta alta consecutiva. No ano até setembro, o setor acumula expansão de 8,2%, bem superior à média do crescimento das demais atividades – o PIB nessa mesma comparação teve aumento de 3,2%.

O PIB trimestral não permite distinguir a contribuição da produção formal para o crescimento. Mas outros indicadores mostram que a parte formal da construção, ou seja, as obras produzidas pelas construtoras têm sido determinantes dessa dinâmica em 2022. De acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o emprego com carteira apresentou até setembro aumento de 10,8%.

“A recuperação da ocupação e dos rendimentos está determinando as taxas positivas registradas pelo setor, que têm superado muito as projeções do início do ano. Por ser uma atividade essencialmente intensiva em mão de obra, o aumento da ocupação confirma um crescimento vigoroso da atividade. O ciclo de negócios que foi retomado ainda de forma tímida em 2019 prosseguiu nos anos seguintes e o mercado de trabalho está captando esse movimento”, demonstrou Ana Castelo em sua apresentação.

Para o Minha Casa, Minha Vida, ela disse esperar maior protagonismo para a baixa renda. Retomar o programa nos moldes anteriores não será possível, dada a nova realidade fiscal, comentou. “Está claro que o aprendizado do programa precisa ser incorporado, como o aluguel social e outras formas de atuação em conjunto com Estados e Municípios e com a iniciativa privada”, afirmou.

 

Tags: Construção CivilcontratosEconomiaempresashabitaçãoHora Campinasnegóciosperspectivaplanejamentoregional campinasSinduscon-SP
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Graffiti inspirado nas andorinhas de Campinas é inaugurado em escola pública
Cidade e Região

Graffiti inspirado nas andorinhas de Campinas é inaugurado em escola pública

Por Redação
1 de dezembro de 2025

...

Tirolesa do Taquaral funciona todos os dias a partir desta segunda-feira
Cidade e Região

Tirolesa do Taquaral funciona todos os dias a partir desta segunda-feira

Por Redação
1 de dezembro de 2025

...

Unicamp encerra 2ª fase do Vestibular 2026 com 8,9% de abstenção; lista de aprovados sai em janeiro

Unicamp encerra 2ª fase do Vestibular 2026 com 8,9% de abstenção; lista de aprovados sai em janeiro

1 de dezembro de 2025
Padrasto confessa morte e ocultação do corpo de bebê de 10 meses em Hortolândia

Padrasto confessa morte e ocultação do corpo de bebê de 10 meses em Hortolândia

1 de dezembro de 2025
Trajetos de linhas de ônibus que passam na região do Alphaville mudam a partir desta segunda

Trajetos de linhas de ônibus que passam na região do Alphaville mudam a partir desta segunda

1 de dezembro de 2025
Deputado Jonas Donizette reúne lideranças de SP em megaencontro em Campinas

Deputado Jonas Donizette reúne lideranças de SP em megaencontro em Campinas

1 de dezembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Os perigos do uso da IA na revisão por pares – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas finaliza túnel e avança na obra de piscinão antienchente da Princesa D’Oeste

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Tendas de evento desabam no Shopping D. Pedro e ferem três

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Região de Campinas entra em alerta para tempestades nesta terça e quarta-feira

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.