Após o empate por 0 a 0 no duelo contra o Ituano, no último final de semana, o Guarani volta a campo nesta terça-feira (24) e enfrenta o Corinthians, às 20h, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 4ª rodada do Campeonato Paulista.
Na vice-liderança do Grupo B, com quatro pontos conquistados, o Bugre busca a segunda vitória no Estadual para se manter firme na zona de classificação em busca de uma vaga nas quartas de final. O Timão tem a mesma pontuação na competição, também ocupa a vice-liderança, mas do Grupo C, e quer o segundo triunfo em 2023 para embalar.
Para o duelo contra o Timão, o Guarani não deve contar com o meia Giovanni Augusto, além dos atacantes Bruno José e Derek, todos lesionados e vetados pelo departamento médico. Em contrapartida, Diogo Mateus volta a ser o titular na lateral-direita.
Yago, Wenderson e Lima disputam posição no meio-campo para formar a dupla de volantes ao lado de Leandro Vilela. Mais avançado, na vaga de Giovanni Augusto, quem deve atuar é o colombiano Richard Ríos. A tendência é que o trio de ataque seja formado por Bruno Michel, Bruninho e Nicolas Careca.
Diante desse cenário, o Guarani deve entrar em campo com Mauricio Kozlinski; Diogo Mateus, Lucão, Luciano Castan e Jamerson; Leandro Vilela, Wenderson (Yago ou Lima) e Richard Ríos; Bruno Michel, Bruninho e Nicolas Careca.

E o Corinthians?
Depois do empate diante da Inter de Limeira, no último final de semana, o Corinthians volta a campo e conta com o apoio da torcida em busca de uma vitória no duelo contra o Guarani.
Para o confronto em casa, o técnico Fernando Lázaro tem o retorno do volante Maycon e do meia Giuliano. A dupla foi poupada na última rodada e fica à disposição da comissão técnica do Timão para a partida desta terça-feira (24). Lesionado, o volante Fausto Vera é desfalque mais uma vez.
A tendência é que o Corinthians seja escalado com Cássio; Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Du Queiroz, Maycon e Renato Augusto; Adson, Róger Guedes e Yuri Alberto.
Retrospecto
Na história, Guarani e Corinthians se enfrentaram em 164 partidas, com 39 resultados favoráveis ao Alviverde, 46 empates e 79 triunfos do Alvinegro. Com mando do Timão, os clubes duelaram em 78 jogos e os números são ruins para a equipe campineira, com 10 vitórias, 22 empates e 46 derrotas.
O primeiro e único confronto entre Corinthians e Guarani, na Neo Química Arena, em São Paulo, ocorreu no dia 24 de março de 2022, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, e a partida terminou empatada por 1 a 1. O zagueiro Gil abriu o placar para o Timão, e o também defensor João Vitor empatou para o Bugre. Na disputa de pênaltis, o Alvinegro venceu por 7 a 6 e garantiu a classificação para a semifinal.
A última vitória do Guarani sobre o Corinthians, fora de casa, aconteceu no dia 30 de setembro de 2001, por 3 a 0, em partida da primeira fase do Campeonato Brasileiro daquele ano. Os atacantes Léo (duas vezes) e Sinval balançaram a rede do Pacaembu para o Alviverde. Depois desse jogo, as equipes voltaram a se enfrentar em seis jogos realizados em São Paulo, cinco no Pacaembu e um no Morumbi, com quatro vitórias do Corinthians e dois empates.