Depois de um longo período de 34 anos, a Ponte Preta volta a encarar o Taubaté em uma partida oficial, na tarde deste sábado (28), às 16h, no estádio Moisés Lucarelli, pela 5ª rodada da Série A2 do Campeonato Paulista. O duelo, que será o segundo consecutivo da Macaca dentro de casa, terá transmissão ao vivo do canal oficial do Paulistão no YouTube.
Com 12 pontos conquistados após quatro partidas, a Macaca tenta manter a invencibilidade e o 100% de aproveitamento para ampliar a liderança do campeonato.
Neste momento, a equipe alvinegra possui dois pontos de vantagem sobre o vice-líder Primavera e três sobre a terceira colocada Portuguesa Santista, as duas únicas equipes com chances de ultrapassá-la nesta rodada.
Já o Taubaté soma cinco pontos e ocupa a oitava colocação, última vaga que dá direito à classificação à segunda fase. Neste momento, o Burro da Central seria o adversário da Macaca nas quartas de final, em jogos de ida e volta, sendo o decisivo na casa do time de melhor campanha.

A primeira vitória da Ponte no Majestoso
Em um acontecimento de grande relevância na história da Ponte Preta, o Taubaté foi o primeiro time a ser derrotado pela Macaca dentro do estádio Moisés Lucarelli, mesmo palco do duelo deste sábado (28).
Depois de sofrer derrota por 3 a 0 para o XV de Piracicaba no jogo de inauguração do Majestoso, disputado no dia 12 de setembro de 1948, a Ponte ainda perdeu por 1 a 0 em casa para o maior rival Guarani, no Dérbi 60, no dia 26 de setembro.
A reabilitação diante da torcida veio em forma de goleada no dia 24 de outubro, quando a Ponte Preta aplicou 5 a 1 no Taubaté, com três gols de Gaspar. Os outros tentos foram marcados por Armandinho e Vicente. Aquela foi a primeira de um total de 1.003 vitórias da Ponte no Moisés Lucarelli. Chegará a milésima quarta hoje?
Há quem diga que a derrota na partida inaugural do Majestoso tenha sido proposital para atrapalhar o acesso do Bugre, que brigava com o XV por uma vaga na elite estadual. A torcida pontepretana, inclusive, teria deixado o estádio comemorando o revés, que teve direito a dois pênaltis perdidos pelo time da casa.
Ano do último confronto contra o Taubaté terminou em acesso
Este será o 55º confronto da história entre Ponte Preta e Taubaté, incluindo jogos oficias e amistosos, com 28 vitórias da Macaca, 14 empates e 12 derrotas. Ao todo, foram marcados 174 gols, sendo 112 da Ponte e 62 do Taubaté.
O último encontro oficial entre Ponte Preta e Taubaté aconteceu no dia 25 de junho de 1989, quando as duas equipes não saíram de um empate sem gols, no estádio Joaquim de Morais Filho, em Taubaté, pela primeira fase da Segunda Divisão do Campeonato Paulista.
Na ocasião, comandada pelo técnico Osmar Guarnelli, a Macaca contava com atletas importantes, como o goleiro João Brigatti, o meia Jorge Mendonça e o centroavante Monga, lembrado até hoje como um dos heróis do retorno da equipe à elite estadual naquela temporada.

Como vem a Ponte?
Para o duelo desta tarde, o técnico Hélio dos Anjos não deve contar com o volante titular Léo Naldi, que sentiu dores musculares e deixou o gramado ainda no primeiro tempo do duelo contra o Monte Azul, que terminou com vitória alvinegra categórica por 3 a 0, com dois gols do meia Elvis, na última quarta-feira (25), no Majestoso. Com a provável ausência de Léo Naldi, o comandante pontepretano deve optar naturalmente pela entrada de Wesley Fraga para atuar na contenção do meio-campo, na única mudança que deve promover na escalação.
Mesmo com o retorno do zagueiro Guilherme Souza, que cumpriu suspensão na rodada passada pela expulsão na partida anterior contra o XV de Piracicaba, Hélio dos Anjos deve manter Thiago Oliveira no miolo de zaga, ao lado de Mateus Silva, formando a linha defensiva de quatro com os laterais Weverton e Artur.
Com contrato renovado até 2027, em anúncio feito na última sexta-feira (28), o iluminado centroavante Jeh terá a chance de se isolar na artilharia da Série A2, caso balance as redes pelo quarto jogo consecutivo. Neste momento, o jovem jogador de 23 anos acumula quatro gols e está empatado com Caio Mancha, da Portuguesa Santista, no topo da lista de goleadores do campeonato.
Confira abaixo a provável escalação da Ponte Preta para o duelo contra o Taubaté:
Caíque França; Weverton, Mateus Silva, Thiago Oliveira e Artur; Wesley Fraga, Felipe Amaral, Júnior Tavares e Elvis; Pablo Dyego e Jeh. Técnico: Hélio dos Anjos.
