PUBLICIDADE
1 de dezembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Arte e Lazer

25 anos de “Titanic” e as memórias de uma primeira vez emocionante no cinema

Moradora da região de Campinas, Lucimar Marandes tinha 14 anos quando "debutou" diante das telonas para assistir ao filme de maior bilheteria do século passado, que retornou aos cinemas na última quinta-feira (9)

Gustavo Magnusson Por Gustavo Magnusson
13 de fevereiro de 2023
em Arte e Lazer
Tempo de leitura: 5 mins
A A
25 anos de “Titanic” e as memórias de uma primeira vez emocionante no cinema

"Titanic", o épico romance que arrebatou o público em todo o mundo: de volta aos cinemas em seu aniversário de 25 anos. Fotos: Divulgação

Você se lembra qual foi a primeira vez que assistiu a um filme no cinema? Para a jovem Lucimar Marandes, de 39 anos, moradora da cidade de Sumaré, na região de Campinas, a recordação é tão especial quanto inesquecível. Afinal, ela estreou diante das telonas assistindo a nada menos do que “Titanic”, o épico romance que arrebatou o público nos estertores do século passado e entrou para a história como um dos maiores fenômenos de bilheteria de todos os tempos.

Lucimar tinha apenas 14 anos de idade quando se encantou com a experiência vivida dentro da sala escura com projeção em tela grande. A descoberta repleta de emoção da então adolescente prestes a debutar aconteceu no no dia 13 de abril de 1998, no antigo cinema do Shopping Jaraguá Conceição, no mesmo espaço onde funcionava anteriormente o lendário Cine Ouro Verde, na Rua Conceição, no centro de Campinas.

Curiosamente, a data coincidia com a véspera do aniversário de 86 anos do verdadeiro naufrágio do navio britânico RMS Titanic, que afundou no Oceano Atlântico após colidir com um iceberg na noite do dia 14 de abril de 1912, com mais de duas mil pessoas a bordo, em sua viagem inaugural partindo da cidade portuária de Southampton, no sul da Inglaterra, com destino a Nova York, na costa leste dos Estados Unidos.

A colossal embarcação britânica naufragou na madrugada do dia 15 de abril de 1912, resultando em 1.517 vítimas fatais, num dos maiores desastres marítimos em tempos de paz de toda a história. Dos 2.223 passageiros e tripulantes, apenas 706 sobreviveram, portanto menos da metade do total.

“O filme estreou no Brasil quando eu estava de férias, então quando as aulas voltaram vários colegas da minha turma já tinham assistido. Todo mundo falava do filme e comentava sobre as sessões com gente de todas as idades e pessoas assistindo diversas vezes. Como só fui assistir ao filme em abril, eu já sabia de muita coisa do enredo, mas isso nunca me incomodou”, revela Lucimar Marandes.

Lá se foram 25 anos desde o lançamento de “Titanic”, que estreou oficialmente no dia 19 de dezembro de 1997, nos Estados Unidos, e entrou em cartaz no Brasil em 16 janeiro de 1998. O filme retornou aos cinemas brasileiros e de todo o mundo na última quinta-feira (9), em sua versão remasterizada, em 4K e 3D, assim como também já havia acontecido em 2012.

“Como na época meu pai assinava jornal em casa, eu sempre gostei de ler as matérias do caderno de cultura, no caso o Caderno C do Correio Popular. Foi lá que li sobre o filme em 1997, ainda antes do lançamento”, acrescenta.

“Fomos de ônibus de Sumaré até o terminal que ficava ao lado do Mercadão. Eu paguei R$ 6,00 no ingresso e só haviam sessões legendadas nessa época. Minha sessão começou às 17h15 e terminou quase 21h. Se a mãe dessa minha amiga não estivesse com a gente, eu não teria ido porque era um lugar muito perigoso e voltamos pra casa muito tarde devido à longa duração do filme”, afirma Lucimar, em referência aos 195 minutos do longa-metragem.

“Eu queria muito assistir ao filme, mas nunca tinha ido ao cinema antes. Também era uma das primeiras vezes de minha amiga no cinema e sentamos na fileira da frente, mas foi a primeira e última vez que fiz isso, porque descobri que não é o melhor lugar”, constatou Lucimar.

“Foi o primeiro filme a que assisti no cinema. Era uma segunda-feira, logo após o Domingo de Páscoa, e eu não tinha aula nesse dia. Como meu pai assinava jornal em casa, uma amiga e colega de escola me ligou perguntando os horários e os preços do filme no cinema porque ela iria com a mãe dela. Falei com a minha mãe e pedi para ir junto com elas”, relembra Lucimar Marandes, de 39 anos, moradora de Sumaré.

“Como era final da tarde de uma segunda-feira pós-feriado, num cinema meio pequeno, a sessão estava vazia, mas eu lembro que o filme estava em cartaz em mais de 12 salas em Campinas”, relembra Lucimar, que faz parte da estatística dos 17 milhões de brasileiros que já assistiram “Titanic” nos cinemas, incluindo o relançamento em 2012.

Filme com maior arrecadação do último século, sendo o primeiro a ultrapassar a marca de 1 bilhão de dólares, “Titanic” ocupa atualmente o terceiro lugar da lista de maiores bilheterias de todos os tempos, beirando a casa dos 2,2 bilhões de dólares graças ao relançamento em 2012, por ocasião do centenário do naufrágio do navio ocorrido em 1912.

“Fiquei muito curiosa para assistir ao filme porque se falava que havia sido uma superprodução e que seria um grande sucesso ou então um enorme fracasso”, recorda-se Lucimar Marandes. A primeira opção estava correta.

Mais uma vez de volta aos cinemas, agora em função do aniversário de 25 anos de sua estreia, “Titanic” pode retomar a liderança do ranking que desde 2009 pertence a “Avatar”, também do cineasta James Cameron, com faturamento de 2,9 bilhões de dólares. A segunda posição está nas mãos de “Vingadores: Ultimato”, do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), que arrecadou quase 2,8 bilhões.

A continuação de “Avatar”, lançada em dezembro do ano passado, com o nome de “O Caminho da Água”, aparece na quarta colocação, já tendo alcançado a marca de 2,1 bilhões de dólares. Como ainda está em cartaz, o número subirá nas próximas semanas. Portanto, até o fim do mês de fevereiro, o diretor James Cameron pode se tornar o responsável pelos três filmes de maior bilheteria da história do cinema. Já imaginou?

O diretor James Cameron, orientando os atores Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, protagonistas de “Titanic”, durante as gravações

“O filme [‘Titanic’] me marcou tanto que cheguei a colecionar recortes de jornal com matérias da época. Assisti depois quando saiu em VHS e também quando foi exibido pela Globo. Hoje tenho o DVD e talvez seja o filme que mais assisti na vida”, acredita Lucimar Marandes.

Indicado a 14 categorias do Oscar, recorde que persiste até hoje, “Titanic” faturou 11 estatuetas, assim como também aconteceu anteriormente como “Ben-Hur (1959) e posteriormente com “Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” (2003). A obra-prima do diretor James Cameron levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Trilha-sonora, Melhor Edição, Melhor Efeitos Sonoros, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Música Original (“My Heart Will Go On”, de Céline Dion) e Melhor Som.

O sucesso do filme “Titanic” alçou o ator Leonardo DiCaprio, intérprete do protagonista Jack Dawson, ao máximo estrelato, aos 23 anos. “Cheguei a ter algumas revistas com ele na capa. Minha amiga era ainda mais alucinada e comprava tudo em que ele saía na capa. Foi um surto na época. Uma suposta prima do DiCaprio chegou até a participar do programa Domingo Legal“, diverte-se Lucimar Marandes, ao relembrar a febre que ficou conhecida como “Leomania”.

Confira abaixo a sinopse do filme “Titanic”:

Jack Dawson é um jovem aventureiro que, na mesa de jogo, ganha uma passagem para a primeira viagem do transatlântico Titanic. Trata-se de um luxuoso e imponente navio, anunciado na época como inafundável, que parte para os Estados Unidos. Nele está também Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), a jovem noiva de Caledon Hockley (Billy Zane).

Rose está descontente com sua vida, já que sente-se sufocada pelos costumes da elite e não ama Caledon. Entretanto, ela precisa se casar com ele para manter o bom nome da família, que está falida. Um dia, desesperada, Rose ameaça se atirar do Titanic, mas Jack consegue demovê-la da ideia.

Pelo ato, ele é convidado a jantar na primeira classe, onde começa a se tornar mais próximo de Rose. Logo eles se apaixonam, despertando a fúria de Caledon. A situação fica ainda mais complicada quando o Titanic se choca com um iceberg, provocando algo que ninguém imaginava ser possível: o naufrágio do navio.

Tags: 25 anoscameroncinemadicapriofilmeHistóriaLucimar MarandesnaufrágioOscarSumarétitanic
CompartilheCompartilheEnviar
Gustavo Magnusson

Gustavo Magnusson

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Rock na Concha: edição de Natal terá arrecadação de brinquedos no dia 7 de dezembro
Arte e Lazer

Rock na Concha: edição de Natal terá arrecadação de brinquedos no dia 7 de dezembro

Por Redação
1 de dezembro de 2025

...

‘Wicked – A Experiência’: espaço imersivo está aberto ao público de Campinas gratuitamente
Arte e Lazer

‘Wicked – A Experiência’: espaço imersivo está aberto ao público de Campinas gratuitamente

Por Redação
1 de dezembro de 2025

...

Uma viagem pela cultura asiática sem sair de São Paulo

Uma viagem pela cultura asiática sem sair de São Paulo

1 de dezembro de 2025
Casa de Cultura Fazenda Roseira recebe a mostra ‘Bonecas de Capulanas’

Casa de Cultura Fazenda Roseira recebe a mostra ‘Bonecas de Capulanas’

30 de novembro de 2025
Amparo: 23ª Feira de Artes SEPI começa neste sábado

Amparo: 23ª Feira de Artes SEPI começa neste sábado

29 de novembro de 2025
Valinhos recebe festival literário e intervenções artísticas neste final de semana

Valinhos recebe festival literário e intervenções artísticas neste final de semana

29 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Os perigos do uso da IA na revisão por pares – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas finaliza túnel e avança na obra de piscinão antienchente da Princesa D’Oeste

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Tendas de evento desabam no Shopping D. Pedro e ferem três

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Padrasto confessa morte e ocultação do corpo de bebê de 10 meses em Hortolândia

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.