O prefeito de Campinas, Dário Saadi, deu posse à nova composição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) para o mandato de 2023 a 2026. A cerimônia ocorreu na manhã desta sexta-feira (24) na Sala Azul do Paço Municipal.
A data de hoje foi escolhida por ter um simbolismo especial. Coincide com o aniversário de 91 anos do estabelecimento do voto feminino no Brasil e, assim, Campinas reafirma a importância da participação da mulher na formulação e acompanhamento das políticas públicas municipais.
Na cerimônia Dário destacou a importância da luta histórica das mulheres pela igualdade de gênero e falou da necessidade de ampliar a representatividade feminina. “As mulheres precisam ser mais representadas em todas as instâncias e precisamos estimular essa participação. Nossa administração está empenhada para que Campinas seja referência em apoio e proteção às mulheres e na política pública de repúdio a qualquer tipo de violência contra a mulher”, ressaltou.
Criado em 1992, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Campinas (CMDM) é um órgão colegiado que tem como finalidade acompanhar, avaliar e monitorar as políticas e ações para a promoção da igualdade de gênero, raça, etnia, orientação sexual e o combate a toda e qualquer forma de discriminação contra a mulher.
A secretária de Assistência Social, Vandecleya Moro, lembrou que o Conselho da Mulher de Campinas existe há 31 anos e vem contribuindo na estruturação de políticas públicas assertivas. Para a vereadora Debora Palermo os conselhos são uma grande conquista da sociedade que tem o poder de fiscalizar, apontar e acompanhar as políticas públicas. “Eu acredito na força das mulheres e espero que esse mandato seja participativo e eficiente e dialogue com o Executivo e com o Legislativo”, colocou.
O Conselho é composto de cinco titulares do segmento entidades de classe e sindicatos, de duas titulares do segmento universidades, de dez titulares do segmento Organizações da Sociedade Civil (OSCS), grupos e entidades de defesa dos direitos da mulher, de uma titular do segmento de trabalhadoras do serviço público municipal, estadual e federal, além de nove representantes do poder público municipal.











