10 de agosto de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Cidade e Região

Mergulho em águas rasas: risco de acidentes e tetraplegia

Entre os atletas do time de Rugby em Cadeira de Rodas de Campinas, acidente é o principal motivo de lesão

Redação Por Redação
27 de fevereiro de 2023
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Mergulho em águas rasas: risco de acidentes e tetraplegia

A fisioterapeuta Rafaela Aguiar acompanha os atletas da equipe campineira durante as competições - Foto: Francio de Holanda/Divulgação

“Tirei a roupa, saí correndo e saltei alto. A piscina tinha 1,30 metros e eu 1,85 de altura. Foi aí que me quebrei todo. Quebrei meu espírito, meu ego e levei pelo menos cinco anos para juntar todos os caquinhos”. O depoimento é de Washington da Conceição Moura, um dos atletas do time de Rugby em Cadeira de Rodas da Associação de Esportes Adaptados de Campinas (Adeacamp), que ficou tetraplégico num acidente envolvendo mergulho em água rasa.

Assim como ele, outros jogadores da equipe também adquiriram a tetraplegia da mesma forma. De acordo com a Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), essa é a segunda maior causa de lesão medular no verão e a quarta em outras épocas do ano. Cerca de 90% das vítimas são jovens com idade entre 10 e 30 anos.

 

Washington da Conceição Moura: tetraplégico após acidente envolvendo mergulho em água rasa – Foto: Ricardo Lima/Divulgação

 

Rafaela Aguiar, fisioterapeuta que atende os atletas de Rugby em Cadeira de Rodas da Adeacamp, confirma essa estatística no consultório. Segundo ela, os pacientes que ficaram tetraplégicos trazem um histórico de brincadeira na piscina.

“Os acidentes ocorrem tanto no momento do mergulho quanto no momento em que estão no pescoço de um amigo, caem e batem a cabeça na borda”, explica a fisioterapeuta.

Foi que aconteceu com Bruno Damasceno, também atleta do Rugby de Campinas. Em 2004, quando ele tinha 16 anos, ficou tetraplégico ao saltar na piscina. “Era um mortal, mas saiu errado. Na hora que eu senti, pensei ‘o que está acontecendo?’, porque a gente não imagina a gravidade”, relembra o atleta. Ele então foi levado ao hospital e depois de fazer os exames, foi constado que Bruno tinha fraturado a vértebra C7, parte da C6 e havia tido uma lesão na medula.

 

Bruno Damasceno sofreu acidente quando tinha 16 anos – Foto: Ricardo Lima/Divulgação

Rafaela conta que casos como esses são muito complexos e exigem tratamento imediato tanto para parte física quanto para a psicológica. “Quando a gente tem um trauma, um mergulho de piscina rasa, a gente tem uma lesão na cervical e o primeiro momento é bem delicado”, explica. Para ela, o motivo de tantos casos como esses é a falta de conscientização dos riscos que existem durante os banhos de piscina e rios, principalmente nessa época em que as temperaturas estão mais altas.

“A gente sabe que pode acontecer, mas a gente nunca acredita. Mesmo durante a brincadeira, é preciso avaliar os riscos e escolher uma forma mais segura de brincar”, reforça a fisioterapeuta.

Alerta para evitar acidentes

♦ Não mergulhe em águas turvas ou desconhecidas;

♦ Não mergulhe após ingerir bebida alcoólica ou outras substâncias que atrapalhem os reflexos;

♦ Evite empurrar os amigos para dentro da água;

♦ E cuidado ao tentar ajudar uma pessoa que sofreu este tipo de lesão: caso queira que ela mexa a cabeça poderá piorar a lesão. O mais importante é imobilizar e chamar ajuda médica para adequada avaliação.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

 

Consequências que o mergulho em águas rasas pode causar

♦ Paralisia de pernas e braços

♦ Danos para coluna vertebral

♦ Lesões como fratura e luxação

♦ Problemas neurológicos

♦ Trauma de crânio

♦ Fratura nas mãos, pés

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

 

Rugby e a recuperação

O processo de aceitação é um dos mais difíceis para quem sofre o acidente. Cada pessoa tem o seu tempo e depende muito do organismo de cada um. “Tem que ter muita paciência, muita eletroestimulação pra ter a resposta do nervo para ajudar que a sinapse seja feita novamente por outros gânglios. É uma fisioterapia eterna e o primeiro ano é essencial”, explica a fisioterapeuta da equipe. Além da parte física, as vítimas desses acidentes também precisam conhecer uma vida nova.

“O acidente pega a gente de surpresa e é preciso mudar completamente a nossa rotina”, conta Bruno. É nesse momento que o esporte possui um papel fundamental não apenas para o desenvolvimento físico, mas também mental, já que é uma forma de aumentar a independência de quem convive com a tetraplegia. A prática auxilia no aprendizado e na socialização. “O esporte é tudo! Para mim, foi muito bom. Eu já era atleta antes do acidente, então eu continuei sendo atleta”, reforça Bruno.

 

Equipe de Rugby em Cadeira de Rodas da Adeacamp – Foto: Ricardo Lima/Divulgação

 

Para Washington, o rugby foi responsável por uma grande transformação. O atleta sofreu o acidente na cidade onde morava, no interior de São Paulo, quando tinha 17 anos. O apoio da família e dos amigos foi fundamental para que ele seguisse, mas foi em 2004, depois que ele se mudou para Campinas, que ele se conscientizou de que tinha novos desafios pela frente.

“Acredito que o rugby veio no momento adequado. O esporte me fortaleceu mais como pessoa e eu acabei entendendo sobre como me recuperar”, explica. Ele nunca havia tido contato com pessoas com deficiência, mas depois do acidente, de viver o luto e aceitar a deficiência, passou a estudar sobre o assunto e lutar pelos direitos das pessoas com deficiência. “Eu tive que entender que pessoa que nasce com algum tipo de deficiência ou adquire algum tipo ao longo da vida não é uma pessoa que vive em um caixinha. O rugby foi o gatilho para que eu pudesse crescer como atleta, como pessoa e voltar a ser respeitado. São anos de experiência e de entendimento em lidar com cada um que entra, sofre um acidente e precisa de acolhimento”, completa.

Qualidade de vida e prática esportiva

Sociedade civil sem fins lucrativos, a Adeacamp busca oferecer a participação de pessoas com deficiência em práticas esportivas, promovendo qualidade de vida e incentivando a prática de esportes adaptados em Campinas e região.

A Associação fundada em Agosto de 2008, oferece duas modalidades em cadeiras de rodas, o Handebol e o Rugby, sendo essa última uma modalidade paralímpica.

A equipe da entidade é tetracampeã brasileira na modalidade Rugby em Cadeira de Rodas e realiza os treinamentos no Ginásio da Faculdade de Educação Física da Unicamp.

 

Tags: acidentesadeacampáguas rasascuidadosesportesHora CampinasjovensmergulhoparalímpicopiscinasRugby em Cadeira de Rodas
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Centro de acolhimento celebra Dia dos Pais com reflexão sobre paternidade responsável
Cidade e Região

Centro de acolhimento celebra Dia dos Pais com reflexão sobre paternidade responsável

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas
Cidade e Região

Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

Semanas da Juventude terão 33 atividades gratuitas em Campinas em 16 dias

Semanas da Juventude terão 33 atividades gratuitas em Campinas em 16 dias

8 de agosto de 2026
Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

8 de agosto de 2026
‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

8 de agosto de 2026
Sociólogo e analista internacional, Lejeune Mirhan morre em Campinas aos 69 anos

Sociólogo e analista internacional, Lejeune Mirhan morre em Campinas aos 69 anos

8 de agosto de 2026
Carregar Mais

Mais lidas

  • Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • ‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas abre seleção inédita de projetos para a pessoa idosa

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Atropelamento na Bandeirantes, em Campinas, deixa um morto e outro ferido

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.