A Ponte da Esperança, cartão-postal de Hortolândia, se veste de amarelo durante o mês de maio como parte da campanha de conscientização sobre o trânsito. A ação faz parte do movimento “Maio Amarelo”, campanha internacional realizada anualmente e apoiada pela Prefeitura de Hortolândia.
O sistema de iluminação decorativa da Ponte da Esperança foi instalado na estrutura, de forma permanente, em 2019. Os equipamentos têm a possibilidade de mudar de cor, conforme a programação Em breve, o tradicional laço amarelo, um dos símbolos da campanha, estará adesivado no para-brisa dos ônibus municipais.
Dados da Liga do Trauma, equipe vinculada à Puc-Campinas (Pontifícia Universidade Católica), mostram que os acidentes de trânsito causam 1,3 milhão de mortes e 50 milhões de lesões incapacitantes ao ano, no Brasil, sendo que crianças e jovens estão entre as principais vítimas.
Entre os principais causadores destes acidentes estão: veículos inseguros, violação das leis, excesso de velocidade, uso de celular, ingestão de bebidas alcoólicas, falta de habilidade, infraestrutura insegura e direção distraída.











