PUBLICIDADE
1 de dezembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Colunistas

Recolocação profissional rima com marketing pessoal – por Karine Camuci

Karine Camuci Por Karine Camuci
18 de maio de 2023
em Colunistas
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Recolocação profissional rima com marketing pessoal – por Karine Camuci

Para “se jogar” no marketing pessoal, o ponto de partida é o autoconhecimento - Foto: Freepik/Divulgação

No universo das artes, a rima é um recurso estilístico de linguagem usado em textos poéticos com a intenção de criar sonoridade, ritmo e musicalidade. É uma espécie de emenda entre os versos que “dá liga” ao conjunto da obra. Guardadas as proporções, o conceito de rima pode ser aplicado ao mundo do trabalho, na hora de encarar o concorridíssimo mercado em busca de uma oportunidade de emprego. Como? Unindo as estratégias de recolocação profissional às de marketing pessoal.

Ih, rimou!

Quem está à procura de uma vaga sabe muito bem que encontrar uma recolocação pode ser um baita desafio. Com o mercado de trabalho em constante transformação, a demanda por profissionais qualificados é cada vez maior por parte das empresas. Do lado de quem busca ocupação, nem se fala: a disputa pelas melhores oportunidades está dia após dia mais acirrada. Como se sobressair dos concorrentes, encantar os recrutadores e conquistar a tão sonhada vaga de emprego? É aí que surge o marketing pessoal.

 

Nunca vi, nem comi/ Eu só ouço falar (…)1

A concepção de marketing pessoal se refere ao conjunto de estratégias, táticas e ações que visam promover a imagem e as habilidades de uma pessoa frente a um grupo de indivíduos. Abrange o modo como alguém se apresenta e posiciona-se para o mundo, construindo e mantendo uma marca única, autêntica e valorizada. No contexto da busca por recolocação, o marketing pessoal pode desempenhar um papel decisivo, possibilitando que o profissional se destaque, seja reconhecido e alcance o objetivo que tanto almeja: o seu emprego.

 

Só quem consegue sentir essa magia/ Consegue entrar na mesma sintonia (…)2

Para “se jogar” no marketing pessoal, o ponto de partida é o autoconhecimento. Ou seja: compreender as próprias habilidades, competências, valores e propósitos é essencial para atrair a atenção de recrutadores e se destacar no concorrido mercado de trabalho. Significa identificar os pontos fortes e fracos, visando minimizar limitações e maximizar/desenvolver potencialidades. Essa consciência faz com que o profissional passe a se apresentar de modo assertivo, alinhando os seus princípios e objetivos aos das empresas em que deseja entrar.

 

Queixo-me às rosas/ Mas que bobagem/ As rosas não falam (…)3

 

Marketing pessoal engloba comunicação efetiva. Em outras palavras: saber transmitir as próprias qualificações, experiências e realizações, de forma clara e persuasiva. Começa a partir do envio de um currículo bem estruturado, e termina, já nas últimas etapas do processo seletivo, com uma entrevista arrebatadora, por exemplo. Redes sociais como o LinkedIn, claro, não ficam de fora, visto que hoje em dia elas são uma vitrine poderosa para exibir competências e estabelecer conexões importantes.

 

Criar meu web site/ Fazer minha homepage/ Com quantos gigabytes/ Se faz uma jangada e um barco que veleje (…)4

 

A construção de uma rede de contatos eficiente, o bom e velho networking, também faz parte das estratégias de marketing pessoal. Participar de encontros e eventos, por exemplo, é o tipo de ação que ajuda a estreitar relações profissionais, trocar conhecimentos e estar a par sobre as novidades e tendências do ramo em que se atua. Uma rede de QI sólida, física ou on-line, tanto faz, tem o poder de ampliar as possibilidades de recolocação profissional, uma vez que muitas oportunidades surgem, justamente, por meio de indicações e recomendações.

 

Uh uh uh que beleza/ Uh uh uh que beleza (…)5

 

Outro aspecto relevante é a imagem pessoal. A forma como nos apresentamos visualmente e a postura que adotamos têm um impacto significativo na percepção que os outros criam sobre nós. Um profissional que cuida da sua aparência, demonstra confiança e age de forma ética e coerente, invariavelmente, transmite uma imagem positiva. Eis aqui mais um ponto que ajuda a despertar o interesse de potenciais empregadores.

 

Tira, a máscara que cobre o seu rosto / Se mostre e eu descubro se eu gosto / Do seu verdadeiro jeito de ser (…)6

 

Por fim, é importante destacar que marketing pessoal não se trata de uma ação superficial, ou de tentar ser alguém que não se é. Pelo contrário: deve ser autêntico, verdadeiro, baseado em qualidades e valores genuínos. Trata-se de abolir “máscaras”. É sobre destacar as características que tornam cada profissional único, oferecendo valor às empresas, e, em última instância, para o mercado de trabalho como um todo.

Marketing pessoal, como falei no início, rima com recolocação profissional (e vice-versa). São a “emenda” e o “soneto” que podem “dar liga” na construção de novos caminhos.

 

Karine Camuci é consultora de carreiras e fundadora da Você Empregado, consultoria especializada em recolocação profissional e desenvolvimento de carreiras.

Conheça: https://voceempregado.com.br/

 

Créditos:

1 – “Caviar”. Compositores: Carlos Roberto Ferreira César / Marcos Antônio Diniz / Luiz Alberto Chavão de Oliveira. Intérprete: Zeca Pagodinho. Letra: © Universal Music Publishing Ltda.

2 – “Vâmo pulá!”. Compositores: Sérgio Carrer / Durval de Lima / Sebastião Aparecido de Lima. Intérpretes: Sandy & Junior. Letra: © Universal Music Publishing Ltda., Universal Mus. Publishing Mgb Brasil Ltd.

3 – “As Rosas Não Falam”. Compositor: Angenor de Oliveira. Intérprete: Cartola. Letra: © Universal Music Publishing Group, Warner Chappell Music, Inc.

4 -“Pela internet”. Compositor: Harley Allen. Intérprete: Gilberto Gil. Letra: © Gege Edições Musicais Ltda.

5 – “Que beleza”. Compositor: Sebastião Rodrigues Maia. Intérprete: Tim Maia.

6 – “Máscara”. Compositora: Priscilla Novaes Leone. Intérprete: Pitty. Letra: © Deck Produções Artísticas Ltda.

 

Tags: carreiraEmpregoestratégiaKarine Camucimarketing pessoalrecolocação profissionalVocê Empregado
CompartilheCompartilheEnviar
Karine Camuci

Karine Camuci

Você Empregado

Notícias Relacionadas

Os perigos do uso da IA na revisão por pares – por Carmino de Souza
Colunistas

Os perigos do uso da IA na revisão por pares – por Carmino de Souza

Por Carmino de Souza
1 de dezembro de 2025

...

A onda coreana que virou febre no skincare brasileiro — e o que isso muda na sua rotina – por Daniela Nucci
Colunistas

A onda coreana que virou febre no skincare brasileiro — e o que isso muda na sua rotina – por Daniela Nucci

Por Daniela Nucci
30 de novembro de 2025

...

Aristóteles, hoje! – por Luis Norberto Pascoal

Aristóteles, hoje! – por Luis Norberto Pascoal

28 de novembro de 2025
COP30: sucesso ou fracasso na floresta? – por José Pedro Martins

COP30: sucesso ou fracasso na floresta? – por José Pedro Martins

26 de novembro de 2025
Efeitos da ausência paterna na vida adulta – por Thiago Pontes

Efeitos da ausência paterna na vida adulta – por Thiago Pontes

25 de novembro de 2025
Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

25 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Os perigos do uso da IA na revisão por pares – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas finaliza túnel e avança na obra de piscinão antienchente da Princesa D’Oeste

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Tendas de evento desabam no Shopping D. Pedro e ferem três

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Votação popular para eleger Motorista Nota 10 começa nesta segunda; veja como participar

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.