O Retail Conference, realizado pela Acic – Associação Comercial e Industrial de Campinas, chega à sua 11ª edição na próxima terça-feira, 23 de maio, trazendo as principais tendências de varejo, não apenas no Brasil, mas mundiais.
Com o tema “Ecossistemas de Varejo – Inteligente | Humano | Eficiente”, os debates propostos em mais de 20 palestras, abordarão temas como compras de forma integrada em plataformas de venda, a melhor experiência do consumidor, o uso de novas tecnologias, inclusão e sustentabilidade no setor e muitos outros que reforçam a constante mudança do varejo.
Da mesma forma, o evento da Acic, que é inspirado na NRF (Retail’s Big Show), o maior e mais tradicional evento de varejo do mundo, com 113 anos, realizado em Nova York, tradicionalmente em janeiro, foca na necessidade dos empreendedores em acompanhar este cenário para garantir o sucesso de seus negócios.
“A gente faz essa edição há 11 anos tendo como inspiração muito grande o evento de Nova York. Lá, há 113 anos, eles discutem o futuro do varejo, as tecnologias em construção, as tendências, o que já foi testado e deu certo e o que não deu e a mudança do comportamento do consumidor que vem como consequência disso”, conta a presidente da Acic, Adriana Flosi.
Para ela, é inegável que os hábitos no varejo mudaram significativamente nos últimos anos, com a chegada dos smartphones e o atendimento pelos aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp, por exemplo. “Também a pandemia acelerou o processo digitalização das vendas, levando as compras para o sofá de casa, e tornando as lojas um ambiente cada vez mais de experiência, mesmo quando falamos dos pequenos varejistas. É disso que o Retail trata, de mostrar o que pode ser feito, o que é possível aprender e aplicar imediatamente no seu negócio.”
Números do setor em Campinas
A mudança do varejo se revela também em números. Por exemplo, somente em Campinas, o segmento soma atualmente 21.867 estabelecimentos, sendo 31,62% dos setores produtivos. Trata-se do segundo maior em números absolutos, perdendo apenas para serviços (46.890).
Segundo a Acic, em 2022, o setor de varejo em Campinas foi responsável por um faturamento de R$ 14 bi no acumulado do ano, gerando 88.378 mil empregos, por estabelecimentos divididos entre a região Central (35%), nos shoppings centers (38%) e periferia (27%).
Deste total, 75% se enquadram como Pequenas e Médias Empresas (PME), Microempresas (ME) e Microempreendedores Individuais (MEI).
O que esperar do Retail Conference em 2023?
Mais de 20 palestrantes de renome estão confirmados na edição 2023 do Retail Conference, incluindo nomes consagrados como o empresário Carlos Wizard (fundador da Wizard, Idealizador do Programa Brasil do Bem e Dono do Grupo Sforza); Vitor Peçanha (fundador PbyP School e cofundador da Rock Content) e Marcos Piangers (escritor e palestrante) – veja aqui lista completa.
O Retail Conference oferecerá mais de nove horas de conteúdo, estando entre os tópicos abordados: cenário econômico do mundo e do Varejo; a importância e impacto dos dados; novas tecnologias para o Varejo; Varejo eficiente, Liderança, Culturas e novas gerações, experiência do cliente, tendências de visual merchandising e logística.
Outros palestrantes confirmados são: Fernando Gambôa (Sócio KPMG Brasil – Líder do Setor de Consumo e Varejo no Brasil e América do Sul); Alan Camilo (fundador e CTO na Blue Shift); Paulo Matos (diretor-geral Tommy Hilfiger Brasil) e Palomma Contatore (ex-diretora de RH Warner Bros/Discovery) – ambos em uma mesa sobre cultura e novas gerações.
Esperando um público de 2.000 pessoas, o evento contará com uma megaestrutura e experiências incríveis dentro do Expo Dom Pedro, localizado no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas.
Ao longo do dia serão realizadas rodadas de negócios, já consolidadas entre as maiores do interior de São Paulo.
Serviço:
Dia 23 de maio, a partir das 8h, no Expo Dom Pedro (Dom Pedro Shopping), em Campinas.
Ingressos: https://retailconference.com.br











