O Espaço Núcleo Cupinzeiro, no Distrito de Barão Geraldo, em Campinas, está iniciando o projeto “Vozes e conexões: outros nexos possíveis”. Nos dias 26, 27 e 28 de maio, de sexta a domingo próximos, ocorre a 1ª oficina, “Entre Torés e Rojões: a importância do canto na cultura Kariri-Xocó”, que será conduzida pelo Cacique Pawanã Kariri Xocó. A partir dos cantos Rojão (cantos de trabalho), o cacique traz nesta oficina as conexões da voz enquanto manifestação da natureza, abordando o canto em sua relação sagrada com o cotidiano e os mitos dos povos originários. Para esta oficina as inscrições estão encerradas.
“Esta é uma oportunidade que criamos para difundirmos e compartilharmos os processos de estudo, criação e produção do canto a partir de um conceito decolonial, trazendo referenciais africanos, europeus e indígenas.”, explica a cantora Anabela Leandro, mediadora das oficinas.
A 2ª oficina será “Voz-Tambor: Escuta e Imaginação”, que será realizada nos dias 1º e 2 de junho pela cantora e pesquisadora da voz Fabiana Cozza. Em sua oficina, ela aborda a relação entre a voz e o tambor na construção das práticas do canto trazendo referências de África.
Nos dias 27, 28 e 29 de setembro, será realizada a 3ª oficina do projeto: “A Plena Voz”, com Francesca Della Monica, da Itália, que é cantora, antropóloga e pesquisadora da voz. Na oficina, ela aplica sua metodologia que trabalha a voz na dimensão espacial e gestual.
Pelo menos 50% das vagas para estas oficinas são reservadas para pessoas autodeclaradas pretas, indígenas, LGBTQIA+ e de regiões periféricas, possibilitando um espaço de aprendizagem mais diverso e inclusivo. O projeto é financiado pelo edital PROAC de Formação Artística da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
As inscrições serão com doação de 1 kg de alimento não perecível que será destinado à Ação Contra a Fome, organizada pelo Espaço Núcleo Cupinzeiro, que durante a pandemia realizou a montagem e distribuição de cestas básicas para 40 famílias de 8 bairros de Campinas; e uma taxa de inscrição voluntária para a manutenção do Espaço.
Informações sobre disponibilidade de vagas e inscrições para as oficinas de junho e setembro podem ser acessadas em https://vozeseconexoes.wixsite.com/vozes-e-conexoes. Informações: WhatsApp: (19) 98102-3882.
Contrapartidas sociais
Como contrapartida social do projeto, será realizado um Sarau no Lar dos Velhinhos de Campinas, com apresentação de um repertório especialmente elaborado para este público.
“Vozes e conexões: outros nexos possíveis” também realizará um minidocumentário sobre o processo todo deste encontro formativo, incluindo registros dos processos práticos das oficinas, entrevistas com os três professores convidados e também com alunos participantes. o objetivo é compartilhar nas redes sociais, com amplo público, uma síntese do encontro, das investigações, indagações e conclusões.
Serviço
♦ Voz-Tambor: Escuta e Imaginação, com Fabiana Cozza
Data e horário: 01 e 02 de junho das 18h às 21h
Inscrições: (19) 98102-3882.
Investimento: Taxa voluntária não obrigatória (valor sugerido R$ 20) e 1 kg.
Local: Espaço Núcleo Cupinzeiro (R. Luiz Vicentin Sobrinho, 135 – Barão Geraldo, Campinas – SP.
Classificação indicativa: a partir de 16 anos
♦ A Plena Voz, com Francesca Della Monica
Data e horário: 27, 28 e 29 de setembro das 18h às 21h
Inscrições: (19) 98102-3882.
Investimento: Taxa voluntária não obrigatória (valor sugerido R$ 20) e 1 kg.
Local: Espaço Núcleo Cupinzeiro (R. Luiz Vicentin Sobrinho, 135 – Barão Geraldo, Campinas – SP.
Classificação indicativa: a partir de 16 anos











