A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou nesta terça-feira (2) mais dois óbitos por febre maculosa. Com isso, sobe para oito o total de mortes de pessoas infectadas pela doença no município. Quatro delas foram em decorrência de um surto na Fazenda Santa Margarida e outras duas vítimas, moradoras do município, não tiveram relação com o local. A secretaria também confirmou o resultado positivo para um terceiro caso, que evoluiu para a cura.
Uma das vítimas fatais é um homem de 46 anos, que morreu em 9 de julho. O provável local de infecção está em investigação. Os primeiros sintomas apareceram no último dia 5 de julho.
A outra vítima fatal é um homem de 18 anos, que morreu em 28 de julho. O local provável de infecção é a Fazenda do Exército – 28º Batalhão de Infantaria Mecanizada (BIMec). Os sintomas começaram em 23 de julho. Trata-se da segunda morte de um soldado do Exército em pouco mais de um ano.
Em abril do ano passado, outro rapaz de 18 anos também faleceu tendo como provável local de infecção a área do Exército na Fazendo Chapadão, região Norte do município.
A infecção por maculosa também foi confirmada em uma mulher de 49 anos, que evoluiu para cura. O provável local de infecção fica em outro município. Teve os primeiros sintomas em 31 de maio.
Segundo a Prefeitura, o número oficial de óbitos em Campinas por maculosa é de cinco pessoas, porque são considerados apenas os moradores da cidade que faleceram. No caso do evento da Fazenda Santa Margarida, dos quatro óbitos, apenas uma jovem era moradora da cidade.
No ano passado, a cidade confirmou 11 casos e sete mortes.
Cuidados
A febre maculosa é uma infecção grave, transmitida pelo carrapato estrela infectado pela bactéria que causa a doença.
Caso a pessoa passe por áreas de vegetação, mato ou pastos, especialmente próximas de cursos hídricos, onde há presença de cavalos e capivaras, deve ficar atenta, por cerca de 15 dias, aos sintomas da doença (febre, dor de cabeça, dor intensa no corpo, mal-estar generalizado, náuseas, vômitos e, em alguns casos, manchas vermelhas pelo corpo).
Ao apresentar um destes sinais, a pessoa deve procurar imediatamente o serviço de saúde e informar que teve contato com o carrapato e/ou esteve com locais de risco, pois os sintomas podem ser confundidos com com outras doenças febris agudas, como covid-19 e dengue.
Não existe vacina contra a doença e não é possível eliminar totalmente o carrapato das áreas de vegetação. A febre maculosa tem cura, mas o tratamento precisa ser iniciado precocemente com antibióticos apropriados..







