PUBLICIDADE
1 de dezembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Arte e Lazer

Escritora Margareth Park toma posse na ACL nesta segunda-feira em sessão solene

Acadêmica traz junto o seu vasto portfólio literário e o reconhecimento de toda uma comunidade educativa que valoriza as letras, o saber e a criação

Marcelo Pereira Por Marcelo Pereira
27 de agosto de 2023
em Arte e Lazer
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Escritora Margareth Park toma posse na ACL nesta segunda-feira em sessão solene

Margareth Park, integrante da ACL, se define como "pesquisadora da área da memória, educadora, escritora e amante da natureza" - Foto: Reprodução/Instagram

A talentosa e atuante escritora Margareth Brandini Park, bastante conhecida e querida nos meios educacionais e literários de Campinas, toma posse da cadeira de número 4 na Academia Campinense de Letras (ACL), nesta segunda-feira, 28 de agosto. A sessão solene no salão nobre da ACL acontece a partir das 19h30. A chegada da educadora à ACL reflete não só o rito de eleição e provimento das cadeiras da instituição. Margareth traz junto o seu vasto portfólio literário e o reconhecimento de toda uma comunidade educativa que valoriza as letras, o saber e a criação.

Em seu perfil no Instagram, a nova integrante da ACL se define como “pesquisadora da área da memória, educadora, escritora e amante da natureza”. A escritora tem inúmeros artigos publicados na área educacional e dezenas de livros publicados e ou organizados. Ela produz literatura infantil, sem deixar de lado os eixos da memória e da história.

Perguntada sobre sua sólida formação educacional, a nova acadêmica lembrou de sua extensa produção literária, sobretudo na área da memória. “Embora eu tenha um trabalho marcadamente educacional, eu tenho uma produção literária que acompanha esse trabalho e que fala das cidades, de Campinas e de seus arredores”, pontua a educadora.

 

Pedagoga e doutora em Educação pela Unicamp, Margareth foi também pesquisadora do Centro de Memória da Unicamp. Foi, ainda, apresentadora do programa Literatura e Educação da TV Unicamp.

 

Margareth Park ressalta que, na sua visão, uma “educação se faz com livros”. Neste sentido, entende que seu lado educacional pode e muito se valer de um lugar tão especial como a Academia Campinense de Letras. “Esse lugar pode receber pessoas para trabalhos educativos”, reforça. “Eu creio que podemos fazer um casamento muito interessante entre a educação e os livros”, completa.

Em meio ao debate universal sobre a possibilidade de o digital sufocar e ser dominante em relação ao impresso, Margareth tem sua opinião.

 

“Precisamos dos livros. Eles são grandes instrumentos educacionais e podem transformar vidas. Espero honrar muito esse espaço e trazer muito movimento relacionado à produção de conhecimento neste lugar tão privilegiado como a Academia”, encerra.

 

 

“Como Nasce um Livro”

Para o presidente da ACL, Jorge Alves de Lima, a escritora eleva a já qualificada academia. Ele salienta que a nova acadêmica tem tido uma participação ativa e essencial no projeto “Como Nasce um Livro”, que tem aproximado jovens leitores dos escritores renomados que compõem ou ajudam a ACL.

 

O projeto é celebrado e executado com muito carinho pelos acadêmicos.

 

O programa está sendo desenvolvido ao longo deste ano. São encontros presenciais que têm a participação de alunos do ciclo Educação de Jovens e Adultos (EJA), mantido pela Fumec, ligada à Secretaria Municipal de Educação. Os estudantes representam escolas de vários bairros da cidade.

Um dos livros de Margareth, aliás, foi trabalhado junto aos alunos do EJA: a obra “Doroteia, a velhinha que gostava de dançar”, lançado pela Editora Adonis, de Americana. “Fui a escritora convidada deste projeto. Meu livro era discutido e apresentado para o pessoal da alfabetização dos jovens e adultos da rede municipal de Campinas”, recorda.

 

A pedagoga faz uma ponderação. Ela afirma não gostar da “literatura utilitarista”.

 

Ela diz que não aprecia obras que pedagogizam temáticas e que são feitas para caber dentro de uma discussão. “Gosto da literatura que abre espaços e caminhos para as pessoas poderem pensar sobre as coisas. Essa é a marca de professora de Filosofia que vou carregar para sempre”, finaliza a nova acadêmica.

 

A escritora Margareth Park participa de um dos encontros presenciais com alunos do ciclo Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Foto: Facebook/Reprodução

 

 

 

Trajetória

O currículo Lattes da escritora informa que ela possui graduação na Faculdade de Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1982), especialização na Faculdade de Educação pela Unicamp (1992) e doutorado também pela Faculdade de Educação pela Unicamp. (1998). Cita também suas participações e vínculos no corpo editorial da Revista Resgate (Centro de Memória da Unicamp), Revista Plures e Revista de Ciências da Educação.

 

Escritora tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem.

 

A educadora já foi agraciada pela Câmara Municipal de Campinas com o Diploma de Mérito Literário “José Paranhos de Siqueira” em 2013. A homenagem lembrou de seu vasto portfólio e de sua carreira profissional como professora dos ciclos iniciais, orientadora educacional, professora universitária, assessora de inúmeras prefeituras na área educacional, assessora do Sesc na área educacional e diretora da rede municipal na gestão do prefeito Antonio da Costa Santos.

O Diploma de Mérito Literário “José Paranhos de Siqueira” foi instituído pela Resolução 717 de 1999. É outorgado aos escritores e escritoras, poetas e poetisas que se destacaram no campo da literatura, elevando o nome de Campinas.

 

Margareth Park tem grande atuação na área educacional e literária – Foto: Divulgação

 

Veja as obras de Literatura Infanto Juvenil da autora

 

♦ Plantas Brincantes – Editora Setembro
♦ Memoriando – entre cacos e poetices (Coleção Amigos da Poesia) – Editora Adonis
♦ Maria Manuela e Flor – as gatas da árvore estranha – Editora Adonis
♦ Doroteia, a velhinha que gostava de dançar – Editora Adonis
♦ Minha amiga dos olhos de gato – Editora Árvore do Saber
♦ A viagem, o cachorro, minha avó e sua dentadura – Editora Adonis
♦ Florário Poético. Evidência. Br
♦ Angélica e o segredo dos bulbos – Editora Adonis
♦ Uga bruxa e seu gato Puxa-Puxa – Editora Adonis
♦ Amabile e Tranquila, minhas duas nonas – Editora Setembro

♥ Ela salienta que são livros para qualquer idade!

A ACL

A Academia Campinense de Letras (ACL) é uma instituição com 67 anos de existência. Seguindo os mesmos moldes da Academia Brasileira de Letras, a ACL é composta de 40 cadeiras de provimento vitalício, com incentivo à produção literária. Fundada em 17 de maio de 1956, com o objetivo de reunir os literatos da cidade, a Casa tem por finalidade a cultura da língua portuguesa, o apreço à literatura brasileira e a defesa do patrimônio cultural da nação, em especial da região de Campinas.

Ocupa hoje um prédio histórico em uma construção importante, que segue as normas arquitetônicas dos antigos templos gregos. Na entrada do prédio está datado em números romanos o ano de conclusão: MCMLXXVI (1976). O espaço reúne intelectuais e escritores da cidade em torno do saber e das artes. Na programação mensal, palestras literárias e acadêmicas, mostra de artes plásticas e apresentações musicais.

 

O historiador e jornalista Jorge Alves de Lima fará a abertura da sessão – Foto: Divulgação

 

A posse

O convite enviado pelo presidente Jorge Alves de Lima aos confrades, confreiras, autoridades e convidados indica que a escritora Margareth Brandini Park ocupará a cadeira n°. 4, cujo patrono é Afrânio Peixoto. O acadêmico antecessor é José Roberto Martins Pereira, falecido em novembro de 2021.

 

O historiador e jornalista Jorge Alves de Lima fará a abertura da sessão. A saudação à empossante será conduzida pela acadêmica Olga von Simson.

 

 

Caberá ao filho da nova acadêmica, o professor Kil Brandini Park, a outorga do diploma e a colocação do Medalhão Honorífico. A família Park, aliás, tem a educação em seu DNA. Margareth é viúva de Kil Jin Park , professor que lecionou na Unicamp. Ele iniciou seus trabalhos de pesquisa na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp. Depois que se aposentou, passou a fazer a parte do quadro de docentes da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri). Ele morreu em 2020.

A oração de posse será feita pela própria acadêmica Margareth Brandini Park. Na apresentação musical da noite, antes do coquetel, a participação do cantor Avelino Bezerra, acompanhado por Rildo Carvalho no violão.

Tags: Academia Campinense de LetrasACLJorge Alves de LimaliteraturaMargareth Brandini Parknova acadêmicapossesessão solene
CompartilheCompartilheEnviar
Marcelo Pereira

Marcelo Pereira

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Rock na Concha: edição de Natal terá arrecadação de brinquedos no dia 7 de dezembro
Arte e Lazer

Rock na Concha: edição de Natal terá arrecadação de brinquedos no dia 7 de dezembro

Por Redação
1 de dezembro de 2025

...

‘Wicked – A Experiência’: espaço imersivo está aberto ao público de Campinas gratuitamente
Arte e Lazer

‘Wicked – A Experiência’: espaço imersivo está aberto ao público de Campinas gratuitamente

Por Redação
1 de dezembro de 2025

...

Uma viagem pela cultura asiática sem sair de São Paulo

Uma viagem pela cultura asiática sem sair de São Paulo

1 de dezembro de 2025
Casa de Cultura Fazenda Roseira recebe a mostra ‘Bonecas de Capulanas’

Casa de Cultura Fazenda Roseira recebe a mostra ‘Bonecas de Capulanas’

30 de novembro de 2025
Amparo: 23ª Feira de Artes SEPI começa neste sábado

Amparo: 23ª Feira de Artes SEPI começa neste sábado

29 de novembro de 2025
Valinhos recebe festival literário e intervenções artísticas neste final de semana

Valinhos recebe festival literário e intervenções artísticas neste final de semana

29 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Os perigos do uso da IA na revisão por pares – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas finaliza túnel e avança na obra de piscinão antienchente da Princesa D’Oeste

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Tendas de evento desabam no Shopping D. Pedro e ferem três

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Região de Campinas entra em alerta para tempestades nesta terça e quarta-feira

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.