O vandalismo, que atinge vários pontos de Campinas, também é uma realidade no distrito do Campo Grande. Um balanço destinado às crianças com deficiência na Praça João Amazonas, no Jardim Maracanã, foi depredado. A constatação foi feita na manhã desta quinta-feira (14) por servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.
O parque inclusivo consiste em um balanço, um gira-gira e uma gangorra adaptados. A obra havia sido concluída na terça-feira (12) e seria inaugurada uma semana depois, dia 19, mas já estava à disposição das crianças da região.
“Esse parque inclusivo é o primeiro da Região Noroeste e é lamentável ver um patrimônio público voltado às crianças ser depredado”, afirmou Vandecleya Moro, secretária da pasta. “Esses equipamentos públicos são uma importante conquista para as pessoas com deficiência, que podem ter acesso a brinquedos adaptados”, completou.
A Prefeitura já entrou em contato com a empresa que montou a estrutura para avaliar se será possível reparo na estrutura ou a instalação de um novo balanço. Os parques inclusivos contam com brinquedos feitos para atender as necessidades de crianças com deficiência e permitir que elas brinquem com colegas sem deficiência.
Além da nova unidade do Jardim Maracanã, Campinas tem parques inclusivos na Vila União, no Ouro Verde, no Jardim Eulina, em Sousas, na Pedreira do Chapadão, no Parque Taquaral, no Parque Dom Bosco e no Parque das Águas. São sete e chegarão a dez até o final do ano.

A Prefeitura informou que por ano gasta mais de R$ 1 milhão com atos de vandalismo. O valor corresponde apenas à reposição de grades de boca de lobo e de fiações da iluminação roubadas, limpeza de monumentos e prédios públicos pichados, replantio de árvores de pequeno porte vandalizadas e conserto ou troca de equipamentos das academias ao ar livre.
Ações
Na manhã de quarta-feira, a Prefeitura constatou atos de vandalismo na Lagoa do Taquaral, como muros, placas e banheiros pichados. Um incêndio ainda foi registrado na área de mata do espaço. A estimativa é que o prejuízo tenha sido de R$ 60 mil. Também nesta semana, mais de 40 mudas de árvores recém-plantadas no bairro foram arrancadas e quebradas.
A Guarda Municipal trabalha para identificar os vândalos e a Prefeitura solicitou reforço à Polícia Militar na fiscalização da Lagoa do Taquaral e seu entorno.
Vândalos da Lagoa do Taquaral estão no radar da Guarda Municipal









