PUBLICIDADE
1 de dezembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Esportes

Kart também é para 60+; conheça histórias no Dia Nacional do Idoso

Cerca de 4% do público do Kartódromo San Marino possui mais de 60 anos, ratificando que a idade não impede a conquista de novos objetivos de vida

Redação Por Redação
1 de outubro de 2023
em Esportes
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Kart também é para 60+; conheça histórias no Dia Nacional do Idoso

Diamantino Netto, 71 anos: “Ser idoso é um estado de espírito, não depende da idade" - Foto: Fernando Camargo/Photorace

O Kartódromo San Marino, localizado em Paulínia, celebra neste 1º de outubro, o Dia Nacional do Idoso. Cerca de 4% dos clientes, frequentadores assíduos, possuem mais de 60 anos, servindo de exemplo a muitos jovens pilotos. Antonio Canova Filho, 66 anos, Diamantino Netto, 71, e Roberto Juiti Shibata, 66, representam esse grupo, demonstrando que a idade não é empecilho para conquistar novos objetivos e fazer algo que nos dá prazer.

Advogado e empresário, Canova conta que, ainda jovem, fez um curso de mecânica de automóvel e que chegou a trabalhar por muitos anos na área. No entanto, por conta de um acidente, teve de mudar de setor, quando começou a trabalhar com vendas.

 

O advogado e empresário Antonio Canova – Foto: Arquivo pessoal

 

Tempos depois, montou uma imobiliária, estabelecida há quase 40 anos no mercado. Hoje, também dá aulas de pilotagem para interessados no esporte e que utilizam karts de aluguel, conhecidos como rental. “Comecei no kart em 2017, quando me apaixonei pelo esporte. E atualmente, junto com um amigo, montamos a Kanova Kart Escola, que tem me trazido uma alegria muito grande, pois nunca imaginava que seria professor e daria aulas em uma das coisas que mais gosto de fazer na vida, que é pilotar. Desde menino, sempre gostei de carro, de moto, e a minha vida mudou muito, a partir do momento em que comecei no kart, praticamente com 60 anos de idade. Eu gostava muito de moto, mas fui proibido de andar, e aí conheci o kart. Quando sentei num kart de aluguel pela primeira vez, eu pensei: poxa, isso foi feito pra mim! E foi no San Marino, no estacionamento da loja Leroy Merlin”, ressalta o piloto.

 

Canova na pista: “Desde menino, sempre gostei de carro, de moto, e a minha vida mudou muito, a partir do momento em que comecei no kart” – Foto: Fernando Camargo/Photorace

 

Canova informa que passou a praticar o esporte com assiduidade desde que o complexo esportivo foi implementado em Paulínia. Com seu kart próprio, um Fórmula 4, ele participa do campeonato Talent Kart Cup (TKC), num grid de mais de 30 pilotos, o que considera desafiador.

“Ando junto com essa moçada, sou o mais velho do time, então é muito bacana, eu curto muito! E tem os campeonatos de kart de aluguel, que também gosto muito. Como dou aulas nesse tipo de kart, preciso estar nesse meio para passar a configuração aos alunos. É um kart diferente dos próprios, o chassi é mais robusto e protegido por borracha, em toda a volta, pois deve suportar a pilotagem de pessoas que não tem familiaridade com o esporte”, explica. E, para treinar, ele utiliza seu kart shifter, de 55 cavalos de potência e seis marchas.

 

Sobre o kartismo, o empresário diz que é uma alegria muito grande poder praticar o esporte, na idade em que está.

 

“O kartismo muda a vida da gente, pois é preciso estar bem preparado fisicamente, se alimentar bem, evitar o álcool, pois o esporte não combina com bebida, nem com cigarro, nem com qualquer tipo de vício, porque requer esforço e dedicação do piloto. E isso nos ajuda a estar bem e nos preparar cada vez mais, para explorar o melhor que o esporte nos oferece. O que tenho a dizer, para quem é da mesma faixa etária, é para que acredite em si mesmo. Se você tem o sonho de pilotar kart, venha andar com a gente! A idade não importa, mas sim fazer algo com amor e se dedicar. Nós estamos aqui para provar que é possível, inclusive andar com os mais jovens”, salienta.

 

Mente e corpo saudáveis, para a vida e o kartismo

Outra história interessante de pessoa da mesma faixa etária, com o kartismo, é a do também empresário Diamantino Netto, membro do Conselho Administrativo da empresa que fundou, há 26 anos, atualmente comandada pelo filho. Ele conta que sua história com o kart também começou no San Marino, na estrutura que ficava no estacionamento da loja Leroy Merlin.

“Comecei no kart em 2009, aproximadamente. Com kart alugado, participava de corridas com o grupo Clube Kart Campinas (CKC) e, desde 2011, tenho o meu próprio kart. No mesmo ano, também comecei a participar do campeonato Fanatici Kart, inicialmente com base em Piracicaba, mas que também utilizava outras pistas da região, como em Itu e Limeira. Na sequência, o Fanatici Kart adotou a pista de Paulínia como sede, para os campeonatos. Em 2022 , aos 70 anos, me aposentei das corridas, porém continuo treinando durante a semana, com a equipe Biro Racing, na qual mantenho meu kart número 52, o meu ano de nascimento”, destaca Netto.

 

Diamantino Netto, 71 anos: prazer – Foto: Arquivo pessoal

 

Ele diz que sempre gostou de velocidade e automobilismo e, por isso, participava de Track Days (eventos organizados por autódromos, em que os motoristas pilotam os seus carros), com carros alugados, tanto fora do País quanto no Brasil, quando o esporte passou a ser mais popular aqui.

 

Netto fez curso de pilotagem e chegou a correr em Interlagos, na categoria Marcas e Pilotos.

 

 

Diamantino Netto, número 52, na pista: “comecei a dar mais importância ao preparo físico” – Foto: Fernando Camargo/Photorace

 

“Como o automobilismo é um esporte muito caro, encontrei no kart a solução custo-benefício-prazer que buscava. O San Marino ficava a menos de 10 minutos da minha casa e isso facilitou o início de tudo”, revela.

Para explicar como era sua rotina, antes do kartismo, e como ela se modificou, depois de iniciar no esporte, ele lembra da época em que praticava o kartismo de aluguel, ou rental. “O fato mais marcante na minha vida foi no rental, quando, muitas vezes, eu não conseguia terminar a corrida por cansaço, chegava destruído em casa. Então, comecei a dar mais importância ao preparo físico, melhorando meu condicionamento e, consequentemente, adquirindo uma melhor qualidade de vida”, pontua.

 

Sobre o envelhecer e o Dia do Idoso, Diamantino Netto é taxativo. “Ser idoso é um estado de espírito, não depende da idade”.

 

Condicionamento físico é um estado do corpo humano e temos de trabalhar o físico, para atrasar o envelhecimento natural do corpo, procurando manter a mente ocupada. Assim, poderemos ter uma qualidade de vida melhor e desfrutar mais da aposentadoria. É uma covardia chamar um ser humano de 60 anos de idoso! Quando fundei a minha empresa tinha 45 anos, aos 60 estava em pleno vigor, trabalhando e viajando para o Exterior!”, finaliza o piloto.

 

Mais kart, por favor

Roberto Juiti Shibata conta que pratica o kartismo há cerca de 10 anos, por meio de kart alugado, e que participa do grupo Talent Kart Indoor (TKI), há mais ou menos três anos. Ele reforça o quanto o kart influencia positivamente em sua vida, sobretudo no contato social. “Comecei a andar de kart no San Marino, por uma brincadeira entre amigos. Depois disso, me apaixonei pelo esporte. Antigamente, minha rotina era futebol society, hoje, pratico kartismo e ando de moto. No kartismo, fiz várias amizades que gostam das mesmas coisas do que eu. É um esporte viciante, tanto que a vontade de praticar é cada vez maior, mas meu acordo com minha mulher é praticar três vezes ao mês”, confessa.

 

Roberto, 66 anos: “É um esporte viciante, tanto que a vontade de praticar é cada vez maior” – Foto: Arquivo Pessoal

 

Shibata acredita que a sociedade tem uma percepção diferente do idoso, atualmente, por conta da mudança de comportamento do próprio público dessa faixa etária. “Porque o idoso, hoje, não é o velho de antigamente, mas alguém de espírito jovem, que quer viver e curtir a vida. E ser idoso é aproveitar a vida que nos resta sem preocupação, curtindo e desfrutando todo o trabalho que já tivemos, ao longo da vida, fazendo coisas de que gostamos”, avalia.

Inaugurado em 12 de outubro de 2011, o Kartódromo San Marino conta com mais de 50 campeonatos de kart fixos e eventuais. A entrada para visitar o complexo e assistir às corridas é de graça, com estacionamento gratuito para 200 veículos.

 

Crédito: Práxis Mídia e Conteúdo

 

Tags: 60+Dia Nacional do IdosokartKartódromo San Marino
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Luiz Torrano assume a Ponte Preta em meio a desafios fora de campo
Esportes

Luiz Torrano assume a Ponte Preta em meio a desafios fora de campo

Por Caio Amaral
1 de dezembro de 2025

...

Eleições: disputa pela presidência do Guarani será entre Rômulo Amaro e Felipe Roselli
Esportes

Eleições: disputa pela presidência do Guarani será entre Rômulo Amaro e Felipe Roselli

Por Redação
1 de dezembro de 2025

...

Piloto de Paulínia conquista seu primeiro pódio no Campeonato Brasileiro de Kart

Piloto de Paulínia conquista seu primeiro pódio no Campeonato Brasileiro de Kart

1 de dezembro de 2025
Série B movimenta apostas e cresce no Interior: o que explica o fenômeno em 2025

Série B movimenta apostas e cresce no Interior: o que explica o fenômeno em 2025

1 de dezembro de 2025
Flamengo se torna 1º brasileiro tetra da Libertadores

Flamengo se torna 1º brasileiro tetra da Libertadores

30 de novembro de 2025
Palmeiras e Flamengo decidem neste sábado 1º tetra brasileiro na Libertadores

Palmeiras e Flamengo decidem neste sábado 1º tetra brasileiro na Libertadores

29 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Os perigos do uso da IA na revisão por pares – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas finaliza túnel e avança na obra de piscinão antienchente da Princesa D’Oeste

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Tendas de evento desabam no Shopping D. Pedro e ferem três

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Região de Campinas entra em alerta para tempestades nesta terça e quarta-feira

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.