2 de maio de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Educação e Cidadania

Cidadania e transformação social: Fundação Educar comemora 34 anos

Mais de 40 mil jovens e crianças já foram impactados pela atuação da organização social com sede em Campinas

Redação Por Redação
4 de dezembro de 2023
em Educação e Cidadania
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Cidadania e transformação social: Fundação Educar comemora 34 anos

Projeto Leia Comigo: um dos programas desenvolvidos pela Fundação Educar - Fotos: Divulgação

Para que a cidadania plena seja exercida, é preciso garantir oportunidades para que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e interpretem o mundo para exercer a cidadania ativa. Com essa visão e por meio de projetos transformadores, a Fundação Educar tem promovido o fomento ao protagonismo, à leitura, ao empreendedorismo e à cidadania há 34 anos e contribuído para a construção de um futuro melhor.

A organização social, investimento social da Companhia DPaschoal de Participações e com sede em Campinas, nasceu de um valor que sempre esteve presente na família Paschoal: a responsabilidade de colaborar com a sociedade em seu entorno.

Desde os anos 1960, a solidariedade já era muito presente na família através de ações de voluntariado no Rotary, asilo Lar dos Velhinhos, Instituto Dom Nery, entre outras instituições.

Nesse período, se intensificou em todo o Brasil o debate sobre temas críticos como educação e o papel das empresas em suas áreas de responsabilidade e foi dentro deste cenário que foi selecionado o foco da Fundação Educar: educação para a cidadania.

“De um micro sonho coordenado pelos meus tios Dema Paschoal e Pedro Celso Rodrigues, nasce um grande projeto que nos fez mais humanos e próximos dos jovens que hoje formam um conjunto de protagonistas maravilhosos. Um sonho que devemos levar adiante para sempre, acreditando na ética e na capacidade da educação como única alavanca verdadeira da humanidade”, afirma o presidente da Companhia DPaschoal de Participações, Luís Norberto Pascoal, um dos maiores incentivadores das atividades da Fundação Educar.

 

Luís Norberto Pascoal, presidente da Companhia DPaschoal de Participações: um dos maiores incentivadores da Fundação Educar

 

Ao longo da sua história, a Fundação Educar vem cooperando com iniciativas que visam o desenvolvimento do terceiro setor, de órgãos públicos, empresas e universidades.

“Frente aos desafios enfrentados atualmente no planeta, observamos com esperança a movimentação de cada vez mais pessoas e organizações, unindo a sociedade em prol de uma mudança urgente pelo bem comum. Vivemos em um mundo dinâmico, onde a inovação e a mudança são constantes. Nesse cenário, acredito firmemente que a base para o progresso, tanto individual quanto coletivo, está enraizada em uma educação sólida e de qualidade. Acreditamos que uma educação de qualidade não se restringe apenas às salas de aula formais. Ela engloba o aprendizado contínuo, o desenvolvimento de habilidades interpessoais e a capacidade de adaptar-se às mudanças. Incentivamos um ambiente de aprendizado que estimule a curiosidade, a inovação e a busca constante pelo conhecimento”, enfatiza Pascoal.

 

Academia Educar

A Academia Educar começou a ser idealizada em 1989 e se tornou o primeiro projeto da Fundação Educar DPaschoal. A iniciativa tem como base de trabalho os quatro pilares da educação estabelecidos pela Unesco: “aprender a ser”, “aprender a conviver”, “aprender a aprender” e “aprender a fazer”.

A Academia atua em parceria com a rede pública de Campinas em projeto e, em 2020, devido à pandemia de covid-19, passou a estar presentes também no ambiente digital, ampliando as oportunidades para jovens de todo país.

A motivação é promover o protagonismo juvenil para jovens entre 13 e 18 anos, através de uma jornada de oficinas, projetos-desafios e mentoria para que desenvolvam habilidades socioemocionais para liderarem projetos em suas comunidades, além de construírem seus projetos de vida.

Em 2022, com o fim da pandemia, os encontros presenciais da Academia Educar foram retomados, no contraturno escolar, mas a experiência no ambiente on-line não foi cessada. O digital abriu novas portas para diversos aprendizados, com a possibilidade de levar as oficinas de protagonismo e cidadania para a formação de jovens em grêmios estudantis por todo o Brasil, com mais de 3100 gremistas formados neste ano.

Jovens da Academia Educar: a essência de estimular a cidadania ativa, a descoberta do eu, permanece ao longo de toda a história da Fundação – Foto: Divulgação

Cinco Eixos de Atuação

Atualmente, a Fundação Educar atua em cinco eixos de impacto, que são Educar para o Protagonismo, Educar para Ler, Educar para Empreender, SER Educar e Cooperar com o Social.

Incentivar as pessoas a se reconhecerem protagonistas e a desenvolverem suas competências socioemocionais, criando oportunidades para que descubram em si o potencial de transformar realidades, é o objetivo do Eixo Educar para o Protagonismo. Mais de 9,3 mil jovens e 2,4 mil educadores já foram formados pela Academia, além de outros 7,6 mil participantes no evento “Educação e Protagonismo.

A Leitura desde a primeira infância, especialmente em conjunto, e promover a contação de histórias como ferramenta de transmissão de conhecimento e valores, é a meta do eixo Educar Para Ler, onde mais de 40 milhões de livros já foram distribuídos, pelos meios on-line e físico, além da formação de 3,2 mil mediadores de leitura.

No Eixo Educar para Empreender são estimulados o desenvolvimento do empreendedorismo para despertar o protagonismo e a geração da transformação socioeconômica. Neste caso, 17 mil universitários já forma impactados em todos os estados brasileiros, com fomento de negócios em seis cidades brasileiras por meio do Programa Coalizão pelo Impacto.

O Eixo SER Educar é pautado na responsabilidade social e atua junto às empresas da Companhia DPaschoal de Distribuição, construindo ações para fortalecer os valores do Jeito de SER DPaschoal: Sustentabilidade, Educação e Responsabilidade (SER). Mais de 1,4 mil colaboradores da Companhia DPaschoal fazem trabalhos de voluntariado.

Atuar em rede, fortalecendo vínculos e parcerias com atores sociais engajados na transformação, auxiliando, incentivando e apoiando iniciativas que visam o desenvolvimento do terceiro setor, de órgãos públicos, empresas, universidades. Esse é mote do Eixo Cooperar com o Social.

 

Leia Comigo!, Movimento Educação Sempre e Coalizão pelo Impacto

O projeto Leia Comigo!, criado no ano de 2000 e pilar importante do eixo Educar para Ler, atua com a edição, publicação e distribuição gratuita de livros infantojuvenis em todo o Brasil, estimulando, assim, o gosto pela leitura e democratizando o acesso a livros. A solicitação gratuita de livros para escolas públicas, OSC e ações sociais pode ser feita através do site . Além dos livros físicos, todos os títulos estão disponíveis gratuitamente para leitura e download também no site http://fundacaoeducar.org.br/fundacao-educar-biblioteca/

Lançado em 2022, o Movimento Educação Sempre tem por objetivo colocar a educação pública em evidência como um projeto de política pública que destaca a importância de se pensar, dialogar e construir uma educação pública inclusiva, acessível e plural no município de Campinas.

Dentre as ações, destaca-se a Semana da Educação de Campinas. A iniciativa é liderada coletivamente pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, por meio das Diretorias de Ensino Leste e Oeste de Campinas, Secretaria Municipal de Educação de Campinas e com a parceria da Fundação Educar e Fundação FEAC.

Em Campinas, a Fundação Educar e a Fundação FEAC são parceiras estratégicas do projeto Coalizão pelo Impacto, que conta em seu portfólio com outras Fundações de peso como Cosan, Boticário, Sabin e Raia Drogasil. O Coalizão pelo Impacto pretende mobilizar, até 2026, R$29 milhões em recursos filantrópicos para construir esse ecossistema de investimentos em seis cidades, investindo em 500 negócios nas cinco regiões do país.

 

 

Tags: academia educaraniversáriocidadaniacoalização pelo impactocriançasEducaçãoeducação sempreFundação EducarHora Campinasjovensleia comigoprogramasprojetos
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Oficinas Da Rima ao Verso sobre literatura de cordel serão realizadas em Campinas
Educação e Cidadania

Oficinas Da Rima ao Verso sobre literatura de cordel serão realizadas em Campinas

Por Redação
1 de maio de 2026

...

Quase 90% dos candidatos no Vestibular Univesp 2026 são de escolas públicas
Educação e Cidadania

Quase 90% dos candidatos no Vestibular Univesp 2026 são de escolas públicas

Por Redação
30 de abril de 2026

...

Projeto TOCA chega ao Samuca para transformar a leitura em futuro para crianças e jovens

Projeto TOCA chega ao Samuca para transformar a leitura em futuro para crianças e jovens

29 de abril de 2026
Oficina gratuita da Fundação Educar convida jovens para conversa sobre autoconhecimento e identidade

Oficina gratuita da Fundação Educar convida jovens para conversa sobre autoconhecimento e identidade

28 de abril de 2026
Projeto promove revitalização da Associação Anhumas Quero-Quero em Campinas

Projeto promove revitalização da Associação Anhumas Quero-Quero em Campinas

28 de abril de 2026
PDF para Word

PDF para Word com erro de layout: principais causas e soluções

28 de abril de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Cartórios eleitorais de Campinas mudam de endereço nesta semana

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Praça do Coco: Prefeitura diz que árvores serão substituídas por dois jequitibás

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Veja como votaram os deputados da RMC na derruba do veto ao PL da Dosimetria

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.