A Casa da Criança Paralítica (CCP), de Campinas, realiza a Campanha IR Solidário para captar recursos por meio da destinação do Imposto de Renda de pessoas jurídicas e físicas. A destinação pode ser realizada por empresas que fazem a declaração por lucro real e por pessoas físicas que utilizam o formulário completo. A campanha, divulgada nas redes sociais e site, integra as estratégias da instituição para garantir recursos necessários à manutenção das atividades.
A legislação brasileira permite que parte do IR seja destinado diretamente a uma instituição social por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). No caso de pessoas jurídicas, o valor é de até 1% do total devido, enquanto para pessoas físicas, até 6%.
A destinação deve ser feita até o dia 28 de dezembro, porém, o recurso será repassado para a instituição apenas no próximo ano.
Abaixo, o passo a passo para fazer a destinação do IR
- Acesse o site fmdca.campinas.sp.gov.br
- Clique em “Quero me cadastrar” se ainda não for cadastrado.
- Em área do Destinador, insira seu login e senha ou “Quero destinar sem login”
- Clique em “Nova destinação”
- Escolha “FMDCA”
- Em seguida, escolha a entidade que receberá o recurso: Casa da Criança Paralítica de Campinas
- Selecione Destinação Única (pagar em uma parcela) ou Destinação Periódica (em mais parcelas)
- Informe o valor correspondente à 6% PF ou 1% PJ do seu IR a pagar (mínimo de R$ 50)
- Clique em confirmar
- Efetue o pagamento do boleto até o dia 28 de dezembro e envie o comprovante para fayan@ccp.org.br
O processo de destinação é rápido e seguro. A doação realizada diretamente na instituição, sem ser pelo site do FMDCA, não é aceita para abatimento na declaração de IR.
Somente o processo de destinação garante que a doação seja abatida do IR, pois o próprio Fundo informa à Receita Federal sobre o valor pago antecipado e destinado à doação. Informações adicionais sobre a correta destinação podem ser obtidas no site da CCP, por meio do link .
Segundo o presidente da Casa da Criança Paralítica, Norberto Mattei, esse investimento social das empresas e de pessoas físicas beneficia a manutenção das atividades da instituição, que atende gratuitamente 378 pacientes por mês na área da reabilitação e mais de 500 pessoas para a adaptação e manutenção das cadeiras de rodas, a maioria de baixa renda.
“O IR é uma das nossas formas de captação de recursos e hoje representa 10% da nossa receita. Temos muito a agradecer aos que nos escolhem anualmente para destinarem seu IR e esperamos ampliar a participação de mais pessoas físicas e jurídicas, a partir da nossa campanha”, diz.
Sobre a Casa da Criança Paralítica
Fundada em 17 de janeiro de 1954, a Casa da Criança Paralítica (CCP) oferece atendimento especializado gratuito a crianças, adolescentes e jovens com deficiência física nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, médica, odontologia, psicologia, nutrição, serviço social e pedagogia, além de orientação à família. Também realiza, por meio do SUS, adaptações e manutenções de cadeiras de rodas para usuários deste equipamento de qualquer idade, na Oficina Locomover.
Atualmente, em sua sede, são atendidos cerca de 380 pacientes por mês, a maioria de baixa renda. Ao longo de 69 anos de atividades, cerca de 18 mil pessoas já passaram pela instituição. Foi escolhida como uma das 100 organizações não governamentais do País para receber o Prêmio Melhores ONGs 2022, realizado pelo Instituto Doar em parceria com O Mundo Que Queremos e apoio da Ambev.