Criado em 2016, o Ciência Aberta, evento anual do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) – organização supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – recebeu até hoje mais de 40 mil visitantes. E, neste ano, a 6ª edição foi estendida para dois dias de atividades gratuitas. O campus em Campinas abrirá para o público nos dias 9 e 10 de agosto.
É no CNPEM que fica o Sirius, fonte de luz síncrotron que é a mais complexa infraestrutura científica já construída no País – e a única do tipo em toda a América Latina –, composta por aceleradores de elétrons de última geração.
Criado em 2016, o Ciência Aberta oferece a possibilidade de aproveitar atividades programadas em todas as unidades que integram o Centro e desenvolvem pesquisas nas áreas de nanotecnologia, biociências, biotecnologia e biorrenováveis.
“Tem sido muito gratificante acompanhar o crescente interesse de crianças, jovens e adultos por ciência e constatar o encantamento que toda a estrutura e o trabalho desenvolvido no CNPEM provoca nas pessoas. Acredito que o interesse pelo Ciência Aberta será ainda maior em 2024”, comenta Antonio José Roque da Silva, diretor-geral do CNPEM.

A programação do Ciência Aberta é elaborada para facilitar o entendimento sobre como são feitos experimentos, como a infraestrutura de ponta é usada para avançar no conhecimento que move o desenvolvimento de novas tecnologias e busca soluções para problemas em praticamente todas as áreas, como saúde, energia, produção de alimentos, meio ambiente e desenvolvimento de novos materiais.
Dois dias de muita ciência
Na sexta-feira, 9 de agosto, o evento será exclusivo para excursões de estudantes de todo o Brasil. Para garantir presença, as instituições de ensino e grupos de alunos interessados em participar do Ciência Aberta devem preencher o formulário de manifestação de interesse (basta acessar esse endereço).
O sábado, dia 10 de agosto, será dedicado ao público geral. Diferentemente da sexta-feira, no sábado não é necessário nenhum agendamento para ingressar no campus do CNPEM para o Ciência Aberta, que abrirá os portões às 9h, sendo que o último horário de admissão será às 15h.
O Ciência Aberta terá programação diversificada e infraestrutura para receber o público, como praça de alimentação, estacionamento, áreas de descanso, pontos de hidratação distribuídos pelo campus, além de banheiros equipados com fraldários. O deslocamento pelo campus é feito a pé, mas uma van atenderá a idosos, gestantes, famílias com crianças de colo e PCD em trajetos até pontos-chave.

Além de atividades nos laboratórios nacionais de Luz Síncrotron (LNLS); Biociências (LNBio); Biorrenováveis (LNBR) e Nanotecnologia (LNNano), o evento também terá atividades elaboradas pelas equipes de engenharia e tecnologia e da Ilum, curso superior gratuito em ciência e tecnologia oferecido pelo CNPEM.
A participação é gratuita, mas a contribuição voluntária de um quilo de alimento não perecível é bem-vinda.
SERVIÇO
Ciência Aberta 2024
Quando: Dias 9 e 10 de agosto
Onde: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) – Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000 – Polo II de Alta Tecnologia de Campinas/SP.
Quanto: Gratuito







