Pressionado, o Guarani enfrenta o Botafogo de Ribeirão Preto neste sábado (11), às 17h, no Brinco de Ouro, pela quarta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Na vice-lanterna e sem nenhum ponto somado depois de três derrotas seguidas, a última por goleada diante do Santos, o Bugre busca a reação. A vitória neste sábado é essencial para o time começar a pensar na briga pelo acesso, meta traçada pelo clube antes do início da competição. Por enquanto, a campanha bugrina indica uma disputa contra o rebaixamento.
TV Brasil, Premiere e Canal GOAT anunciam a transmissão da partida.
O técnico Júnior Rocha, que estreou contra o Santos e terá neste sábado seu primeiro encontro com a torcida bugrina, garante que a realidade vai mudar. “Esse não é o nosso campeonato”, disse o treinador após a goleada de 4 a 1 sofrida na Vila Belmiro. “O campeonato que vamos fazer é outro. Falo com toda certeza do mundo que vamos mudar esse quadro. Contra o Botafogo, é certeza que teremos outro tipo de performance.”
A última partida no Brinco foi há 15 dias, quando a torcida vaiou o time, que perdeu por 1 a 0 da Chapecoense mesmo com um jogador a mais em campo. No dia seguinte ao jogo, válido pela segunda rodada, o técnico Claudinei Oliveira foi demitido e substituído por Júnior Rocha na semana anterior ao duelo com o Santos.
Apesar de compreender a revolta do torcedor bugrino em razão dos resultados ruins, acumulados pelo Guarani desde o final do ano passado, o atacante Caio Dantas pede apoio. “A situação fica pior se as cobranças acontecerem da forma como estão”, disse. “Com apoio, temos mais condições de crescer dentro de campo.”

Mudanças
Depois de apostar numa estrutura compacta na defesa e meio de campo na Vila Belmiro, Júnior Rocha deve escalar uma formação mais ofensiva hoje. A tendência é de que um jogador de frente, que pode ser João Victor ou Chay, entre na vaga de um dos três zagueiros.
A outra mudança acontece no gol. Recuperado de fadiga muscular, Vladimir será o titular e estreia nesta Série B. O goleiro já estava apto a jogar na última rodada e só não entrou em campo na Vila por questão contratual, já que ele pertence ao Santos. Assim, Douglas Borges retorna à reserva.
Adversário desfalcado
Já o Botafogo vem a Campinas com o sistema defensivo desfalcado, depois das expulsões dos zagueiros Bernardo Schappo e Lucas Dias e do lateral-direito Wallison no empate por 0 a 0 com o Mirassol na última rodada. O trio cumpre suspensão neste sábado. A equipe de Ribeirão Preto empatou as três partidas que fez até agora na Série B.

Arbitragem
A arbitragem de campo no duelo do Brinco será 100% feminina. Edina Alves Batista será auxiliada por Fabrini Bevilaqua Costa e Neuza Ines Back. Edina trabalhou no último confronto entre as duas equipes, válido pelo Campeonato Paulista. Na ocasião, o empate por 1 a 1 em Ribeirão Preto contribuiu para o Guarani escapar do rebaixamento.
Retrospecto
O Guarani não vence o Botafogo há três anos. Os últimos cinco confrontos registram quatro vitórias para o time de Ribeirão Preto e um empate. A última vez que a equipe de Campinas ganhou o duelo foi no dia 4 de março de 2021 pelo Paulistão. Em Ribeirão Preto, venceu por 1 a 0, gol de Rodrigo Andrade.
Confira as prováveis escalações:
GUARANI
Vladimir; Diogo Mateus, Léo Santos (Lucas Adell), Douglas Bacelar e Jefferson; Camacho, Matheus Bueno, Luan Dias e Chay (João Victor); Airton e Caio Dantas. Técnico: Júnior Rocha.
BOTAFOGO
Michael; Matheus Costa, Fábio Sanches e João Maranini; Thassio, Matheus Barbosa, João Costa e Patrick Brey; Robinho, Leandro Pereira e Douglas Baggio. Técnico: Paulo Gomes.











