Com passagens recentes pelo futebol campineiro, o meia Dudu Scheit e o centroavante Yuri Tanque são apenas alguns exemplos de vários jogadores que se mobilizaram nos últimos dias para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Em iniciativas independentes entre si, os dois atletas resolveram colocar camisas de times que defenderam durante a carreira, entre eles Ponte Preta e Guarani, a serviço da solidariedade.
Dudu Scheit, por exemplo, organizou uma vaquinha solidária para ajudar moradores de sua cidade natal, Espumoso, que fica no interior do Rio Grande do Sul, a cerca de 350 km da capital Porto Alegre.
O pequeno município de 15 mil habitantes, onde moram integrantes de sua família, foi um dos afetados pelas fortes chuvas. O volume de água do Rio Jacuí subiu mais de cinco metros e causou inundações em residências. Muitos moradores precisaram ser retirados às pressas de suas casas pela Defesa Civil e levados a abrigos da Prefeitura.
Ver essa foto no Instagram
Quem participar da vaquinha, com doações de qualquer valor, concorrerá a sete camisas autografadas, sendo uma delas da Ponte Preta. As outras são de Internacional, Grêmio, Athletico-PR e Operário-PR – ele só não jogou no Tricolor Gaúcho. O Clube Atlético Guarany, time local de Espumoso, juntou-se à iniciativa oferecendo duas camisas, principal e reserva (imagens acima). Para colaborar, acesse este link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/vakinha-solidaria-eduardo-scheit
Gaúcho da cidade de Espumoso, no interior do Rio Grande do Sul, Dudu Scheit começou nas categorias de base do Internacional e depois se transferiu para o Athletico-PR, onde iniciou a carreira profissional, em 2021. Em 2023, foi emprestado ao Operário-PR e ajudou a equipe de Ponta Grossa a subir para a Série B. No início deste ano, foi contratado pela Ponte Preta, mas teve poucas chances e retornou ao Fantasma para a disputa da Série B.
Yuri Tanque, por sua vez, está promovendo uma rifa solidária a R$ 10, com todo o valor destinado diretamente às vítimas da tragédia no Sul. Os participantes concorrem a uma camisa oficial do Guarani (modelo 2022) e outra do Jeju United, da Coreia do Sul, clube que o jogador defende desde o ano passado, com direito a 14 gols e seis assistências em 50 jogos.
As vendas se encerram nesta quinta-feira (16), às 10h. Logo em seguida, acontecerá o sorteio gravado com a divulgação do vencedor e contato com a pessoa premiada. Para saber como participar ou obter mais informações sobre a rifa solidária de Yuri Tanque, acesse: https://rifa.digital/s/ZLSBi6Kspp5
Até o momento, já foram arrecadados mais de R$2.200. Dos 500 números colocados à disposição, 225 já foram adquiridos.
Ver essa foto no Instagram
Sobre os dois atletas
Revelado na Ponte Preta, clube que defendeu profissionalmente entre 2016 e 2017, com apenas três gols em 24 jogos, Yuri Tanque se destacou mesmo no Guarani em 2022, quando chegou no meio da Série B, logo após se destacar na Série A3 pelo Capivariano.
Diante de uma rebaixamento iminente à Série C, ele ajudou a salvar o Bugre da queda, com sete gols e duas assistências em 17 partidas do segundo turno do campeonato. O bom desempenho o levou a ser negociado com o futebol coreano.
Dudu Scheit, por sua vez, teve uma passagem relâmpago pela Ponte Preta no início deste ano, após se destacar com a camisa do Operário-PR, no ano passado. Ele foi contratado pela Macaca em janeiro, por meio de empréstimo junto ao Athletico-PR, mas disputou apenas quatro partidas, sem nenhum gol nem assistência, e com uma expulsão.
Ao final do Campeonato Paulista, Dudu Scheit retornou para o Operário, que inclusive foi o mais recente adversário da Macaca na Série B. As equipes empataram em 1 a 1, no último sábado (11), no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa.











