Tentando voltar a vencer após três jogos, diante de um adversário com o pior desempenho na temporada entre todos os times das duas principais divisões nacionais, a Ponte Preta visita o Ituano na tarde deste domingo (26), às 16h, no estádio Novelli Júnior, em Itu, pela 7ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida terá transmissão ao vivo da Band, TV Brasil e do canal GOAT, no YouTube. Para assistir, acesse este link: https://www.youtube.com/watch?v=G3vDTkO0LBc.
Na 14ª colocação com seis pontos, a Macaca precisa pontuar para não correr o risco de terminar a rodada dentro da zona de rebaixamento, dependendo de outros resultados. Mas quer conquistar a primeira vitória fora de casa no campeonato para começar a almejar o sonho do acesso. Nesse momento, o Sport Recife abre o G4, com 12 pontos.
Lanterna da Série B, com apenas três pontos em seis rodadas, o Ituano venceu só dois de um total de 19 jogos na atual temporada. Derrotou o Corinthians por 1 a 0, na 2ª rodada do Campeonato Paulista, e venceu o Sport Recife pelo mesmo placar, pela 5ª rodada da Série B. Fora isso, foram 14 derrotas e três empates, incluindo um com a Ponte Preta em 1 a 1, em Campinas, no Paulistão.
O Galo de Itu terminou na lanterna geral do Estadual, com apenas seis pontos, sendo rebaixado para a Série A2 após 23 participações consecutivas na elite.
Tabu
A Ponte Preta não perde para o Ituano há seis partidas oficiais. A última derrota aconteceu em 2021, pela primeira fase do Campeonato Paulista. Na ocasião, sob o comando do técnico Fabinho Moreno, a Macaca sofreu derrota por 2 a 1, tomando um gol de pênalti aos 54 minutos do segundo tempo, em duelo disputado no dia 2 de maio de 2021, no estádio Novelli Júnior, com portões fechados por causa da pandemia de Covid-19.
Depois disso, foram quatro empates e duas vitórias alvinegras, ambas em Itu, pelas duas edições passadas da Série B. A Macaca venceu por 2 a 1 em 2022, com dois gols do artilheiro Lucca, e por 1 a 0 em 2023, com gol do atacante Paulo Baya.
Como vem a Ponte?
Para o duelo desta tarde em Itu, a cerca de 50km de Campinas, o técnico João Brigatti não poderá contar com o zagueiro Sérgio Raphael nem com o volante Lucas Buchecha, que foram substituídos com lesões musculares no empate em 0 a 0 diante da Chapecoense, na última terça-feira (21), na Arena Condá, em Chapecó. O meia Matheus Régis, expulso no duelo em Santa Catarina, mesmo sem ter entrado em campo, também é desfalque.
Com as ausências de dois titulares na rodada passada, o zagueiro Joílson deve formar dupla com o boliviano Luis Haquín no miolo da defesa, enquanto o volante Ramon Carvalho e o centroavante Jeh disputam uma vaga no time titular, dependendo do esquema de jogo adotado pelo treinador.
Confira abaixo a provável escalação da Ponte Preta para o duelo contra o Ituano:
Pedro Rocha; Igor Inocêncio, Luis Haquín, Joílson e Gabriel Risso; Emerson Santos, Dudu Vieira, Elvis e Dodô (Ramon Carvalho/Jeh); Iago Dias e Gabriel Novaes. Técnico: João Brigatti.











