Desfalque na vitória da Ponte Preta por 4 a 2 sobre o CRB, no jogo que marcou a estreia do técnico Nelsinho Baptista, no último domingo (2), no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, o zagueiro boliviano Luis Haquin continuará ausente ao menos pelos próximos cinco jogos da Macaca na Série B, incluindo o Dérbi 207 contra o Guarani, que acontece no dia 30 de junho, no Brinco de Ouro.
Convocado pelo técnico brasileiro Antônio Carlos Zago para a disputa da Copa América, que começa daqui a duas semanas, o defensor de 26 anos é um dos tantos jogadores que já vem desfalcando clubes brasileiros por causa de compromissos com suas respectivas seleções nacionais.
Ao todo, o zagueiro Luis Haquín pode desfalcar a Ponte Preta em até oito jogos (confira lista abaixo), se a Bolívia chegar até a grande decisão da Copa América, algo bastante improvável para uma seleção que não vence um adversário sul-americano em jogo oficial fora de seu território desde 2015.

Essa é a primeira vez que Haquín vira baixa na Ponte por motivo de compromissos com sua seleção nacional. Em março deste ano, ele disputou dois amistosos, como titular e capitão da Bolívia, diante de Andorra e Argélia, mas não desfalcou a Macaca porque o Campeonato Paulista parou durante a Data FIFA.
Desta vez, no entanto, o Campeonato Brasileiro não respeita o período de quase um mês da Copa América, que será disputada entre os dias 20 de junho e 14 de julho, nos Estados Unidos, nem mesmo a janela de amistosos preparatórios para a disputa da competição, nessas duas próximas semanas.
A Bolívia, por exemplo, enfrenta o Equador, no próximo dia 12 de junho, e a Colômbia, no dia 15 de junho. Ambas as partidas serão nos Estados Unidos.
O zagueiro boliviano Luis Haquín chegou ao Majestoso em janeiro deste ano e já disputou 12 jogos com a camisa da Ponte Preta, seis pelo Campeonato Paulista e outros seis pela Série B, sempre como titular. A contratação dele teve a ajuda do técnico campineiro Thiago Leitão, ex-jogador da Macaca, que trabalha no futebol boliviano e ajudou no processo de indicação do atleta.
A Bolívia está no Grupo C da Copa América de 2024, ao lado de Estados Unidos, Uruguai e Panamá. A estreia dos bolivianos será contra os anfitriões, no dia 23 de junho (domingo), às 19h (horário de Brasília), no AT&T Stadium, em Arlington, no Texas.
O segundo adversário da equipe comandada pelo brasileiro Antônio Carlos Zago será o Uruguai, no dia 27, às 22h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em New Jersey.
A seleção capitaneada pelo zagueiro pontepretano Haquín encerra sua participação na primeira fase contra o Panamá, no dia 1º de julho (segunda-feira), às 22h (horário de Brasília), no Orlando City Stadium, em Orlando.
Em toda a história centenária da Copa América, a Bolívia se sagrou campeã apenas uma vez, em 1963, quando sediou pela primeira vez a competição, ainda no formato de pontos corridos. No sistema mata-mata, só conseguiu chegar à final em 1997, também como anfitriã, mas perdeu para o Brasil por 3 a 1.
Confira abaixo todos os oitos jogos (cinco já confirmados) que o zagueiro Luis Haquín pode desfalcar a Ponte Preta:
02/06 (domingo) – Ponte Preta 4 x 2 CRB – Estádio Moisés Lucarelli, Campinas (SP)
09/06 (domingo) – América-MG x Ponte Preta (18h30) – Arena Independência, Belo Horizonte (MG)
15/06 (sábado) – Ponte Preta x Novorizontino (17h) – Estádio Moisés Lucarelli, Campinas (SP)
19/06 (quarta-feira) – Botafogo-SP x Ponte Preta (21h) – Arena NicNet, Ribeirão Preto (SP)
25/06 (terça-feira) – Ponte Preta x Ceará (21h) – Estádio Moisés Lucarelli, Campinas (SP)
30/06 (domingo) – Guarani x Ponte Preta (18h30) – Estádio Brinco de Ouro da Princesa, Campinas (SP)
Se a Bolívia se classificar às quartas de final da Copa América:
05/07 (sexta-feira) – Brusque x Ponte Preta (19h) – Estádio Augusto Bauer, Brusque (SC)
Se a Bolívia chegar até a final da Copa América:
12/07 (sexta-feira) – Ponte Preta x Mirassol (21h) – Estádio Moisés Lucarelli, Campinas (SP)







