O conceito de experiência do usuário tem sido cada vez mais difundido em todos os segmentos da sociedade. Mercados corporativos e de varejo buscam soluções para atrair parceiros e clientes. No ambiente virtual, a indústria da Tecnologia da Informação (TI) e as Big Techs investem continuamente em estratégias para fidelizar seguidores no ecossistema da internet. No mercado imobiliário, esse modelo cresceu nos últimos anos, com empreendimentos alicerçados em muita tecnologia e comodidade.
É dentro desse caminho que Campinas está ganhando mais um investimento imobiliário. Trata-se do Smart Urba Dunlop, um núcleo urbano projetado com os pilares da inteligência artificial e os propósitos do bem-estar comunitário. No material de lançamento, a construtora aponta que o novo bairro une “infraestrutura, sustentabilidade e inovação para quem deseja construir uma casa”.
O Smart Urba Dunlop fica no distrito do Campo Grande, uma das regiões mais populosas de Campinas, com estimadas 200 mil pessoas e 90 bairros, entre eles o Parque Itajaí e o Satélite Íris. O Campo Grande tem, na verdade, uma vida própria, com toda uma rede de serviços que atende os moradores, fazendo com que façam tudo em comunidade, sem necessidade de grandes deslocamentos. Essa circulação diária ocorre em sua maior parte em decorrência do trabalho, levando milhares de pessoas a usarem o sistema público de transporte e os grandes corredores viários, como a Avenida John Boyd Dunlop.
O bairro é iniciativa da Urba, empresa especializada em loteamentos de alta qualidade do grupo MRV.
O diretor comercial da Urba, Gustavo Paixão Pinto Rodrigues, lembra que o núcleo – que será oficialmente lançado nesta quinta-feira (10) – é o primeiro produto da nova linha Smart, voltada para o desenvolvimento de bairros inteligentes com infraestrutura completa. “A Urba é uma empresa independente. Nosso foco são os loteamentos acessíveis diferenciados. Estamos muito felizes por trazer esse conceito para Campinas, cidade que sempre foi muito importante para o grupo MRV”, afirma. O diretor lembra que a escolha pela cidade foi estratégica.
“Campinas agrega uma vocação tecnológica natural. É uma praça que sempre foi muita aquecida”, resume.
O mercado imobiliário
Mesmo com os impactos da pandemia, Campinas tem uma força muito grande no setor, resultado de sua capilaridade urbana e de seu poder aquisitivo e econômico. Dados do Secovi-SP, o sindicato da Habitação, indicam que Campinas fechou 2020 em recuperação. Estudo do Mercado Imobiliário de Campinas, realizado pelo Secovi, em parceria com a Brain Bureau de Inteligência Corporativa, aponta que foram lançados 2.972 imóveis entre agosto de 2019 e julho de 2020.
O resultado foi 33,5% inferior ao levantamento passado, quando foram apontadas 4.467 unidades lançadas (agosto de 2018 a julho de 2019). Apesar da retração observada, o montante negociado no período foi superior ao esperado. Entre agosto de 2019 e julho de 2020, o Valor Global de Vendas (VGV) totalizou R$ 1.256,5 milhão, volume 14,2% acima do registrado no levantamento passado, quando atingiu a marca de R$ 1.099,9 milhão. Segundo os especialistas do setor, 2021 sinaliza para uma tendência de alta, com cenário favorável.
Interior aquecido
Por outro lado, a própria pandemia gerou um outro efeito no mercado, justamente por reforçar o conceito de home office e de ampliar a valorização do “ficar em casa”. Pesquisas do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo, por exemplo, sustentam esse cenário, mostrando inclusive uma migração para as cidades do Interior.
Casas que antes perdiam para os apartamentos na preferência dos clientes, agora são as mais procuradas, aponta o Conselho. De acordo com a entidade, “elas representam, em média, de 50% a 60% das negociações”. Imóveis de 2 e 3 dormitórios são os mais procurados, finaliza o Conselho, que lembra ainda sobre um crescimento significativo nas vendas em todo o Interior do Estado em março último, com negócios 40,45% maiores ante fevereiro de 2021.
O perfil do bairro inteligente
O lançamento que o distrito do Campo Grande ganha nesse mês de junho reúne 905 lotes residenciais, com terrenos a partir de 126m2. A Urba afirma ter colocado uma parte desses terrenos em pré-venda no último final de semana, totalizando a comercialização de 300 deles. “Estamos muito satisfeitos com esse início”, celebra Gustavo Paixão. O investimento no Urba foi de aproximadamente R$ 24 milhões em urbanização. No momento, ele está em obras. A construtora mira os públicos C+ e B como potenciais compradores. “É um público família”, define o diretor.
Uma das grandes virtudes do empreendimento, de acordo com Gustavo Paixão, é sua localização estratégica e sua incorporação à comunidade. “Lançamentos um bairro num lugar totalmente estruturado, com comércio, serviços, posto de saúde, creche, escola e igreja. É um terreno estratégico, muito encaixado”, descreve. O Smart Urba é um bairro aberto, lembra ele, mas que “agrega benefícios de um condomínio fechado”. Ele está localizado a 600 metros do Terminal Campo Grande. Além dos 905 lotes residenciais, há 75 lotes mistos para as posições comerciais.
“Os próprios comerciantes locais estão buscando esses espaços”, revela. A ideia é atrair um cinturão comercial que atenda não só o bairro planejado, mas também a comunidade do Campo Grande.
A infraestrutura
O núcleo tem mais de 23 mil m2 de área de lazer, com nove praças, múltiplas áreas verdes e plantio de 14.800 mudas. Há também uma grande conexão à natureza, iluminação, asfaltamento das ruas, áreas de lazer com acessibilidade, pista de caminhada, espaço pet, ciclovias, bicicletário, pista de skate, cinema ao ar livre, playgrounds, parques e praças. A área total urbanizada é de 374 mil m2.
Inovação e app
O bairro terá uma metodologia chamada de Design de Convívio. Para isso, foi feita uma parceria com a empresa Bistrô de Inovação, que fará a gestão participativa, e zelo pela boa convivência e o bom relacionamento dos futuros moradores, segundo o diretor comercial. “Os residentes terão acesso a um aplicativo exclusivo da Associação de Moradores contendo comunicação semanal sobre o empreendimento, clube de vantagens, prestadores de serviços, parcerias comerciais e informações relevantes do bairro. A sede da Associação de Moradores, que será doada pela Urba, contará com rede wi-fi e será iluminada por energia solar. Abrigará projetos específicos que conectam os moradores, trazendo mais segurança, organização e manutenção ao bairro”, relata. Todas as áres comuns do bairro terão sinal de wi-fi também.
Experiência virtual na venda
A realidade virtual e o tour 360 graus estão presentes na experiência de quem for comprar ou quiser conhecer o empreendimento. A tecnologia vai permitir que o cliente deguste um pouco do que vai vivenciar ao adquirir seu terreno. “Com tantos diferenciais no empreendimento, tivemos que pensar em formas de conseguir levar todos esses benefícios aos clientes. A realidade virtual proporciona uma interessante experiência de imersão em seu futuro bairro, além de fazê-lo conhecer a entrada do empreendimento, pontos próximos no entorno, praças, avenida comercial e nossa casa modelo. Temos a expectativa de que a realidade virtual possa contribuir para que o cliente consiga materializar o loteamento, além de compreender o quão transformador é a proposta do Smart Urba Dunlop às futuras famílias e para o desenvolvimento de toda a região”, explica Gustavo.
Outra inovação é o tour no terreno: https://urba.almav.com.br/, que já está disponível Ele permite a visualização e compreensão de cada detalhe do empreendimento, no computador ou celular. Além dos terrenos, as praças também são interativas. Há placas com QR Code espalhadas.