De 24 a 27 de julho, o Royal Palm Hall, em Campinas, será palco do 9° Congresso Brasileiro de Restauração Capilar, organizado pela Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC).
O evento reunirá mais de 70 médicos brasileiros e estrangeiros palestrantes, e são esperados aproximadamente 300 participantes, especialistas em medicina capilar de toda a América Latina.
O lema do evento é “Unindo os Fios da América Latina”, e servirá para compartilhar conhecimentos sobre tratamentos de diversos tipos de alopecia, técnicas de transplante capilar, além de tudo de mais atual em tecnologias e inovação.
“O transplante capilar no Brasil está se consolidando cada vez mais, e é uma honra para a ABCRC proporcionar essa oportunidade ímpar para a troca de experiências, destacando a expertise dos nossos profissionais no assunto”, afirma a médica Maria Angélica Muricy, presidente do congresso.
Curso pré-congresso e sessões
A programação científica, que vai dos conceitos básicos às valiosas experiências práticas, será distribuída ao longo de quatro dias, garantindo um ritmo envolvente e a máxima absorção de conhecimento para todos os participantes.
No primeiro dia (24) será realizado o curso pré-congresso, nomeado “Tricologia 360 – Da anamnese ao tratamento: tudo o que você precisa saber no seu consultório”.
Entre os temas que serão abordados nessa parte, há:
- A Tricologia como especialidade;
- Endocrinologia e a Alopécia;
- A Tricoscopia como modo Diagnóstico e de Avaliação do Tratamento;
- Biópsia do Couro Cabeludo;
- Tratamento Da Calvície com demonstração prática.
Os outros três dias de evento serão divididos em 15 sessões com temas enriquecedores explorados através de palestras, painéis interativos, discussões e demonstrações ao vivo. Entre os temas de destaque estão:
- Anatomia e fisiologia do folículo capilar;
- Tipos de alopecia;
- Biópsia para diagnóstico da alopecia;
- Laser no tratamento da alopecia androgenética;
- Exossomos;
- Avaliação da zona doadora e receptora;
- FUT, FUE e técnicas combinadas;
- Inserção dos enxertos.
“Acreditamos que toda a programação científica será extremamente proveitosa para aprimorar o conhecimento dos participantes, proporcionando uma base sólida na área. Estaremos acompanhados por mais de 70 médicos brasileiros e estrangeiros, especialistas em medicina capilar de toda a América Latina, garantindo valiosas trocas de experiências”, acrescenta o médico Marco Barusco, coordenador científico internacional do congresso.
O crescente interesse pelo transplante capilar
Cada vez mais brasileiros buscam no transplante capilar uma solução para melhorar a autoestima. O país já realiza mais de 6 mil transplantes capilares por ano, conforme dados do Censo 2023 da ABCRC.
“É um número significativo que reforça que os brasileiros têm buscado mais cirurgias dentro do país, e o motivo principal é porque temos profissionais altamente qualificados aqui. Por isso, é tão importante realizar congressos com especialistas mundiais, para que os médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos estejam cada vez mais preparados para oferecer o que há de melhor em transplante capilar no mundo, aqui no Brasil”, afirma o médico Henrique Radwanski, presidente da ABCRC.
Dados do CENSO 2023 também mostram que as principais causas que levam os pacientes a procurar restauração capilar são:
- 80% devido à queda de cabelo genética;
- 10% devido a quedas induzidas por medicamentos, questões nutricionais, hormonais/metabólicas e dermatológicas;
- 5% por necessidade de reconstrução;
- 5% por necessidade de cirurgia pós-cosmética.