O Guarani apresentou nesta quinta-feira (4) o seu terceiro reforço para a janela de transferência do meio do ano. Trata-se do zagueiro Renê Santos, de 32 anos, que está de volta ao futebol brasileiro depois de cinco temporadas no Exterior.
Ainda nesta semana, o volante Gabriel Bispo e o atacante Daniel dos Anjos também foram apresentados. O próximo a ser anunciado deve ser o zagueiro Matheus Salustiano, de 31 anos, que deixou recentemente o Brusque.

Uma das caraterísticas de Renê Santos que atraiu o interesse da diretoria de futebol do Guarani é a versatilidade. “O Renê é um zagueiro destro, mas que pode atuar dos dois lados da zaga e também como primeiro volante”, explicou o superintendente de futebol do clube, Toninho Cecílio. “É um atleta de força, velocidade, bom posicionamento, liderança e boa construção de jogo”, definiu.
Renê Santos contou que começou a carreira no Cruzeiro como volante. “Ao longo do tempo, alguns treinadores foram me puxando para a zaga devido a minha força e velocidade. Então, levei minha carreira jogando como zagueiro e volante”, relata.

No Brasil, ele também atuou por Bahia, Grêmio, Vitória e Atlético-GO. Já no Exterior, foram mais de 120 jogos com a camisa do Marítimo de Portugal, além de passagens pelo futebol do Japão, Arábia Saudita e Geórgia. “O que o Renê pode trazer ao Guarani é a experiência, companheirismo e profissionalismo”, disse ele, que garante não necessitar de tempo para se readaptar ao futebol brasileiro.
“Em Portugal, eu também estava jogando na segunda divisão, que tem o mesmo modelo de jogo da segunda divisão daqui, com muita pegada, força física e técnica também” justificou. “A adaptação que vou precisar é com os meus novos companheiros. Conhecendo cada um no dia a dia, o entrosamento vai ser natural e aí vou poder desfrutar novamente do futebol brasileiro.”

Ciente da situação difícil do Guarani na Série B, onde é lanterna, Renê Santos disse que está pronto para o desafio de ajudar na reação da equipe. “Vim sem medo, mas com muita vontade de vestir essa camisa.”
Com 22 gols sofridos em 13 jogos, o clube prioriza o setor defensivo na janela de transferência, que será aberta no próximo dia 10, data em que os reforços poderão começar a ser utilizados pelo técnico Pintado.
Enquanto um zagueiro chega, outro sai. O Guarani anunciou ontem a rescisão de contrato com Rayan, que tinha vínculo até o final do ano. O defensor foi uma das primeiras contratações anunciadas pelo clube após o fim da temporada 2023, mas não conseguiu se firmar na equipe.
Teve oportunidades como titular durante o Paulistão, só que perdeu espaço na sequência da temporada. Ele fez 14 partidas pelo Bugre. Londrina e Náutico, que disputam a Série C, estariam interessados no atleta.









