A mobilização no Pantanal já garantiu o controle ou a extinção de 96% dos incêndios no local. A informação é da ministra do Meio Ambiente e Mudança climática (MMA), Marina Silva, que esteve nesta terça-feira (16), em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, para acompanhar o trabalho de combate aos focos de incêndio. A ministra Simone Tebet, do Orçamento e Planejamento, e o ministro Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), também estiveram no local.
“Este é um momento que a gente pode até celebrar”, disse Marina. “Mas temos que manter as nossas equipes mobilizadas. Mesmo agora quando temos 56% de um total de 55 incêndios já extintos e estarmos em processo de 40% que devem ser controlados e 4% que estamos combatendo.”
A ministra alertou para a onda de calor que se avizinha da região. “Nós sabemos que, a partir do próximo final de semana, chegará uma onda de calor, com baixa da umidade relativa do ar, portanto, há risco de termos novos incêndios. Então, Corpo de Bombeiros, Ibama, ICMBio, temos que nos manter mobilizados para salvar o Pantanal, salvar a nossa biodiversidade e os nossos sistemas econômicos que estão sendo colapsados pela emergência climática”, alertou.
A agenda também contou com a participação do governador do estado Eduardo Riedel. A delegação do governo federal constatou o resultado positivo das ações empreendidas na região. As ministras Marina e Simone Tebet e o ministro Waldez Góes sobrevoaram a região, conversaram com os brigadistas do PrevFogo e acompanharam o trabalho que está sendo feito em conjunto pelos governos federal, estadual e municipais.
Uma medida provisória foi editada pelo Ministério do Planejamento para abrir um crédito extraordinário no valor de R$ 137 milhões destinado às ações dos ministérios do Meio Ambiente, da Defesa e de Segurança Pública no Pantanal, que se somam a outros R$ 100 milhões recompostos do orçamento do Meio Ambiente. Outra medida provisória permitiu a mudança no modelo e prazo de contratação de brigadistas, antes restrito a seis meses. (Agência Brasil)











