Campinas será palco de um evento singular no próximo sábado (27): um desfile de viaturas militares históricas em comemoração aos 250 anos da cidade e aos 80 anos do embarque da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para a 2ª Guerra Mundial. Organizado pela Companhia de Viaturas Militares Antigas do Interior de São Paulo (CVMAISP), o desfile terá início às 9h30, na EsPCEx, e percorrerá algumas das principais ruas e avenidas da cidade.
Chamado de “Coluna da Vitória”, o comboio contará com viaturas militares antigas, para uma viagem no tempo que destaca a importância histórica da FEB durante a 2ª Guerra Mundial.
A Companhia de Viaturas Militares Antigas do Interior de São Paulo, com sede em Campinas, é composta por colecionadores, restauradores e preservadores de viaturas militares. A CVMAISP se dedica à preservação da história da motomecanização militar e da FEB, realizando eventos e exposições para manter viva a memória destes veículos históricos e de seus operadores.

Confira o itinerário da “Coluna da Vitória”
Reunião dos participantes às 9h30, na EsPCEx, para início do desfile às 10h, pelas seguintes vias
Av. Papa Pio XII; Praça Tiro de Guerra 176; Av. Luis Smânio; Av. Dr. Theodureto de Almeida Camargo; Av. Dr. Heitor Penteado (Lagoa do Taquaral); Av. Julio Prestes; Av. José de Souza Campos (Norte-Sul); Av. Dr. Moraes Sales; Rod. Dr. Heitor Penteado; Av. José Bonifácio; Av. Mackenzie; Av. Isaura Roque Quércia; Estrada Sousas-Pedreira; Condomínio Colinas do Atibaia.
Término às 11h, Sítio do Mimo, Condomínio Colinas do Atibaia

Contribuição dos Expedicionários Campineiros
Campinas teve um papel fundamental na Campanha da Itália, enviando 328 pracinhas para a guerra. A cidade foi uma das principais fornecedoras de combatentes para a FEB, com muitos dos expedicionários sendo reservistas do Tiro de Guerra de Campinas (TG-176). Estes heróis participaram de momentos cruciais da 2ª Guerra Mundial.
Um destaque entre os expedicionários campineiros é o Sargento José Luiz Catani, autor do icônico desenho “Dia da Vitória”, publicado no informativo “E a Cobra Fumou” em 8 de maio de 1945.
A Associação dos Expedicionários Campineiros, fundada no navio durante o regresso da FEB da Itália em 28 de outubro de 1945, é a mais antiga do Brasil.











