Manter a saúde e o bem-estar dos filhos são preocupações constantes para os pais. Visitas regulares ao pediatra são fundamentais para monitorar o desenvolvimento da criança, administrar vacinas e detectar qualquer potencial problema de saúde.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a quantidade de visitas necessárias depende da idade e das necessidades específicas de cada caso.
Além das consultas regulares, saber identificar os sinais de alerta que indicam o momento certo de procurar ajuda médica e garantir que seu pequeno esteja recebendo os cuidados cruciais para crescer saudável também é importante.
Sendo assim, listei alguns desses sinais. Confira abaixo:
1. Febre alta ou persistente: se a febre for superior a 38°C ou persistir por mais de 3 dias, é hora de buscar ajuda médica. Ela pode ser um sinal de infecção bacteriana ou viral.
2. Vômito ou diarreia: o vômito e a diarreia podem levar à desidratação, que costuma ser grave em bebês e crianças pequenas.
3. Dor abdominal ou de cabeça: a dor abdominal pode ser um sinal de problemas gastrointestinais ou outros problemas de saúde, enquanto a dor de cabeça pode indicar uma infecção ou lesão.
4. Lesões ou ferimentos graves: os ferimentos graves requerem atenção médica urgente para prevenir complicações.
5. Atraso no crescimento ou desenvolvimento: o atraso no crescimento pode ser um sinal de problemas de saúde subjacente, como deficiências nutricionais ou problemas hormonais.
6. Alterações de apetite ou sono: as alterações de apetite ou sono podem ser um sinal de doenças ou problemas de saúde subjacente.
Vale destacarmos também outros sinais de alerta, como respiração rápida ou difícil, pele seca ou pálida, língua seca ou revestida, fadiga ou letargia e alterações de comportamento ou humor.
Gabriel F. Marchiori é médico pediatra do laboratório DMS Burnier











