13 de janeiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Paralimpíadas de Paris

Brasil estreia em Paris 2024 com 3 medalhas nos Jogos Paralímpicos

Redação Por Redação
29 de agosto de 2024
em Paralimpíadas de Paris
Tempo de leitura: 6 mins
A A
Brasil estreia em Paris 2024 com 3 medalhas nos Jogos Paralímpicos

Gabriel Araújo, 22, ganhou a primeira medalha para o Brasil nesta quinta - Foto: Alexandre Schneider/CPB

Gabriel Araújo posa para foto em pódio em Paris 2024 | Foto: Alexandre Schneider / CPB
O nadador mineiro Gabriel Araújo, 22, ganhou a primeira medalha para o Brasil nesta quinta-feira, 29, ao conquistar o ouro nos 100m costas da classe S2 (limitações físico-motoras) nos Jogos Paralímpicos de Paris.

Além dele, o Brasil conquistou outras duas medalhas no dia, também na natação. O pernambucano Phelipe Andrews Rodrigues ganhou a prata 50m livre S10 (limitações físico-motoras) masculino e Gabriel Bandeira, o bronze, nos 100m borboleta S14 (deficiência intelectual).

Em sua segunda participação em Jogos Paralímpicos, Gabrielzinho tem agora quatro medalhas, sendo três ouros (50m livre, 200m livre, 100m costas) e uma prata (100m costas). As outras três medalhas foram conquistadas em Tóquio 2020.

O mineiro venceu a prova apenas um dia depois de ser um dos porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos, ao lado da paulista Beth Gomes, do atletismo, em desfile que percorreu cerca de 2,5 quilômetros, da Champs-Elysées até a Place de la Concorde.

“É uma prova muito difícil, é uma prova que mexe comigo, tanto por ter sido prata (Tóquio), porque é a prova mais difícil para mim, e eu trabalhei muito para isso. Eu e meu treinador, a gente trabalhou para caramba, e a gente fez de tudo para que essa medalha de prata virasse ouro, e assim, eu ficaria muito feliz com ouro, mas do jeito que foi a prova, sem igual, porque eu não nadei, não, eu amassei a prova, eu acabei com a prova, então eu estou feliz demais, um sonho realizado, e posso gritar que eu sou campeão dos 100 metros costas”, disse Gabrielzinho.

Além dele, outro Brasil conquistou outras duas medalhas no dia, também na natação. O pernambucano Phelipe Andrews Rodrigues ganhou a medalha de prata nos 50m livre S10 masculino. Ele fez a prova em 23s54. O ouro ficou com o australiano Thomas Gallagher com 23s40 e o bronze com o compatriota dele, Rowan Crothers, com 23s79. Essa foi a 9ª medalha em Jogos Paralímpicos do nadador. Ele chega a 6 pratas e 3 bronzes, o maior medalhista da delegação brasileira presente em Paris.

O paulista Gabriel Bandeira conquistou a medalha de bronze na prova 100m borboleta S14 com o tempo de 55s08. O ouro ficou com o dinamarquês Alexander Hillhouse (54s61) e a prata com o britânico William Ellard (54,86).

Goalball

O Brasil estreou com vitória no masculino e empate no feminino no torneio de goalball dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, em duelos realizados nesta quinta-feira (29), na Arena Paria 6, palco da modalidade na capital francesa. As mulheres entraram em quadra primeiro e venciam a Turquia, atual bicampeã, até dois minutos para o fim do jogo, quando sofreram o terceiro gol que decretou o placar final: 3 a 3. Moniza marcou dois gols, e Jéssica Vitorino anotou outro, todos em penalidades.

“A gente veio para cá determinadas a segurar a defesa, era o mais importante. E o gol seria construção e, às vezes, viria em erros das adversárias, como aconteceu hoje. A cada jogo, faremos isso, a defesa é o nosso foco. A Turquia é um time muito forte, atuais campeãs mundiais e paralímpicas, e acho que foi um jogo bem equilibrado. Daqui para frente, é só crescimento”, analisou a brasiliense Jéssica, de 31 anos, que participa de sua segunda Paralimpíada.

Mais tarde, os homens despacharam a França diante de um ginásio lotado e iniciaram bem a caminhada pelo bicampeonato: 8 a 5. O destaque foi André Dantas, autor de quatro gols. Romário fez outros dois, e Leomon Moreno e Parazinho completaram a conta.

“Jogar com o ginásio cheio torcendo pelos nossos adversários foi uma sensação que mexeu bastante com nossas emoções, mas mantivemos os pés no chão e sabíamos qual era a proposta do nosso jogo. Temos de manter o foco naquilo que viemos fazer”, analisou o também brasiliense Dantas, de 29 anos.

O Brasil volta à quadra já nesta sexta-feira. Primeiro, o time masculino encara os EUA, às 4h (de Brasília). A partir das 5h30, será a vez da equipe feminina, que enfrentará Israel, terceira colocada do último Campeonato Mundial.

Taekwondo

A gaúcha Maria Eduarda Stumpf, estreante em Jogos Paralímpicos, foi eliminada neste primeiro dia de Paris da categoria até 52kg do taekwondo ao perder na repescagem por 8 a 6 para a turca Meryem Cavdar

Tênis de mesa

O Brasil estreou no tênis de mesa com três vitórias e três derrotas na primeira sessão desta quinta-feira, 29, na Arena Paris Sul. Os primeiros brasileiros a entrarem em ação foram os paulistas Luiz Filipe Manara e Claudio Massad, pela classe MD18. Eles venceram os espanhóis Jorge Cardona e Ander Cepas, de virada, por 3 sets a 1 (9/11, 11/9, 11/9 e 11/6).

Depois foi a vez das duplas femininas da classe WD5 (cadeirantes) estrearem nos Jogos Paralímpicos de Paris. As paulistas Joyce Oliveira e Cátia Oliveira derrotaram as egípcias Fawsia Elshamy e Ola Soliman por 3 sets a 0 (11/1, 11/7 e 11/4). Com o resultado, avançaram às semifinais e já garantiram um pódio para o Brasil. A partida da próxima fase será nesta sexta-feira, 30, às 7h (de Brasília). Apesar de uma aparente tranquilidade no resultado e durante a partida, as brasileiras disseram que esconderam o nervosismo.

A dupla mista formada pela catarinense Bruna Alexandre e pelo paulista Paulo Salmin ganhou dos suecos Jonas Hansson e Anja Handen, por 3 sets a 0 (1/11, 4/11 e 8/11), na classe XD 17, e avançou para a próxima fase. A dupla brasileira é a atual campeã mundial nas duplas mistas. Essa foi a estreia da mesa-tenista Bruna Alexandre nos Jogos Paralímpicos de Paris após a sua participação nas Olimpíadas na mesma cidade.

Já outras três duplas brasileiras foram eliminadas nesta tarde francesa. Também pela classe WD5, a brasiliense Carla Maia e a mineira Marliane Santos perderam para as chinesas Jing Liu e Juan Xue por 3 sets a 0 (11/5, 11/4 e 11/2).

Na classe WD20, a fluminense Sophia Kelmer e a paulista Jennyfer Parinos foram superadas pelas chinesas Guiyan Xiong e Chunxiao Hao, também por 3 sets a 0 (11/1, 11/5 e 11/7).

Os paulistas Lucas Arabian e Catia Oliveira perderam para as chinesas Panfeng Feng e Ying Zhou por 3 sets a 1 (11/7, 7/11, 11/3 e 11/7) nas duplas mistas classe XD7.

Tiro com arco

Os brasileiros participaram no início desta quinta-feira da classificatória, que define os cruzamentos das oitavas de final do tiro com arco.

Na classe W1 (atletas com deficiências graves, em três ou quatro membros – braços e nas pernas) feminino, a paranaense Juliana Cristina Ferreira ficou em 11º lugar e vai disputar uma vaga nas quartas de final contra a britânica Vitoria Kingstone, no dia 31 de agosto, às 4h34 (horário de Brasília).

Na classe W1 masculina, o cearense Eugênio Franco acabou na 11ª colocação também e enfrenta por uma vaga nas quartas de final o norte-americano Jason Tabansky no dia 1º de setembro, às 5h08 (horário de Brasília).

Vôlei sentado

O vôlei sentado feminino estreou com vitória no primeiro dia de disputas dos Jogos Paralímpicos, ao fazer 3 sets a 0 (parciais de 25/13, 25/10 e 25/07) sobre a Ruanda.

O destaque da partida foi a ponteira paulista Suellen Dellangelica, com 23 pontos. A atacante mineira Janaína Petit foi a segunda maior, com 9

O Brasil volta à quadra no sábado, 31, contra o Canadá, às 15h (horário de Brasília). O grupo ainda conta com a Eslovênia.

“Toda estreia é tensa. Foi um bom jogo, deu para soltar um pouquinho, no segundo set começamos a desenrolar mais um pouco”, disse Suellen.

No próximo confronto, o rival será o Canadá, na briga direta pela liderança do grupo.

“Nosso maior objetivo é ganhar todos os jogos, mas independentemente de sairmos em primeiro ou segundo vai ter um confronto difícil na semifinal, contra China ou Estados Unidos, então temos que pensar em ganhar os jogos para ganhar confiança”, concluiu Suellen.

Confira os resultados do Brasil:

♦ Ciclismo (eliminatórias) – Local: Velódromo Nacional
7h22 – Carlos Alberto Soares Perseguição 3000m (pista): em 7º, fora da final

♦ Bocha (fase de grupos) – Local: Arena Paris Sud
Maciel Santos x Achraf Tayahi (Tunísia) – BC2 – vitória por WO
José Carlos Chagas 2 x 5 David Smith (Grã-Bretanha) – BC1
Iuri Silva 0 x 8 David Araújo (Portugal) – BC2

♦ Tênis de mesa (eliminatórias) – Local: Arena Paris Sul
Oitavas de finais
5h45 – Luiz Manara e Claudio Massad x Jorge Cardona 3 x 1 Ander Cepas (Espanha) – duplas masculinas MD18

♦ Vôlei sentado feminino (fase de grupos) – Local: Arena Paris Norte
Brasil 3 x 0 Ruanda

♦ Goalball (fase de grupos) – Local: Arena Paris Sul
Brasil 3 x 3 Turquia – feminino

♦ Badminton (fase de grupos) – Local: La Chapelle
Rogério Oliveira 0 x 2 Tarun Tarun (Índia) – Simples SL4

♦ Tiro com arco (classificatória) – Local: Invalides
Juliana Cristina Ferreira – Individual W1 – 11ª na classificatória
Eugênio Franco – Individual W1 – 11º na classificatória

Tags: BrasilHora CampinasJogos ParalímpicosmedalhasnataçãoParis
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Brasil encerra participação em Paris com recorde de pódios
Paralimpíadas de Paris

Brasil encerra participação em Paris com recorde de pódios

Por Redação
8 de setembro de 2024

...

Mariana D’Andrea é bicampeã no halterofilismo: ‘quero fazer história’
Paralimpíadas de Paris

Mariana D’Andrea é bicampeã no halterofilismo: ‘quero fazer história’

Por Redação
7 de setembro de 2024

...

Rayane Soares bate recorde mundial e Brasil faz campanha histórica

Rayane Soares bate recorde mundial e Brasil faz campanha histórica

7 de setembro de 2024
Brasil fecha quinta-feira com mais três pódios na natação

Brasil fecha quinta-feira com mais três pódios na natação

5 de setembro de 2024
Rosicleide Andrade conquista primeira medalha do judô em Paris

Rosicleide Andrade conquista primeira medalha do judô em Paris

5 de setembro de 2024
Brasil fecha o dia com 10 pódios e vagas nas semis do goalball e futebol de cegos

Brasil fecha o dia com 10 pódios e vagas nas semis do goalball e futebol de cegos

3 de setembro de 2024
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher é encontrada morta em residência de Campinas e polícia prende companheiro por oferecer drogas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Policial baleado durante folga em Campinas morre após uma semana internado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Morador de Valinhos morre afogado em praia do Guarujá

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.