Uma das quatro equipes que ainda não venceram no segundo turno da Série B, a Ponte Preta tenta recuperar sua força dentro de casa para quebrar um jejum de cinco jogos sem vitória e se distanciar ainda mais da zona de rebaixamento. A Macaca enfrenta a Chapecoense, que também não ganhou no returno, na noite desta segunda-feira (9), às 21h30, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pelo fechamento da 25ª rodada da Série B. A partida terá transmissão ao vivo da TV Brasil.
Estacionada no meio da tabela, na 13ª colocação, com 29 pontos, quatro acima do Z4, a Ponte vem de uma série negativa de tropeços, com três empates e duas derrotas, mas vem da conquista de um ponto heroico contra o vice-líder Santos na Vila Belmiro, há 10 dias. Na ocasião, a Macaca desceu para o intervalo perdendo por 2 a 0, e ainda com um jogador a menos, mas teve forças para buscar o 2 a 2 na etapa final.
A Ponte Preta não vence desde o dia 4 de agosto, portanto há mais de um mês, quando bateu o Avaí por 1 a 0, no Majestoso. Depois disso, foram cinco jogos, com três empates e duas derrotas. Nessa sequência negativa, a Macaca perdeu os 100% de aproveitamento e também a invencibilidade dentro de casa com o treinador Nelsinho Baptista. Agora, contra a Chapecoense, tenta retomar o poder como mandante.
Adversária da Ponte, a Chapecoense é a vice-lanterna da Série B, com 22 pontos, e não vence há 10 jogos, com cinco derrotas e cinco empates, maior jejum de vitórias entre todos os 20 times da Série B – Paysandu e CRB não ganham há nove partidas.
No entanto, a Chape ainda não perdeu desde a chegada do técnico Gilmar Dal Pozzo, no fim de agosto. Até agora, foram três jogos e três empates sob o comando do novo treinador, responsável pelo acesso da equipe à elite nacional em 2013.
Mesmo se vencer a Ponte em Campinas, a Chapecoense não conseguirá terminar a rodada fora da zona de rebaixamento da Série B. Apesar da distância de apenas três pontos para o Ituano, primeiro time fora do Z4, o time catarinense tem três vitórias a menos, e esse é o primeiro critério de desempate em caso de igualdade em pontos na tabela.
Para o duelo desta noite em território campineiro, o técnico Nelsinho Baptista não poderá contar com o meia Élvis, principal articulador e referência técnica da equipe, que cumprirá suspensão após a expulsão no duelo contra o Santos, por motivo de reclamação contra a arbitragem.
O experiente jogador de 34 deve ser substituído pelo iluminado meia Dodô, autor do gol que garantiu o empate contra o Santos no apagar das luzes, dentre outros que anotou para salvara a Ponte de derrotas nos minutos finais nesta Série B. Essa deve ser a única mudança na equipe titular da Macaca em relação ao time que entrou em campo no duelo contra o Santos.
Gols no fim garantem pontos preciosos e dão situação de conforto à Ponte na Série B; confira lista
Confira abaixo a provável escalação da Ponte Preta para o duelo contra a Chapecoense:
Pedro Rocha, Igor Inocêncio, Sérgio Raphael, Mateus Silva e Gabriel Risso; Hudson, Castro e Dodô; Iago Dias, Gabriel Novaes e Jeh. Técnico: Nelsinho Baptista.












