O helicóptero Águia, da Polícia Militar, foi acionado para ajudar a combater o incêndio que desde a noite de segunda-feira (9) atinge a região de Joaquim Egídio, distrito de Campinas, se estendendo até Morungaba. O Águia assumiu a missão jogar água nos locais onde o acesso só é possível pelo ar. O Museu Aberto de Astronomia (MAAS) foi afetado, mas as chamas não danificaram o Observatório Municipal Jean Nicolini.

No momento, ainda há dois focos de incêndio na região. Um em Joaquim Egídio e outro em Morungaba, na divisa dos municípios. As equipes da Defesa Civil de Campinas e do Corpo de Bombeiros estão mobilizadas numa força-tarefa para combater o incêndio na Serra das Cabras.
A ação começou nesta segunda-feira, quando o fogo estava na divisa do município de Morungaba com Campinas. Na manhã desta terça-feira (10), com a mudança do vento, a queimada atingiu o Pico das Cabras e está no entorno do Observatório Municipal Jean Nicolini.
A Defesa Civil de Campinas atua com cinco viaturas da Defesa Civil e com um drone que faz os sobrevoos da área. Além disso, a Prefeitura também disponibilizou quatro caminhões da Sanasa e maquinários das subprefeituras de Sousas e de Joaquim Egídio.

No Pico das Cabras, próximo ao Observatório Municipal Jean Nicolini, foi montado um posto de comando do Corpo de Bombeiros que segue no combate das chamas e monitoramento da área.
De acordo com o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, que esteve no local para acompanhar os trabalhos, a atuação do helicóptero Águia foi fundamental para o controle das chamas.
“Estamos com uma boa estrutura de combate ao incêndio aqui no local. Mas a ação do helicóptero Águia que jogou águas nos locais com muitas pedras onde não é possível ir por terra foi imprescindível”, falou.
Furtado mencionou ainda que o Corpo de Bombeiros continua fazendo o combate e o monitoramento da área.
“A preocupação agora, além da reignição, é com uma área de eucaliptos numa fazenda, no município de Itatiba, que se for atingida pode propagar as chamas”, detalhou o coordenador.

Observatório fechado
Devido às queimadas na região, o Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, localizado no distrito de Joaquim Egídio, estará fechado ao público nesta terça-feira (10); quarta-feira (11) e quinta-feira (12). Na sexta-feira, será feita nova avaliação sobre a abertura do local ao público.
As condições atmosféricas geradas pelo fogo comprometem gravemente a visibilidade para observações astronômicas, tornando inviável a utilização dos equipamentos de observação.
Além disso, as condições das estradas de acesso ao observatório foram afetadas, representando risco à segurança dos visitantes. Para garantir a integridade de todos e preservar o espaço, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo decidiu pelo fechamento temporário até que a situação se normalize. A situação continuará a ser monitorada em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.







