A Polícia Civil investiga a possibilidade de o suspeito de ter colocado fogo na região do Pico das Cabras, em Campinas e no limite com Morungaba, ter sido também o autor de outro incêndio na região de Itatiba. Nesta quarta-feira (11), a justiça converteu em preventiva a prisão em flagrante realizada na terça-feira (10) à noite. No boletim de ocorrência consta que o homem de 47 anos teria dito durante a prisão que iniciou os incêndios por estar “descontrolado” em razão da morte por câncer de seu único filho de 12 anos.
A reversão da prisão em flagrante em preventiva ocorreu no final da manhã desta quarta (11), após a audiência de custódia do suspeito. Estima-se que, em Campinas, 120 hectares tenham sido atingidos pelas queimadas, o que corresponde a 120 campos de futebol ou a quase metade da área da Mata de Santa Genebra. Trechos de mata em Morungaba e Itatiba também foram destruídos.

Imagens de câmeras de segurança de fazendas da região analisadas pelo Polícia Ambiental indicaram o veículo do suspeito rondando a região dos incêndios esta terça-feira e levaram a polícia até o homem. A prisão ocorreu na Rodovia José Bonifácio Coutinho Nogueira, que liga Joaquim Egídio a Morungaba.
O homem estava perto de um foco de fogo recém iniciado. No carro que ele dirigia foram encontrados dois sacos de estopa, mais dois frascos de uma substância inflamável, uma lata enrolada com linha, uma mecha de estopa e uma lata de cera.
O incêndio destruiu uma grande área preservada do Pico das Cabras. O Museu Aberto de Astronomia (MAAS) foi afetado, mas as chamas não danificaram o Observatório Municipal Jean Nicolini. A área permanecerá fechada até esta sexta-feira (13), quando nova avaliação será realizada.

Fogo controlado
Nesta quarta-feira, a Defesa Civil de Campinas realizou sobrevoo com drone na Serra das Cabras para levantamento da área afetada. O Corpo de Bombeiros vai continuar monitorando a área.
Foram realizadas novas ações de combate aos focos de incêndio, inclusive com o helicóptero Águia, da Polícia Militar, nos municípios de Morungaba e Itatiba. Como não há mais focos ativos em Campinas, a Prefeitura encerrou as atividades no local, mas mantém as equipes de prontidão caso haja necessidade de nova intervenção.
O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, que está no Pico das Cabras acompanhando os trabalhos, relata que, no momento, ainda tem focos ativos em Morungaba e Itatiba, no limite com o município de Campinas.
“Aqui no Pico das Cabras, agora pela manhã, não há mais foco de incêndio ativo. Nossa grande preocupação é com o limite dos municípios. O Corpo de Bombeiros continua monitorando a área e o helicóptero Águia está atuando nos focos dos municípios vizinhos de Morungaba e Itatiba”.
Boletim meteorológico divulgado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo nesta quarta-feira (11), destaca que o dia será marcado pelo predomínio do Sol, com presença de tempo estável e firme para todo o Estado de São Paulo. Os modelos atuais meteorológicos não indicam ocorrência de chuva.









