O Município de Jaguariúna completa nesta quinta-feira, 12 de setembro, 70 anos de emancipação. O aniversário está sendo marcado por uma ampla programação cultural e com previsão de entrega de creche e unidades básicas de saúde até novembro.
Uma das cidades que mais cresceu em população na Região Metropolitana de Campinas (RMC) na última década – hoje com 60 mil habitantes –, ostenta um orçamento de R$ 700 milhões e coleciona títulos pelas políticas públicas bem-sucedidas.
Por outro lado, o crescimento trouxe a Jaguariúna desafios sensíveis na questão do saneamento básico. A expansão urbana com o surgimento de novos condomínios, e um delay em investimentos no setor, têm provocado constantes períodos sem água na torneira dos moradores.
Diante dessa necessidade, a administração investiu no setor de abastecimento e saneamento mais de R$ 20 milhões desde 2021 em várias ações e obras, como a instalação de um sofisticado software de telemetria que possibilita o acompanhamento e a gestão, em tempo real, de todo o sistema hídrico e de abastecimento.
A trajetória do município foi marcada pelo progresso, e referendado pelas dezenas de títulos que validam os números apresentados na Educação, Saúde e na própria gestão pública.

“Este é um momento histórico para nossa cidade, em que celebramos com orgulho os 70 anos de Jaguariúna. Ao longo dessas décadas, nossa cidade se transformou, de um pequeno núcleo agrícola, em um polo de inovação e qualidade de vida, sempre preservando suas raízes e tradições”, diz o prefeito Gustavo Reis (MDB), que encerra esse ano um ciclo de oito anos à frente do Executivo municipal.
Reis destaca o último dos prêmios recebido por Jaguariúna, no início de setembro, que reconheceu, pela sexta vez consecutiva, o município como o mais inteligente e conectado do País pelo ranking Connected Smart Cities 2024, promovido pela consultoria Urban Systems.

A cidade também conquistou o primeiro lugar em três importantes eixos (Educação, Saúde e Urbanismo), além de ser mais uma vez o município da RMC mais bem colocado no ranking nacional do levantamento, no qual ocupa a 11ª colocação geral dentre as 656 cidades analisadas.
“Nossa história, que começou com a força dos bandeirantes e o desenvolvimento agrícola, se reinventou ao longo do tempo, consolidando-se como uma cidade de destaque industrial, tecnológico e sustentável. Somos também referência no agronegócio, na saúde, na educação e no cuidado com nossos cidadãos, em todas as fases da vida”, pontua Gustavo Reis.
“E, claro, tudo isso só foi possível graças à dedicação e ao esforço de cada morador e trabalhador que contribuiu para o crescimento de Jaguariúna”, destacou o prefeito.

Entre os programas de destaque estão o Cidade Amiga do Idoso (com selo da Organização Mundial da Saúde), o Prouni Municipal, que oferece bolsas de estudo no Ensino Superior para moradores da cidade, o Remédio na Palma da Mão, que orienta o usuário sobre o posto de saúde que disponibiliza o medicamento, o Consulta na Palma da Mão, que permite o agendamento sem a necessidade de ir até a unidade e o Saúde Animal, um suporte de atendimento gratuito para os pets reconhecido por uma entidade de prestígio, a Word Animal Protection.
“Agora, com o olhar voltado para o futuro, reafirmamos nosso compromisso em continuar investindo em educação, inovação, sustentabilidade e qualidade de vida. Que os próximos anos tragam ainda mais progresso e felicidade para nossa cidade. Parabéns, Jaguariúna, pelos seus 70 anos de história, conquistas e excelência!”, finalizou o prefeito.












