O coração bate, em média, mais de 60 vezes por minuto, 86,4 mil vezes por dia. Este número pode variar conforme a atividade física, o estado emocional e outros fatores de saúde. Essencial para a vida, o coração tem uma data especial no calendário de saúde: 29 de setembro, destinada a conscientizar as pessoas sobre a importância de uma vida saudável e a prevenção de doenças cardíacas.
O coração desempenha funções vitais, como bombear sangue por todo o corpo, fornecendo oxigênio e nutrientes às células e removendo dióxido de carbono e resíduos.
Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia revelam que, no Brasil, cerca de 1.100 mortes ocorrem diariamente devido a doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.
Uma alimentação adequada é uma das chaves para melhorar essas estatísticas e manter o coração saudável. Segundo a nutricionista do Covabra Supermercados, Juliana Porto, consumir os alimentos corretos pode ajudar na prevenção de diversas doenças cardíacas.
Confira a lista:
♦ Aveia: rica em fibras, a aveia ajuda a diminuir a absorção de gorduras ruins e a equilibrar os níveis de colesterol.
♦ Abacate: este fruto é rico em ômega-9, o que auxilia no controle do colesterol e reduz significativamente o risco de infarto.
♦ Peixes: salmão, sardinha e atum são fontes ricas em ômega-3, contribuindo para o controle do colesterol.
♦ Vegetais verdes escuros: alimentos como couve e espinafre são ricos em antioxidantes, magnésio e potássio, ajudando a controlar a pressão arterial e permitindo que o coração bombeie sangue de forma eficiente.
♦ Frutas vermelhas: Morangos, amoras e mirtilos são ricos em flavonoides e antioxidantes, que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
“A alimentação é fundamental para a saúde do coração, mas não é o único cuidado que a pessoa deve ter. Manter uma rotina saudável, praticar exercícios regularmente e manter controlados os níveis de colesterol e de glicose são essenciais”, explica a nutricionista da rede de supermercados.
A saúde do coração não diz respeito apenas ao bem-estar físico, mas também à saúde mental, sendo o Dia Mundial do Coração uma excelente oportunidade para refletir sobre essa conexão.
Incorporar a meditação na rotina, por exemplo, pode ser um passo significativo para um coração mais saudável e uma mente mais tranquila. Essa prática que ajuda a reduzir esses níveis de estresse, promovendo relaxamento e controle emocional.
Ao melhorar o bem-estar mental, a meditação contribui para a saúde do coração, pois reduz a pressão arterial, melhora a circulação sanguínea e diminui a frequência cardíaca, criando um equilíbrio entre mente e corpo.











