A passagem de uma área de instabilidade levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir alertas de tempestades para 13 estados brasileiros, incluindo São Paulo e a região de Campinas. São Paulo está sob alerta amarelo, o que significa possibilidade de queda de granizo e acumulados de chuvas superiores a 50mm por dia, a partir desta quarta-feira (9) e até o próximo sábado (12).
Boletim meteorológico da Defesa Civil do Estado confirma que a região de Campinas poderá ter chuva forte em virtude da passagem de uma frente fria pela costa da região sudeste. Haverá condições para ocorrência de pancadas de chuva forte, além de temporais, seguidos de raios e rajadas de vento intensas.
O maior risco de ordem meteorológica na quinta e na sexta-feira, informa o Cepagri, é com relação ao volume e intensidade das chuvas – que podem ter momentos de chuva torrencial, acarretando em riscos como pontos de alagamento e enxurradas; no entanto, na sexta-feira há maior possibilidade de grande incidência de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo.
Entre quinta-feira (10) e sexta (11), a previsão é de tempestade e chuva acumulada na casa dos 80 milímetros. As equipes do serviço público da Prefeitura de Campinas já estão atentas às áreas mais vulneráveis, por conta do risco de deslizamentos, desabametos, alagamentos, inundações, além de outros acontecimentos relacionados a raios, vento forte e chuva com granizo.
O Cepagri confirma que mudanças no tempo na RMC são esperadas para o final desta quarta-feira, com chances de pancadas de chuva e ocasionais trovoadas, que poderão se prolongar pela madrugada de quinta-feira. A previsão do Cepagri para a quinta-feira é de nebulosidade variável, com céu parcialmente nublado a nublado e chuvas a qualquer momento do dia, inclusive acompanhadas por trovoadas. As temperaturas devem ficar entre 19 e 31°C.
A tendência para a sexta-feira é de nebulosidade variável e chuvas a qualquer momento do dia, com destaque para o final de tarde e a noite, com maior probabilidade de temporais.
Alertas
Os moradores devem se cadastrar para receber alertas de risco de tempestade ou chuva forte iminente e recomendações de segurança. O serviço é gratuito e para se cadastrar, basta enviar um SMS para o número 40199, colocando o CEP da residência no assunto da mensagem.
O telefone 199 da Defesa Civil de Campinas está disponível para registrar chamados sobre alagamentos, inundações e quedas de árvores sobre vias públicas ou imóveis. Por meio deste número, é possível solicitar também uma vistoria da Defesa Civil caso seu imóvel tenha sido afetado pela chuva.
Em caso de emergências, ligue para o 193 do Corpo de Bombeiros. Para solicitações de podas e extrações de árvores, o contato é pelo telefone 156.











