Celebrando a diversidade cultural paulista e suas ricas influências e expressões artísticas, o projeto Canarinhos da Terra apresenta o espetáculo “São Paulo, Que Terra Boa”. A estreia será no dia 28 de outubro, às 20h, no Teatro Oficina do Estudante, no Shopping Iguatemi, em Campinas.
No palco, cerca de 130 coralistas – alunos de seis grupos do projeto (Kids 1 e 2, Jovem e Juvenil, grupo ETEP de Paulínia e Canarinhos de Jundiai) -, interpretarão mais de 20 composições, entre elas: Só Os Loucos Sabem (Charlie Brown Jr.), Sampa/São Paulo (Caetano Veloso), AmarElo (Emicida), Desculpe o Auê e Baila Comigo (Rita Lee) e Trem das Onze (Adoniran Barbosa).
“Nossa ideia é mostrar a produção paulista em seus diferentes estilos musicais: da catira ao sertanejo; do rock ao hip hop, passando ainda pelo samba, o pop e até mesmo pelas produções infantis”, diz Luiz Pedro Simoni, fundador e diretor executivo do projeto. “Decidimos homenagear São Paulo no início do ano com o questionamento: por que não valorizar a cultura do nosso estado? Por fim, acabamos nos deparando com um processo surpreendente e cativante de pesquisa para a identificação dos ritmos, dos autores e dos intérpretes e é essa “magia” da arte paulista que queremos compartilhar com o público”, conta Simoni.
O diretor do projeto lembra ainda que, como parte dessa busca pelo universo singular da arte e da música paulista, os alunos do grupo Jovens visitaram a capital para a gravação de um videoclipe, já disponível no Youtube do Canarinhos da Terra.
“Levamos os alunos para conhecer os principais locais citados nas músicas e que foram inspiração para os autores. Fomos em pontos tradicionais como a Praça da República, a Galeria do Rock, o Teatro Municipal, a Avenida Paulista e andamos de metrô, partindo da Estação Consolação até a Estação Brigadeiro, quando descemos e fomos caminhando até o Masp”, recorda.
Vale lembrar que o espetáculo é produzido com grande participação dos alunos, que, por exemplo, são os responsáveis pela criação de poemas para o roteiro e dos figurinos e cenografia. A direção artística é de Vasti Atique e a direção cênica de Marcelo Peroni e Vladimir Camargo.
Desde 1996
O Instituto Canarinhos da Terra é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal e estadual, fundada em 1996, que integra a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente (CMDCA Campinas) e mantém atualmente cerca de 1.500 alunos em seus programas, com aulas de canto e teatro totalmente gratuitas.
O projeto Canarinhos da Terra tem apoio da ProEEC (Pró Reitoria de Extensão Esporte e Cultura da Unicamp) e parceria com a Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental.
As atividades do projeto podem ser acompanhadas pelas redes sociais – no Instagram siga o @projetocanarinhos e veja Projeto Canarinhos da Terra – Unicamp no Facebook. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (19) 3579-0583.
Serviço:
Espetáculo São Paulo, Que Terra Boa
Dia 28 de outubro, às 20h
Teatro Oficina do Estudante (Shopping Iguatemi Campinas).
Duração prevista: 1h30 minutos.
Os ingressos, de R$ 5,00 a R$ 10,00, poderão ser adquiridos no endereço: https://ingressodigital.com/evento/13876/sao-paulo-que-terra-boa









