Com Ponte Preta e Guarani na zona de rebaixamento, os rivais entram em campo neste domingo (20) para a disputa do “Dérbi dos Desesperados”. A Macaca abre o Z4, com 35 pontos, enquanto o Bugre ocupa a lanterna, com 28. O duelo será decisivo para o futuro de ambos no campeonato, que está na 32ª rodada. Outro ingrediente do clássico é um tabu. A partida acontece às 18h30, no Moisés Lucarelli, onde os donos da casa não perdem para o rival há 15 anos. A TV Brasil e o canal Goat, no YouTube, transmitem o duelo.
A situação da Ponte Preta é difícil, porém bem menos dramática do que a do Guarani. A equipe alvinegra iniciou a rodada fora da zona de perigo e perdeu posições porque foi superada por Chapecoense e CRB, que venceram seus jogos.
Com uma vitória, a Macaca deixa o grupo dos quatro últimos. Se empatar, precisará torcer por derrota de Botafogo ou Paysandu, que jogam neste domingo fora de casa contra Sport e Operário, respectivamente, para avançar na tabela. Já uma derrota a mantém no Z4.
O Guarani, por sua vez, mesmo se ganhar não deixa a lanterna, na qual está há 24 rodadas. Entretanto, a vitória será importante para diminuir a distância em relação ao primeiro time fora da zona de rebaixamento, que neste momento é de oito pontos, e representará um fôlego para a equipe tentar “ressurgir” no campeonato.
Tabu
Para não ficar ainda mais perto da degola, o Guarani terá de superar também uma escrita de 15 anos. A última vitória da equipe sobre a rival no Moisés Lucarelli foi no dia 26 de junho de 2009, quando um gol de Caíque, em chute da intermediária, garantiu o placar de 1 a 0 aos visitantes. Depois disso, aconteceram mais dez clássicos no Majestoso, com seis vitórias dos donos da casa e quatro empates.
No retrospecto geral de 207 dérbis, o Guarani tem 70 vitórias, contra 67 da Ponte Preta. Foram ainda 69 empates e um resultado é desconhecido.
No último duelo na casa pontepretana, disputado no primeiro turno da Série B de 2023, o placar foi de 1 a 1 com gols marcados na reta final do segundo tempo. Jeh abriu o placar para os donos da casa aos 44 minutos e Bruno Mendes empatou aos 50. Na sequência, foram realizados mais dois clássicos, ambos no Brinco de Ouro, com vitória do Guarani por 1 a 0, ainda em 2023, e empate por 1 a 1 no primeiro turno da atual Série B.

Ponte Preta
A Ponte Preta terá novidade no gol. O reserva Luan Ribeiro assume a vaga do titular Pedro Rocha, que não se livrou da punição de quatro jogos em função da agressão ao zagueiro Alisson Cassiano, do Sport. Rocha foi expulso na derrota por 3 a 1 para o time pernambucano, no dia 27 de julho, em Recife, e vinha atuando sob efeito suspensivo.
O técnico Nelsinho Baptista também não poderá escalar o volante Emerson Santos, que recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota por 1 a 0 contra o Ceará.
Por outro lado, o zagueiro Mateus Silva retorna após a expulsão no jogo contra o Botafogo-SP, há duas rodadas. O lateral-esquerdo Gabriel Risso também está livre para atuar, depois de escapar de gancho do STJD, em julgamento na sexta-feira (18), pelo lance da expulsão na derrota por 2 a 0 para o América-MG.
Artilheiro da Macaca na temporada com 11 gols, Jeh é a principal dúvida. Ele está há 50 dias sem entrar em campo e desfalcou a Ponte nos últimos sete jogos em razão de lesão muscular, mas voltou a treinar na última semana.

Guarani
O Guarani treinou durante a semana em Itu, onde buscou maior concentração em razão do caráter decisivo do duelo. O técnico Allan Aal fará mudanças no time. Depois de cumprirem suspensão na vitória por 2 a 1 sobre o CRB, o lateral esquerdo Emerson e o meia atacante Luan Dias estão à disposição e serão os substitutos de Jefferson e Estevão, respectivamente.
A novidade entre os relacionados pode ser o atacante Airton, que jogou pela última vez na derrota para o América, em Belo Horizonte, por 3 a 0, no dia 8 de setembro. O jogador está recuperado de lesão no joelho.
FICHA TÉCNICA:
PONTE PRETA
Luan Ribeiro; Luiz Felipe, Mateus Silva, Joílson (Nilson Júnior) e Igor Inocêncio (João Gabriel/Gabriel Risso); Emerson, Hudson (Elvis) e Dodô; Éverton Brito (Ramon Carvalho), Iago Dias e Gabriel Novaes. Técnico: Nelsinho Baptista.
GUARANI
Pegorari; Pacheco, Douglas Bacelar, Matheus Salustiano e Emerson; Gabriel Bispo, Anderson Leite, Matheus Bueno e Luan Dias; Caio Dantas e João Victor. Técnico: Allan Aal.
Local: Moisés Lucarelli.
Horário: 18h30.
Juiz: Wilton Pereira Sampaio (GO).











