Campinas recebe a 3ª edição da Mostra Cultural Afrifuturista, que explora arte, tecnologia e cultura africana moderna. Gratuito, o evento acontece entre os dias 5 e 29 de novembro, no Museu da Cidade (Espaço Cultural Casa de Vidro). A exposição promove o impacto do gênero e sua influência nas diversas formas de expressões artísticas.
O evento tem como propósito apresentar o continente por meio de um acervo diversificado, caracterizado por manifestações que abrangem diferentes modalidades de artes manuais, pinturas, moda, esculturas, fotografias, apresentações musicais e de dança. As instalações destacam a pluralidade e riqueza estética de todos os 54 países africanos.
O conceito afrofuturista surgiu nos Estados Unidos, na década de 90. O gênero artístico mistura culturas tradicionais e ancestrais africanas com elementos contemporâneos e futuristas. Estes princípios dialogam com o afrifuturismo, versão promovida por intelectuais africanos, incorporando a sofisticação urbana e tecnológica das capitais africanas.
Um dos exemplos dessa manifestação na cultura internacional está no cinema, como o filme Pantera Negra (2018), dirigido por Ryan Coogler, e estrelado pelo ator Chadwick Boseman. A obra retrata a fictícia Wakanda, cidade utópica e afrofuturista, que remonta construções de locais como Abuja, na Nigéria, Novo Cairo, no Egito, e Konza Technopolis, no Quênia.
A curadoria da mostra cultural é do professor Odair Marques da Silva, autor do Atlas GeoCultural da África, e uma realização da Editora Eiros do Brasil, com apoio do Museu da Cidade, da Secretaria Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e da Prefeitura de Campinas.
Mais informações em https://africaatual.com.br/
SERVIÇO:
Data: de 05/11 a 29/11
Horário: 10h00 às 17h00
Local: Museu da Cidade – Casa de Vidro
Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, 2145 – Parque Taquaral.






