Quatro municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) estão entre as 100 primeiras colocadas do ranking 2024 do Instituto Cidades Sustentáveis, o IDSC-BR (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades Brasil). A melhor classificação pertence a Jaguariúna, 14ª da lista que engloba os 5.570 municípios brasileiros.
No ranking, que avalia diferentes critérios para medir o nível de desenvolvimento sustentável de cada município, é destaque também a cidade de Morungaba, que aparece na 23ª posição, como sendo de alto nível de desenvolvimento. Pedreira é a 35ª do ranking, seguida por Vinhedo, que aparece em 89º. Todas têm alto nível de desenvolvimento.
Campinas está em 426º lugar, classificada como nível médio de desenvolvimento sustentável, à frente de Nova Odessa, na 455ª colocação.
A classificação de cada cidade é obtida por meio da média de 17 critérios avaliados. No caso de Jaguariúna, cinco deles alcançaram alto nível de desenvolvimento sustentável: água potável e saneamento, energias renováveis e acessíveis, comunidades sustentáveis, ações climáticas e paz, justiça e instituições eficazes.
Morungaba artingiu excelência em quatro itens: água potável e saneamento, energias renováveis e acessíveis, proteger a vida marinha e paz, justiça e instituições eficazes.
Campinas se destacou em três critérios: água potável e saneamento, energias renováveis e acessíveis e proteger a vida marinha. Por outro lado, em dois itens teve avaliação de nível muito baixo: indústria, inovação e infraestrutura e comunidades sustentáveis. Saúde e ações climáticas a avaliação foi de nível alto.
Np outro extremo do ranking, dois municípios da RMC se destacaram negativamente, como os piores. Cosmópolis foi o pior deles, com classificação de número 2.969. Seis critérios foram classificados como “muito baixos”. Sumaré aparece na posição 2.803, também com seis critérios negativos.
O ranking
O Instituto Cidades Sustentáveis atua para o desenvolvimento sustentável das cidades no Brasil. Com duas principais iniciativas, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Rede Nossa São Paulo (RNSP), busca melhorar a qualidade de vida das pessoas a partir do combate às desigualdades, da promoção dos direitos humanos, da participação social, da transparência e da defesa do meio ambiente.
No ranking, as cidades estão classificadas pela pontuação final. Esta pontuação mede o progresso total das cidades para a realização de todos os 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que avaliam 169 metas diferentes.
Confira a colocação das cidades da RMC no ranking
- Jaguariúna – 14ª
- Morungaba – 23ª
- Pedreira – 35ª
- Vinhedo – 89ª
- Holambra – 129ª
- Itatiba – 153ª
- Americana – 183ª
- Valinhos – 218ª
- Indaiatuba – 277ª
- Paulínia – 286ª
- Engenheiro Coelho – 318ª
- Campinas – 426ª
- Nova Odessa – 455ª
- Hortolândia – 646
- Santa Bárbara d’Oeste – 800ª
- Santo Antônio de Posse – 929ª
- Monte Mor – 1.629ª
- Artur Nogueira – 2.413ª
- Sumaré – 2.803ª
- Cosmópolis – 2.969ª







