O Guarani está em busca de um novo treinador para a temporada de 2025. Allan Aal encerrou a sua passagem pelo Brinco de Ouro nesta segunda-feira, horas depois de comandar a equipe no empate por 0 a 0 com o Ceará, domingo (24) à noite, pela última rodada da Série B. O anúncio da saída do técnico foi feito pelo clube no início da tarde após reunião no período da manhã. O contrato terminaria no dia 30 de novembro e não houve um acordo pela renovação.
O clube se manifestou em nota: “O Guarani Futebol Clube informa que o técnico Allan Aal não seguirá no clube para a próxima temporada. A decisão foi tomada em comum acordo após conversa entre as partes na manhã desta segunda-feira (25). Em sua segunda passagem pelo Bugre, o comandante esteve à frente da equipe em 20 partidas, na Série B do Campeonato Brasileiro, demonstrando sempre muito comprometimento e hombridade com as causas da agremiação. Com Aal, também deixam o Alviverde os auxiliares Paulo Massaro e Paulo Pelanda. O Clube agradece aos profissionais pelos serviços prestados e deseja sucesso no seguimento de suas carreiras.”
A medida foi a primeira tomada pelo Guarani depois do rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro. Segundo o executivo de futebol Rodrigo Pastana, a queda de divisão implicará numa redução orçamentária em torno de 50% e impactará os salários de elenco e comissão técnica. A reformulação, diz Pastana, atingirá cerca de 80% do grupo de atletas e começará a partir da definição da comissão técnica.
Depois da partida contra o Ceará, Allan deixou no ar o seu futuro no Brinco, mas confirmou que a definição seria tomada na segunda-feira pela manhã.
“Sou a favor da sequência do trabalho e minha intenção é continuar”, disse. Por outro lado, também já levantava a hipótese da não permanência. “Independentemente do que acontecer, quero dizer que tenho muito orgulho de estar aqui.”
Trabalho
Essa foi a segunda passagem de Allan Aal pelo Guarani. Quinto técnico do clube na temporada, ele substituiu Pintado com a missão de salvar o time do rebaixamento. Sua estreia foi na última rodada do primeiro turno, contra o Ceará, em Fortaleza, e a derrota por 3 a 1 fez o Bugre encerrar a primeira metade da competição com apenas 11 pontos, na lanterna.
No início do segundo turno, a equipe de Campinas esboçou uma reação, mas não conseguiu manter a sequência de bons resultados e teve a queda consumada na antepenúltima rodada.
“Fizemos o possível para que o time reagisse, acreditávamos que era possível a permanência, mas também sabíamos que a missão era extremamente difícil”, comentou após o duelo de domingo ao avaliar a temporada.
Nessa segunda passagem pelo Brinco, Allan obteve aproveitamento de 36,6% após seis vitórias, quatro empates e dez derrotas. Já na primeira passagem, em 2021, foram13 jogos, com quatro vitórias, três empates e seis derrotas, aproveitamento de 38,5%.











