A inovação tecnológica representou um marco na eleição da OAB-SP, realizada pela primeira vez no formato 100% on-line, o que possibilitou a ampla participação da advocacia na votação para a escolha das diretorias da Secional e das 257 Subseções para o triênio 2025/2027. A votação por meio de celular, computador e tablet teve a participação de mais de 250 mil advogados e advogadas em todo o Estado. Em Campinas, o processo eleitoral digital teve o comparecimento de 9.194 profissionais. A eleição, realizada na última quinta-feira (21), ocorreu das 9h às 17h, e o resultado foi proclamado apenas 20 minutos após o encerramento da votação.
A posse da diretoria eleita da OAB Campinas, conforme o estatuto da entidade de classe da advocacia, ocorrerá no dia 1º de janeiro de 2025.
O pleito em Campinas foi disputado por duas chapas, sagrando-se vencedora a chapa 1 (Trabalho e Inovação), com a reeleição da advogada Luciana Freitas, atual presidente da Subseção, que recebeu 5.083 votos (55,29%). A Chapa 2 (Pela Ordem), liderada pelo advogado Sérgio Carvalho de Aguiar Vallim Filho, teve 3.009 (32,73% dos votos).
Além da advogada Luciana Freitas, a nova diretoria da OAB Campinas é formada pelos advogados Paulo Cesar da Silva Braga (vice-presidente); Edilson Francisco de Oliveira (secretário geral); Wagner José Penereiro Armani (secretário geral-adjunto); e Mariana Souza Baroni (tesoureira).
Também será empossada no dia 1º de janeiro a diretoria eleita da OAB Estadual. O advogado Leonardo Sica foi eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) com 116.858 votos ( 52,48%), pela chapa OAB Sempre em frente, juntamente com as advogadas Daniela Magalhães (vice-presidente) , Adriana Galvão ( secretária geral), Viviane Scrivani (secretária-geral adjunta), e o advogado Alexandre de Sá Domingues (Tesoureiro). Também foram eleitos os dirigente da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), tendo à frente a advogada Diva Zitto.
As demais chapas concorrentes pela OAB SP foram: Caio+Gandra+D’Urso, com 21,85% dos votos (48.661 votos); Kauffmann e Lucineia OAB Unida, com 17,75% (26.165 votos); Nova Ordem 33, com 7,43% (16.553 votos); Muda OAB, com 3,37% (7.501 votos); e OAB Popular, com 3,11% (6.923 votos).
Na composição da diretoria da OAB SP também foram eleitos os conselheiros federais e estaduais efetivos e suplentes, com representantes de várias Subseções. Nos conselhos eleitos, Campinas está representada pelos seguintes advogados (as): Adelaide Albergaria Pereira Gomes, Claudio Aparecido Vieira, Daniela Oliveira da Fonseca, Luanna Karolina Botecchia Lance, Luiz Alceste Del Cistia Thonon Filho, Silvia Helena Melges, e Thais Proença Cremasco. A advogada Stella Vicente Serafini, atual tesoureira da Subseção de Campinas, foi eleita diretora suplente da CAASP.
O sistema de votação foi conduzido pela plataforma Webvoto, empresa validada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, garantindo a segurança e integridade do processo eleitoral.
Os eleitores passaram por diferentes formas de autenticação, incluindo biometria facial, envio de código por e-mail ou SMS, código de segurança da carteira digital e certificado digital (em nuvem ou token). O sistema utilizou criptografia de ponta a ponta, autenticação em múltiplos fatores e auditorias independentes para garantir que todos os votos fossem contabilizados de forma precisa.
Em todas as Subseções e também na Secional, a eleição contou com pontos de apoio presencial para o atendimento de advogados e advogadas que eventualmente estavam sem acesso aos dispositivos (celular, tablet ou computador) para votar ou que tinham dúvidas sobre como votar. Em Campinas, o ponto de apoio funcionou na Casa da Advocacia de Campinas (sede da Subseção) com três mesas receptoras de atendimento e três computadores para votação. No total foram atendidos 135 eleitores.











