A Mostra Jazz Campinas, tradicional festival de jazz e parte do calendário cultural da cidade, chega em 2024 em sua 10ª edição.
Deste sábado, 30 de novembro, até o outro domingo, 8 de dezembro, serão 9 dias seguidos com 30 atrações culturais, sendo 22 shows – 13 gratuitos e 5 com contribuição opcional-, 130 músicos envolvidos, 4 DJ’s de jazz e vertentes, 2 workshops de música gratuitos, 1 exibição de filme na praça, 3 feiras de discos, arte, moda, gastronomia e cerveja artesanal.
A Mostra Jazz Campinas acontece anualmente desde 2015, e é um grande encontro de artistas do cenário instrumental da cidade de Campinas e região aberto ao público, produzido pela Zumbido Cultural.
O evento é realizado com muita paixão pela arte, cultura e a vontade de ver os cantos da cidade recheados de uma música que está fora do circuito comercial.
Conforme os organizadores, “assim como nas edições anteriores, a Mostra segue em busca da ampliação dos horizontes, possibilitando o encontro da sociedade com o jazz e suas vertentes, difundindo a arte, e demonstrando na prática que o jazz está aí para quem quiser conhecê-lo e por ele se interessar”.
A edição deste ano conta com o apoio do vereador Gustavo Petta, Secretaria de Cultura e Turismo – Prefeitura Municipal de Campinas e SindiPetro-SP.
SERVIÇO:
10º Mostra Jazz Campinas
De 30 de novembro a 08 de dezembro de 2024
Diversos pontos da cidade
Confira a Programação:
♦ SÁBADO (30/11) – PRAÇA DURVAL PATTARO
Rua Francisco de Barros Filho – Barão Geraldo | Gratuito
11h | Apresentação:
DJ DIGÃO – Jazz no vinil
DJ Digão (Arthur Amaral) discoteca há mais de 20 anos em Campinas e região, seu repertório em vinil é dedicado à música com raízes afro-brasileiras, como; o jazz, o samba-jazz, a bossa-jazz, o samba, o sambalanço (samba-rock), o samba-reggae, o samba-funk, o soul, o classic funk, e vertentes contemporâneas como o nu jazz e break beat. Produz os eventos: “Samba e amor até mais tarde”, “Barato Total”, ”Tropicalistas ” entre outros”. Apreciador do jazz e suas vertentes, idealizou e produz a “Mostra Jazz Campinas” e projetos de curadoria voltada ao jazz na cidade, como a ‘Esquina do Jazz” na Battataria Barão Geraldo, e as quartas “SoulJazz” na Cervejaria Blacaman. Produtor da Zumbido Cultural, por onde cria e produz diversos eventos culturais.
Teve o privilégio de tocar ao lado de artistas como; Taylor McFerrin (USA), Mundo Livre S.A., Funk Como Le Gusta, Ana Canãs, OBMJ, Bruna Caram, Marcel Powell, Nando Reis, B.Negão, Gerson King Combo, Reginaldo 16 Ton, Sandália de Prata, Tulipa Ruiz, entre outros. Já tocou na Inglaterra, Grécia e Paraguai.
14h | Apresentação:
MARJÔ MARIANO & LAURIE OLIVEIRA convidam LÉA FREIRE e CAROL CALÊ
O duo Marjô Mariano (piano) e Laurie Oliveira (violão) convidam as grandes musicistas Léa Freire (flauta e piano) e Carol Calê (bateria) para um show especial que traz como protagonista a música natureza de Léa, além de passear por composições de Guinga, Carlos Aguirre e Marjô Mariano.
Léa Freire é compositora, flautista e arranjadora brasileira, conhecida por seu trabalho inovador que mistura música popular e erudita, com forte influência do jazz e da música brasileira. Sua carreira se destaca pela habilidade em criar arranjos sofisticados, além de uma abordagem criativa na flauta, que se tornou sua marca registrada. Explorando diferentes estilos da música brasileira, incluindo o choro, o samba e a bossa nova. Colabora com renomados músicos do cenário nacional e internacional. Seu trabalho reflete uma busca constante pela fusão de estilos e pela inovação, mantendo sempre um profundo respeito pelas tradições musicais do Brasil.
15h30 | Apresentação:
GRUPO DANDÁ
O Grupo Dandá, formado por Regina Lima (sax alto), Jéssica Rodrigues (trompete), Gabrielle Soares (piano), Helle Simone (baixo) e Vinícius Teixeira (bateria), apresenta repertório afro-brasileiro dedicado a artistas como Tânia Maria, Johnny Alf, Baden Powell, Moacir Santos e Milton Nascimento.
17h | Apresentação:
CAINÃ MENDONÇA SEXTETO
O show de lançamento do disco “Paisagens Invisíveis” (disponível nas principais plataformas digitais) traz à tona sentimentos de um jovem baterista e pianista que com 15 anos,durante a pandemia, registrou suas primeiras composições. Hoje aos 19 anos e com novas composições, Cainã sente que é o momento de mostrar este projeto ao mundo. Esse espetáculo totalmente autoral traz influências do que há de mais moderno e mais tradicional no jazz e na mpb, trazendo influências da música do leste – europeu destacada pelos ritmos complexos pulsantes e melodias familiares e transcendentais. Este espetáculo conta com Olivia Monaco (voz), Cainã Mendonça (bateria), Amanda Camargo (piano), Theo Ribeiro (contrabaixo), Italo Trento (guitarra) e Renato Quirino (saxofone).
18h30 | Apresentação:
CAO LARU
Artistas itinerantes. Um motor home. Uma Kombi. Eis a Cao Laru (pronuncia-se Tchau Larru), grupo formado por músicos que se conheceram em 2015, durante o mestrado em Pedagogia Musical, em Rennes (França) e que viaja o mundo em seus excêntricos veículos, fazendo shows e vivendo a essência da arte e da cultura numa grande troca de experiências musicais e sociais com povos de todo o mundo. Mais de 30 pessoas já integraram a banda. E essa história ganhou um novo capítulo, com o lançamento de “Minas”, quarto disco da banda.
A formação atual reúne Noubar Sarkissian Jr. (cavaquinho, violão, sanfona, clarinete, pandeiro e voz), Graciela Soares (voz, dança e percussões), Nathan Itaborahy (bateria), Clara Castro (voz, violão e percussões), Gabriela Coelho (saxofone, flauta e pife) e Pedro Destro (baixo elétrico, cavaquinho, clarinete e pife).
A banda já passou por mais de 20 países na América Latina e Europa e lançou quatro discos: ¨Minas¨ (2024), ¨Libre¨(2020), “Fronteiras” (2019) e “Kombiphonie” (2017), além de um EP chamado “Cao Laru” (2016). A turnê “Libre” rendeu mais de 150 shows que passaram por 16 estados brasileiros e 5 países na Europa (Espanha, Portugal, Inglaterra, França e Suiça).
Se nos discos anteriores o grupo discutiu as fronteiras geopolíticas, as barreiras entre homens e mulheres, entre riqueza e pobreza, além de pensar as diversas liberdades, sejam elas afetivas, culturais, geográficas, poéticas ou estéticas… agora todos os temas se misturam em MINAS. Para esse projeto, a trupe convidou artistas mulheres mineiras para compor, em parceria, um álbum de canções. Dentre as sete participações, temos artistas como Ceumar (em ¨Terra Irmã¨), Luiza Brina (em ¨Pitanga¨) e Gabriela Viegas (em ¨Barlavento¨e ¨Água de Cachoeira¨).
20h | Apresentação:
ELTHON DIAS GROUP
Elthon Dias Group, é liderado pelo baterista reconhecido nacionalmente Elthon Dias, com muitos anos de atuação se apresenta com seu grupo tocando o melhor do jazz, funk, fusion e música brasileira. Elthon começou profissionalmente as 13 anos de idade tocando pelo nordeste inteiro, e aos 15 anos foi convidado para representar o estado da Paraíba numa turnê pela Europa, e aos 17 anos mudou-se para Campinas, São Paulo e lá tocou com os maiores nomes da música instrumental brasileira, artistas como Arthur Maia, Michael Pipoquinha, Thiago Espírito Santo, Sérgio Groove, e também cantores como B Negão, Di Mello, J J Jackson, e tantos outros. Nos seus shows Elthon sempre envolve seu público com o balanço do groove certeiro que contagia a todos que estão presente no local, cada apresentação ganha um toque especial com suas Jam’s, músicas e improvisos feitos na hora. Seja bem vindo ao show que traz toda essa história em forma de música.
♦ DOMINGO (01/12) – PRAÇA DURVAL PATTARO
Rua Francisco de Barros Filho – Barão Geraldo | Gratuito
11h | Workshop:
BRASILIDADES DO JAZZ PARA CRIANÇAS (4 a 16 anos)
com Marcelo Louback Quarteto | Gratuito
O workshow “Brasilidades do Jazz” é um formato de show didático onde a Banda Marcelo Louback Quarteto tem como objetivo trazer conhecimento de forma lúdica e agradável, onde o público tira suas dúvidas, faz perguntas e interage através de brincadeiras que os desafiam a criar junto com a banda através de palmas e canto de melodias. O público-alvo são crianças e adolescentes com idades de 4 a 16 anos, bem como seus pais e parentes.
No formato Workshow, são apresentadas músicas onde se destacam ritmos brasileiros, e sempre entre uma música e outra há explicações sobre a formação musical, estilos e suas variações, curiosidades sobre o processo de criação dos instrumentos, proporção de tamanho e sonoridade (agudo e grave), volume (dinâmica musical), rotina dos músicos, processo de criação, composição, ensaios e disciplina.
A formação musical com piano elétrico, contrabaixo, bateria e saxofones/flautas nos permite uma grande amplitude de fusões sonoras.
“Brasilidades do Jazz” no formato Workshow é uma excelente opção de primeiro contato com a boa música, despertando no público curiosidade e desejo pelo aprendizado Artístico.
Além disso, dentro do contexto do jazz, momentos de improvisação junto com a plateia serão incentivados, permitindo que os jovens participantes se sintam parte da criação musical. Essa interação não só estimula a criatividade, mas também promove a autoconfiança ao se expressarem artisticamente.
14h | Apresentação:
DJ BARATA
Atua desde 2004 como DJ, Produtor Cultural, Pesquisador Musical e Livre-Radialista. Se interessa especialmente pelas transformações políticas que a música pode conduzir, e defende a discotecagem como um motor de dinâmicas sociais, estéticas, e festivas, como uma ferramenta para a construção de paradigmas, de entendimentos, de espaços, e de relações.
É um grande especialista em música brasileira e passeia com segurança e tranquilidade pela sua história, através da qual atinge conexões com a música do mundo. Na retaguarda uma vida toda de pesquisa, resultando num acervo pessoal de doze mil discos de vinil, e no horizonte o interesse pela música que se produz e que se poderia produzir no Brasil de hoje, sem dúvida uma chave para a nossa reconstrução social. Versátil, conhece inúmeras culturas musicais do globo, e pode discotecar com profundidade incontáveis gêneros musicais, seja de modo mais informativo, seja para o simples exercício de incendiar as pistas de dança.
Seus sets já o levaram a tradicionais festas populares da Bahia, como a Lavagem do Bonfim e a festa de Yemanjá (Programação oficial da Secretaria de Cultura), prestigiados festivais de arte e música brasileiros, como a Virada Cultural Paulista e o Universo Parallelo, e já lhe permitiram rodar o país se apresentando em importantes clubes e casas noturnas de mais de cinquenta cidades diferentes, destacando Salvador, Rio de Janeiro, Manaus, Porto Alegre, São Paulo e Campinas.
Já dividiu palco com grandes nomes da música, como Elza Soares, Gal Costa, João Bosco, Hermeto Paschoal, Banda Black Rio, Novos Baianos, Arnaldo Antunes, Rosa Passos, Os Cariocas, Wanda Sá, Antônio Nóbrega, Carlos Malta, Dona Ivone Lara, e dezenas de artistas dentre as(os) mais destacadas(os) da nossa geração. Já tocou também ao lado de inúmeros DJs dos quatro cantos do Brasil, da América do Sul, da América do Norte e da Europa.
Recentemente, tem projetado sua bagagem na produção de remixes e de músicas autorais, recebendo elogios de artistas e de radialistas largamente respeitados e atingindo números bastante expressivos de execuções pelos canais da internet. O expediente só começou.
16h | Apresentação:
MATSUDA, GARCIA, SILVEIRA, SAGGIORATO & D’ELIA
Um grande encontro de grandes músicos do cenário instrumental da região, o quarteto resulta de uma efetiva colaboração de músicos que se conhecem e admiram mutuamente e que acumulam um considerável histórico de produção conjunta. Formado por renomados músicos e grandes nomes do cenário instrumental; Ricardo Matsuda (violão), Budi Garcia (guitarra), Felipe Silveira (piano), Ronaldo Saggiorato (contrabaixo) e Pepa D’Elia (bateria). Após muitas andanças pelo mundo, estando todos sediados na cidade, e se encontram para esta autêntica apresentação musical. O quarteto apresenta um refinado repertório de jazz & música instrumental brasileira.
17h | Apresentação:
JOSIMAR PRINCE QUINTETO
Quinteto formado por Josimar Prince na guitarra, Paulinho Paz no piano, Glaucio Sant’ana no trombone, Josias Teles no contrabaixo e Gustavo Tafuri na bateria, músicos atuantes no cenário campineiro e paulistano, apresentam repertório de música brasileira com sotaque jazzístico, passeando de João Donato a Tim Maia, assim como jazz standards e músicas autorais do guitarrista Josimar Prince.
18h | Apresentação:
CLEYTON MENEZES GRUPO convida DIEGO GARBIN
Cleyton Menezes Grupo é um projeto de pesquisa e performance em música Instrumental Brasileira que já participou de festivais importantes como SANTOS JAZZ FESTIVAL, VIII e IX MOSTRA JAZZ CAMPINAS, 2° FESTIVAL DE VERÃO DE CAMPOS DO JORDÃO e BAURU JAZZ FESTIVAL. “Cley Grupo” como carinhosamente é conhecido foi contemplado no PROAC EDITAIS 2023, para fazer uma circulação de espetáculo pelo interior paulista. O grupo Também apresentou-se na SALA SÃO PAULO, no SESC CAMPINAS e em teatros como TEATRO DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ, TEATRO DO ENGENHO, TEATRO CASTRO MENDES além de fazerem também parte da programação cultural do TEATRO DO BNDES no Rio de Janeiro em 2025.
O grupo é formado por Cleyton Menezes na bateria, Diego Garbin no trompete, Marjô Mariano no piano, Caio Nascimento no trombone, Pierre Souza na percussão, Rafael Bazzanella no contrabaixo e José Eduardo Gil no violão.
19h | Exibição de filme:
CINECLUBE TERRACOTA apresenta “WHIPLASH – EM BUSCA DA PERFEIÇÃO”
O CineClube Terracota completou 8 anos de existência em 2024. Realizado periodicamente no espaço Goma em Barão Geraldo, distrito de Campinas. Nascido em 2017 com o jornalista e designer Delfin e o empresário Eduardo Belluzzo, sócio do Coworking Terracota, junto a Ana Júlia Pereira Campos, Rodolfo Valentim, Francisco Flores, Maria Clara Gonçalves e Ariston Sócrates. Acompanhe em @cineclubeterracota . Em parceria com a ‘Mostra Jazz Campinas’, o CineClube apresenta em praça pública o filme “Whiplash – Em Busca da Perfeição”.
O filme conta sobre o solitário Andrew (Miles Teller), um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração e marcar seu nome na música americana como fez Buddy Rich, seu maior ídolo na bateria. Após chamar a atenção do reverenciado e impiedoso mestre do jazz Terence Fletcher (JK Simmons), Andrew entra para a orquestra principal do conservatório de Shaffer, a melhor escola de música dos Estados Unidos. Entretanto, a convivência com o abusivo maestro fará Andrew transformar seu sonho em obsessão, fazendo de tudo para chegar a um novo nível como músico, mesmo que isso coloque em risco seus relacionamentos com sua namorada e sua saúde física e mental.
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 1h47min | Drama l Direção: Damien Chazelle | Roteiro: Damien Chazelle
Elenco: Miles Teller, J.K. Simmons, Paul Reiser
♦ SEGUNDA (02/12) – BATTATARIA
Praça Jose Geraldi – Barão Geraldo | Gratuito
19h | Apresentação:
JAIRO MARTINS TRIO
Trio liderado pelo guitarrista Jairo Martins apresenta temas autorais, standards de jazz e música brasileira. Esta apresentação conta com a participação dos músicos Filipe Novello na bateria e Ramon Del Pino no contrabaixo.
20h30 | Apresentação:
PEPA D’ELIA TRIO
Companheiros em diversos trabalhos musicais, o guitarrista Fernando Baêta, contrabaixista Zé Alexandre Carvalho e o baterista Pepa D’Elia traduzem a admiração recíproca e a afinidade musical neste trio, em que expressam suas personalidades para criar novos arranjos e versões para canções brasileiras, standards de jazz e composições autorais.
♦ TERÇA (03/12) – ALMA CAMPINAS
R. Sampainho, 164 – Cambuí | R$30,00
19h | Apresentação:
DJ FRED JORGE
freDJorge é músico, DJ, pesquisador, colecionador de discos e radialista profissional. Seu currículo é vasto, já tocou com Jorge Ben, Nação Zumbi, Funk Como Le Gusta, Clube do Balanço, Sandália de Prata e com os DJs Hum, Paulão, Tahira, Magrão, KL Jay, Negralha (O Rappa), Marco (Céu), Marcelinho da Lua, MBgroove, DJ Nuts e Zé Gonzales. Em 2006 recebeu da Câmara Municipal de Campinas o Diploma de Mérito “Zumbi dos Palmares”, pelo destaque na defesa e na integração social dos membros da comunidade e pela difusão da cultura afro-brasileira.
O DJ Set de freDJorge é uma mistura de estilos onde o destaque é a música de qualidade, garimpada em uma extensa pesquisa musical e testada em várias pistas de dança. freDJorge transita com tranquilidade em seu set entre estilos como a soul music americana, o funk old school, o samba soul e o samba-rock brasuca e os acid grooves influenciados pelo hip hop e pelo jazz. Em Maio de 2011 fez sua primeira incursão como DJ na Europa e discotecou em cidades como Londres, Paris e Toulouse. Paralelamente a carreira de DJ está lançando com a Banda Fred Jorge e os Maiorais, na qual é cantor e líder, o compacto em vinil com a música “Disse que Disse” produzida pelo hitmaker DJ Hum, lenda viva do hip hop brasileiro.
21h | Apresentação:
JORGINHO NETO SEPTETO
Jorginho Neto, um dos nomes mais proeminentes da cena, lidera um grupo de músicos excepcionais, além de compor a Jazz Sinfônica Brasil e colaborar com importantes projetos ao lado de nomes como Paula Lima, Ed Motta e muito mais. Jorginho Neto Septeto, projeto idealizado, fundado e dirigido pelo músico Jorginho Neto, reúne um time de experientes instrumentistas do Brasil. Formado por: Robinho Tavares no baixo, Daniel De Paula na bateria, Cássio Ferreria no sax alto, Josué Lopez no sax tenor, Gabriel Gaiardo no teclados e Deusnir Souza nos teclados.
O Jorginho Neto Septeto, apresenta uma nova faceta do músico Jorginho Neto que, com seus companheiros de palco e estrada, destila a poderosa mistura em show cheio de classe e suingue, com muito Jazz e Funk. Executando as composições do Herbie Hancock, John Coltrane, Stevie Wonder, João Donato, o grupo interpreta essas composições com muita energia, em uma apresentação cheia de improvisações.
♦ QUARTA (04/12) – CERVEJARIA BLACAMAN
Av. Santa Isabel, 493 – Barão Geraldo | R$20,00 opcional
19h | Apresentação:
SOULAMERICANA
Vivenciando o Groove. Grupo musical oferece uma experiência sonora única, reinterpretando diversos gêneros musicais com uma pegada Groove envolvente. Formado por talentosos músicos da cena musical metropolitana de Campinas, o grupo combina habilmente os timbres de piano, guitarra, saxofone e trompete, criando uma harmoniosa fusão entre o pop, jazz e soul music.
Sexteto formado por Bruce Willian (trompete), Marcelo Valezi (saxofone), Mauricio Galusni (guitarra), Kevelin Bisco (piano), Rafael Mendes (baixo) e Denis Cruz (bateria).
22h | Apresentação:
ALIZARINA TRIO (FRA)
Alizarina é um projeto musical de electro-world-balk liderado pelo clarinetista e compositor francês Simon Phelep. Ao lado de uma carreira solo rica em colaborações, em 2020 ele se une a 3 outros músicos para um novo álbum: Rubia Harmonia. Baseando-se nas tradições celtas e do Leste Europeu, e com influências de jazz e música brasileira, o grupo oferece uma mistura sutil de sons acústicos e vigor eletrônico. O disco apresenta violino, violoncelo, bateria e percussões que se fundem com sintetizadores analógicos, sons eletrônicos, efeitos programados e um clarinete klezmer. Após três anos de turnê entre França, Bélgica e Luxemburgo, o grupo se lança em novos territórios se exportando ao Brasil em 2024 em formação de trio. Passando pelas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o grupo pretende mostrar ao público brasileiro essa mistura original, cheia de poesia e vivacidade que nos embarca num universo mágico, onírico mas sobretudo dansante! A coordenação da turnê fica a cargo dos também produtores Felipe Trez e Marie Tissier que, além de serem os responsáveis técnicos do projeto, estão no coração do desenvolvimento do grupo no território brasileiro, tendo como vasta experiência de campo diversas turnês com o grupo franco-brasileiro Cao Laru (o qual integraram entre 2016 e 2019).
Formado por Felipe Trez (bateria, voz, eletrônicos), Marie Tissier (violoncelo, voz, efeitos) e Simon Phelep (clarinete, voz, sintetizadores e efeitos).
♦ QUINTA (05/12) – COLETIVO MANGUEIRA
Rua Marquês de Abrantes, 1398 – Santa Genebra
18h | Workshop:
RITMOS BRASILEIROS com Cleyton Menezes e Marjô Mariano | Gratuito
Feita em grupo, esta oficina consiste em apresentar para os ouvintes diferentes ritmos de diversas regiões do Brasil como Frevo, Maracatu e Baião do Nordeste e Chamamé do Sul . Nela, além da escuta e apreciação de obras que foram fundamentais em cada estilo, é tratado das diferenças entre cada um dos mesmos. Também abordamos uma breve contextualização histórica e alguns exercícios básicos de coordenação motora com os ouvintes, como por exemplo: bater palmas nas claves do Baião.
As oficinas serão ministradas pelo “Cleyton Menezes”, gaúcho com duas pesquisas sobre RITMOS SUL-BRASILEIROS pela UNICAMP e pela “Marjorie Mariano”, também pesquisadora na UNICAMP sobre PEDAGOGIAS para ensino de RITMOS BRASILEIROS aplicada a grupos instrumentais. Pessoas as quais têm histórico comprovado de realização de oficinas pedagógicas sobre ritmos brasileiros.
♦ QUINTA (05/12) – COLETIVO MANGUEIRA
Rua Marquês de Abrantes, 1398 – Santa Genebra
R$30,00 antecipado / R$40,00 na hora
*Ingressos antecipados disponíveis em: mostrajazzcampinas.art.br
19h | Apresentação:
DJ DIGÃO – Jazz no vinil
20h | Apresentação:
BIA LOURENÇO QUINTETO – Soul Divas
O show “Soul Divas” apresenta ao público os clássicos imortalizados nas vozes das grandes cantoras do Soul, Blues e Jazz norte-americanos. Bia Lourenço e banda homenageiam algumas das maiores vozes da história da música internacional, trazendo um repertório repleto de clássicos atemporais que transcendem gerações. Nina Simone, Aretha Franklin, Etta James e Ella Fitzgerald são as musas inspiradoras do projeto que convida a plateia a mergulhar na era dourada da música negra norte-americana. Bia se apresenta acompanhada por Fernando Casanova (gaita), Silvio Martins (guitarra), Marlon Barbosa (baixo) e André Moura (bateria).
♦ SEXTA (06/12) – PAVÃO CULTURAL
Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708 – Barão Geraldo
R$30,00 antecipado / R$40,00 na hora
*Ingressos antecipados disponíveis em: mostrajazzcampinas.art.br
20h | Apresentação:
DUO SERRAPILHEIRA
O Duo Serrapilheira é formado por Olivia Monaco (voz) e Théo Ribeiro (contrabaixo acústico). Criado com uma vontade comum dos integrantes de revisitar canções de importantes compositores do nosso continente, como Egberto Gismonti, Violeta Parra, Milton Nascimento e Juan Quintero. O Duo trabalha arranjos que exploram as possibilidades da formação, dando outra roupagem para as canções interpretadas, dando ênfase nas diversas texturas, dinâmicas e sentimentos que afloram a partir de cada canção.
21h | Apresentação:
LASMANOS – NINA NEDER, MARTINEZ (ARG) E RICARDO MASTUDA
lasmanos é um trio que combina vozes, baixo elétrico e violão/viola caipira em paisagens musicais singelas e um convite: recolher a atenção e voltá-la para nossa américa, a américa do sul. O repertório, composto por música instrumental, canções autorais e releituras do cancioneiro latino-americano, é fruto do encontro de Ricardo Matsuda, Martinez e Nina Neder e apresentado com esmero e expressividade.
O trio mistura suas trajetórias, e insiste em acenar à provocação do panamenho Rubén Blades: “cuando seremos manos em vez de dedos?”
Lasmanos é formado por Martinez (voz, baixo elétrico, violão), Nina Neder (voz) e Ricardo Matsuda (violão, viola caipira).
♦ SÁBADO (07/12) – CERVEJARIA CONFRA
Rua José Martins, 503 – Barão Geraldo | R$8,00 opcional
15h | Apresentação:
BITO COELHO QUINTETO
O Bebop, estilo de jazz original dos anos 40 de improvisações rápidas, complexas e harmonias sofisticadas, mostra todo seu vigor com Bito Coelho Quinteto, formado pelos integrantes Vinícius Corilow (sax), Islan Santos (trompete), Pedro Couto (guitarra), Felipe Pedroso (baixo) e Bito Coelho (bateria), o quinteto traz novamente à cena instrumental o estilo que mudou o rumo das coisas. O repertório celebra e abrange standards com interpretações originais, assim como músicas autorais.
♦ SÁBADO (07/12) – REÚNE – Comida & Cultura
Rua Josefa A. Maria Picelli, 53 – Barão Geraldo | R$15,00 opcional
17h | Apresentação:
Elis Regina por REGINA DIAS QUARTETO
“No final dos anos dourados, década de 50, uma batida diferente abre espaço para a alegria, delicadeza, a brisa de verão e o barquinho a deslizar. Era a bossa nova!” Os amantes do jazz foram seduzidos pelo ritmo sincopado e pelas harmonias sofisticadas do gênero que surgiu do hibridismo entre o samba (já mais amaciado pela modalidade samba canção) e a espontaneidade e complexidade harmônica do jazz. A bossa nova era a música dos apartamentos, dos bares, das madrugadas, composta por jovens compositores, músicos aficionados e boêmios que se reuniam para ouvir e criar juntos, também sob a influência de músicos mais experientes como Tom Jobim, Johnny Alf e João Gilberto. Nesta apresentação a cantora Regina Dias é acompanhada por Albano Sales (piano), Marco de Souza (baixo acústico) e Pepa D’Elia (bateria). Voz e trio “clássico”, relembrando sucessos consagrados na voz de Elis Regina.
19h | Apresentação:
MARCELO GOMES QUARTETO
Quarteto formado por músicos experientes explora o vibrante universo da música brasileira, trazendo versões instrumentais repletas de groove para clássicos como “Caçador de Mim” de Milton Nascimento, “Odara” de Caetano Veloso e “Canto de Ossanha” de Baden Powell e Vinícius de Moraes. Com um time de músicos talentosos, o quarteto combina melodias memoráveis e solos eletrizantes. A formação inclui Marcelo Gomes e Fernando Baeta nas guitarras, Zé Alexandre no contrabaixo e Pepa D’Elia na bateria.
♦ DOMINGO (08/12) – CONCHA ACÚSTICA DO TAQUARAL
Av. Dr. Heitor Penteado, 1671 – Taquaral | Gratuito
15h | Apresentação:
DJ DUH
Eduardo S Balbino ou DJ Duh, é DJ e produtor musical natural da cidade de Campinas, onde atua na cultura de rua da cidade desde o final da década de 80. Como DJ já trabalhou em em festas conceituadas da cidade como a Dance in House no Clube de Esquina, além de festas itinerantes em Campinas e região ao lado de DJs como Kl Jay, Ajamu, DJ RM, DJ Erick Jay, Chakal, Gabbs entre outros. Ainda em Campinas, trabalhou com grupos tradicionais, acompanhou o grupo Inquérito em suas apresentações como DJ, programador e produtor, desligando-se do grupo ao final de 2019, além de substituir o Dj Nyack junto ao artista Emicida em apresentações pontuais no intervalo de 2016 a 2018.
Como produtor musical, além de ter trabalhado com diversos artistas de Campinas e ao longo do Brasil, Dj Duh foi quatro vezes indicado ao Grammy Latino, uma vez em 2016 com o álbum de Emicida “Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa”, duas vezes em 2020, com o disco “AmarElo” (do qual foi premiado como melhor álbum de música urbana em língua portuguesa) e com a canção “Amarelo (Sujeito de Sorte)” como melhor canção em língua portuguesa, ambos do artista Emicida e em 2021 como produtor do single “Mulheres Não Tem Que Chorar” da cantora Ivete Sangalo.
16h | Apresentação:
TORCUATO MARIANO QUARTETO
Torcuato Mariano – 40 Anos de Música – Um tributo a Jeff Beck
O guitarrista, compositor, arranjador e produtor musical Torcuato Mariano. Torcuato comemora os seus 40 anos de carreira, com um repertório que inclui uma grande homenagem ao guitarrista Jeff Beck, uma das maiores referências da sua carreira e que morreu recentemente. Sempre passeando pelo jazz, blues, pela música brasileira e rock, estilos que consagram o seu trabalho desde os anos 80, Torcuato apresenta composições próprias, como Segredos e ‘La band is Big’, que ficaram conhecidas por seus solos de guitarra inesquecíveis, além de canções imortalizadas por Jeff Beck.
Torcuarto trará também um time de grandes músicos: Marcelo Mariano no contrabaixo, Bruno Cardozo no piano e Carlos Bala na bateria.
17h | Apresentação:
AMERICANA JAZZ BIG BAND
Motivado pela qualidade dos músicos da região, e pelos ideais de excelência musical, formou-se na cidade de Americana o corpo musical característico do repertório jazzístico, chamado Americana Jazz Big Band, trazendo apresentações com músicos altamente qualificados e democratizando o acesso a cultura da cidade. Com apresentações musicais de alta performance, seus eventos divulgam a qualidade musical da região, gerando visibilidade cultural para músicos e apoiadoras. A Americana Jazz Big Band participará com muita alegria do encerramento da Mostra Jazz de Campinas 2024, no dia 08/12 na concha acústica do Taquaral
Trompetes: Bruce Willians, Islan Santos, Bruno Soares e Emerson de Almeida
Trombones: Gláucio Sant’Ana, Maycon Paiva, Peterson Silva “Pezão” e Alberto Labaki
Saxofones: Marcelo Louback, Lucas Becker, Eric de Almeida, Bruno Cabral e Vinícius Corilow
Piano: Mateus Pavan
Contrabaixo: Kleber Barbosa
Bateria: Cesar Zoppi
Guitarra e Direção Artística: Guilherme Mauad
Participações Especiais: Raquel Odara e Lucas Pavan (cantores)
19h | Apresentação:
CAMPINAS JAZZ BIG BAND – Lançamento do álbum
“Campinas Jazz Big Band” é uma reunião de músicos experientes do cenário musical de Campinas e São Paulo, interessados na sonoridade e na estética das “big bands”. O grupo explora arranjos mais recentes e também clássicos do jazz e da música brasileira. Tem como objetivo a divulgação da música instrumental, realizando releituras de compositores e arranjadores consagrados, bem como da atualidade. Tem como referência os arranjos e composições de Sammy Nestico, Thad Jones, Maria Schneider, Count Basie, Gordon Goodwin, Don Sebesky, Bob Mintzer, Michel Camilo, Duke Ellington, bem como os compositores brasileiros como Moacir Santos, entre outros. Na apresentação da Campinas Jazz Big Band na 10º Mostra Jazz Campinas será lançado seu primeiro álbum autoral, com apoio do FICC – Fundo de Investimento a Cultura de Campinas 2024.











