O Guarani dará no próximo dia 10, uma terça-feira, mais um passo para a transformação do clube em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Na data, acontecerá uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo (CD) para discussão e deliberação da proposta de reforma do Estatuto Social do clube, já apresentada pelo presidente do órgão Marcelo Dias no dia 4 de novembro. A reforma do documento tem como principal objetivo criar as condições necessárias para a implantação do novo modelo de gestão.
O edital de convocação foi publicado nesta sexta-feira (29). A reunião está marcada para começar às 19h, com previsão de quatro horas de duração.
Preparar o Guarani para a sua transformação em SAF é uma medida ligada ao plano do Conselho de Administração (CA) de profissionalizar todos os departamentos do Brinco de Ouro. Segundo o presidente interino do clube, Rômulo Amaro, as ações para a reestruturação do Bugre se intensificaram depois do rebaixamento do time à Série C.
“Logo depois do jogo que decretou o rebaixamento, passamos a madrugada já direcionando um planejamento que possa ser concluído e servir de base para uma mudança”, disse Amaro, dois dias depois do empate com o Amazonas por 0 a 0 que determinou a queda de divisão.
Paralelamente ao projeto de uma planificação imediata para o futebol com foco no retorno à Série B em 2025, a direção trabalha para a consolidação de uma nova mentalidade no Guarani. “Estamos nos preparando para a implantação de uma possível SAF”, afirmou Amaro. “Junto com uma empresa de consultoria, vamos avaliar cada proposta recebida com muita cautela para que o melhor aconteça dentro do clube.”
Pedido de licença
De acordo com o edital, a reunião do próximo dia 10 também vai tratar do pedido de licença apresentado pelo presidente André Marconatto. Na reta final da Série B, o dirigente solicitou junto ao CA o afastamento temporário do cargo por motivo de saúde. Em eleição entre os integrantes do conselho, Amaro assumiu a função como substituto.
“Durante o ano, o André sacrificou a família e a saúde pelo Guarani”, comentou o novo mandatário, que deve ser oficializado como presidente e seguir na cadeira até o final do mandato do atual grupo.
No mercado
Já as movimentações do departamento de futebol se concentram para a definição do novo técnico para 2025. Nomes como Maurício Souza e Vinicius Bergantin estariam numa lista e em avaliação. Allan Aal se deligou do Guarani no início da semana e agora o clube avalia com critério o substituto.
Em relação ao elenco, a reformulação deve chegar a 80%, segundo o executivo de futebol Rodrigo Pastana.







