O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, voltou atrás e anunciou que a suspensão da lei marcial que havia decretado mais cedo e que foi revogada pelo parlamento. A suspensão deverá ser confirmada após a reunião do Conselho de Ministros.
Em um comunicado que surpreendeu o país, Yoon Suk-yeol, tinha declarado a lei marcial para “erradicar as forças pró-norte-coreanas e proteger a ordem constitucional”.
O chefe de Estado justificou a decisão à necessidade de proteger a “ordem constitucional” das atividades “antiestatais” empregadas pelo principal bloco da oposição, o Partido Democrático (PD), ao qual que classificou de “forças pró-norte-coreanas”, numa declaração transmitida pela televisão.
O anúncio foi feito depois de o PD, que tem a maioria no parlamento, ter aprovado um orçamento para 2025 com vários cortes, sem o apoio do partido no poder, o Partido do Poder Popular (PPP) de Yoon, e moções para demitir o procurador-geral e o chefe do Conselho de Auditoria e Inspeção, responsável pela auditoria das contas dos organismos públicos.
A Assembleia Nacional sul-coreana revogou, entretanto, a lei marcial, numa sessão plenária extraordinária convocada pouco depois do anúncio do Presidente, com milhares de pessoas a protestarem nas ruas de Seul.
De acordo com a Constituição do país, a lei marcial deve ser levantada quando uma maioria parlamentar o exigir.
O decreto de Lei Marcial foi emitido pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Park An-su. “Todas as atividades políticas, incluindo as relacionadas com a Assembleia Nacional, as assembleias regionais, os partidos políticos, a formação de organizações políticas, as manifestações e os protestos são proibidos”, declarou Park.
O decreto também colocou sob controle do estado todos os meios de comunicação social, além de ordenar aos médicos estagiários em greve que regressem imediatamente ao trabalho no prazo de 48 horas. O acesso à Assembleia Nacional sul-coreana chegou a ser bloqueado por guardas parlamentares e pela polícia, depois da declaração da lei marcial.











