As futuras bases do Corpo de Bombeiros nos distritos do Campo Grande e Ouro Verde, em Campinas, já constam de edital que prevê a instalação. O aviso de licitação para elaboração dos projetos executivos já foi publicado no Diário Oficial do Município, no último dia 30 de novembro. O recurso de R$ 1,5 milhão é resultado de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania).
Campo Grande e Ouro Verde são duas regiões populosas da cidade, com comércio forte, ampla rede de serviços e milhares de construções.
A construção destas duas bases é uma antiga reivindicação de moradores e agentes públicos. Foi por meio de projeto do então vereador Rafa Zimbaldi que as suas regiões se transformaram em distritos.
A concorrência que prevê as bases militares dos bombeiros é a de número 014/24, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública. A abertura da sessão pública acontece no próximo dia 18, às 10h. O aviso de licitação é assinado por Raphael Bernardes Peixoto dos Santos, diretor do Departamento de Licitações da Prefeitura de Campinas.

“Esse é mais um compromisso que assumi com a nossa cidade. Agora o nosso Corpo de Bombeiro em Campinas terá mais essas duas bases, além das três viaturas que já fazem parte do dia a dia da corporação. Com certeza o Ouro Verde e o Campo Grande, que formam a região mais populosa da cidade, terão atendimento mais localizado com as duas novas bases. Isso com certeza vai desafogar o atendimento dos bombeiros para as demais regiões de Campinas”, disse Rafa Zimbaldi.

Campo Grande
O distrito do Campo Grande, na região Nudoeste da cidade, tem quase dez anos de existência, de forma legal. Ele foi criado por meio de lei proposta pelo então vereador Rafa Zimbaldi e sancionada pelo prefeito Jonas Donizette. Antes, sua criação foi aprovada em plebiscito em 2014. O Distrito do Campo Grande é a área mais adensada de Campinas e tem vários pontos de interesse para a população.
Na região há universidade, faculdade, hospital e shopping, gerando grande fluxo de veículos. A área tem recebido forte investimento social, o que inclui a ampliação das redes de saúde e de atendimento escolar, incluindo a Educação Infantil.
A Subprefeitura do Campo Grande foi inaugurada em 14 de maio de 2016, na Rua Manoel Machado Pereira, 902, Parque Valença, em frente à Praça da Concórdia. Desde que abriram as portas, as duas subprefeituras oferecem diversos serviços municipais aos cidadãos, de forma descentralizada, por meio do Agiliza Campinas, nas áreas de cadastro de empregos, água, IPTU, Procon, entre outros.

Ouro Verde
O distrito do Ouro Verde, na região Sudoeste da cidade, tem quase dez anos de existência, de forma legal. Ele foi criado por meio de lei proposta pelo então vereador Rafa Zimbaldi e sancionada pelo prefeito Jonas Donizette. Antes, sua criação foi aprovada em plebiscito em 2015. O distrito está situado a 14 km do centro da cidade. O distrito é delimitado pela Rodovia dos Bandeirantes e pela Rodovia Santos Dumont (SP-75). O povoamento da região teve início na década de 1950, segundo o portal Ouro Verde Mais.
O Ouro Verde é o distrito mais populoso de Campinas, contando com aproximadamente 240 mil habitantes distribuídos em 140 bairros. O distrito possui dois terminais de ônibus, o Terminal Ouro Verde e o Terminal Vida Nova. Além disso, conta com vários conjuntos habitacionais populares e abriga um dos principais centros médicos da cidade, o Complexo Hospitalar Ouro Verde.
O distrito conta com diversificada rede de serviços, incluindo hotéis, bancos, supermercados, o Shopping Spazzio Ouro Verde e instituições de ensino. Vale ressaltar que o Distrito Industrial e o Aeroporto de Viracopos, o maior aeroporto de cargas da América Latina, também estão localizados no Ouro Verde.
A Subprefeitura do Ouro Verde foi inaugurada em 30 de abril de 2016, na Rua Armando Frederico Renganeschi, 197, Jardim Cristina, e entrou em operação no dia 2 de maio. Em novembro de 2018, foi transferida para o 1º andar do shopping Spazio Ouro Verde.











