Um pequeno e curioso filhote de onça-parda foi flagrado no interior da Mata de Santa Genebra pelas câmeras de monitoramento instaladas na floresta. Os vídeos do filhote de onça-parda na Mata foram feitos entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro.
De acordo com Thomaz Barrella, biólogo da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), que administra a unidade de conservação, o filhote deve ter nascido em julho deste ano e estaria, portanto, com cerca de 5 meses.
“Estávamos ansiosos por esse momento, pois acompanhamos desde março o desenrolar dessa história…. Em março registramos a fêmea acompanhada por um macho. Nos meses que se seguiram, até meados de junho, acompanhamos a evolução da gravidez e entre a segunda metade de junho e a primeira quinzena de julho não registramos a fêmea circulando pela unidade. Quando, então, ela voltou a circular, já estava no pós-parto. Desde então estávamos ansiosos pelo momento em que registraríamos ‘o’ ou ‘os’ filhotes, o que pode demorar um pouco, pois os filhotes ficam por um período de 3 a 4 meses no ninho, para só então passar a acompanhar a mãe”, explica o biólogo.
Segundo Barrella, a mãe cuida do filhote por cerca de um ano, depois ela conduz o filhote para longe de seu território para que ele busque seu próprio caminho.
“Nos vídeos o filhote aparece sozinho, porém em registros imediatamente anteriores ou posteriores a mãe estava sempre presente e próxima”, disse. O biólogo explica que filhote é inexperiente, por isso o comportamento “inseguro” e também de curiosidade de explorar a área por onde passa.
Neste ano, as câmeras já registraram onças-pardas pelo menos mais duas vezes. Uma das imagens flagra raridades: duas fêmeas convivendo juntas e um registro feito durante do dia. Na outra, é possível ver um filhote de onça-parda acompanhado da mãe e outro filhote ao fundo.
Em abril deste ano, um filhote de onça-parda foi flagrado pelas câmeras instaladas às margens do Mini Pantanal Sanã, na Mata de Santa Genebra.
Nas imagens, é possível notar ao fundo os olhos brilhantes de mais duas onças, da mãe e de outro filhote. Este flagrante aconteceu no dia 20 de março, à 1:58 da madrugada.
“Aqui na Mata de Santa Genebra, as armadilhas fotográficas instaladas pela equipe técnica tem registrado regularmente a presença de onças pardas desde 2012, com registros da fêmea, do macho e de algumas ninhadas”, disse o biólogo da Mata, Thomaz Barrella. Segundo ele, as onças vagam por todo seu território em busca de água e alimento. “E nessa área ela poderia encontrar as duas coisas, motivo pelo qual ela deveria estar por ali”, explica.











