Com a autoridade de quem construiu uma carreira fundamentada na formação de atletas no Botafogo e Flamengo, Maurício Souza, novo técnico do Guarani, não abre mão de trabalhar com garotos. E antecipa: “já conversei aqui que quero a base muito próxima da gente”.
A base bugrina, que tem recebido pouca atenção nos últimos anos, deve voltar a ser mais valorizada com o trabalho do novo treinador. “Não tenho nenhum receio em lançar um jovem atleta. Se observamos que existe atleta na base em condições de estar com a gente, vai estar. Futebol não é idade, é competência”, afirmou Souza, apresentado na última terça-feira (17).
O novo técnico do Guarani conhece todas as etapas do processo ligado à formação. “Já trabalhei do sub-11 ao sub-20 e acredito que esse seja o caminho mais fácil para os clubes”, diagnosticou Souza, que se reconhece como um vencedor na condição de treinador das categorias de base. “É essa trajetória que me qualificou em estar aqui no Guarani hoje.”
Na temporada 2024 somente quatro atletas da base tiveram chance de jogar no time de cima do Guarani e, desses, apenas Yan Henrique conseguiu ter uma sequência. O lateral direito de 19 anos é uma das apostas do departamento de futebol e deve ser o titular da posição na próxima temporada. “Acreditarmos muito que ele desponte nesse Campeonato Paulista”, disse o executivo de futebol Rodrigo Pastana.
O atacante Rafael Freitas, o zagueiro Pedro Manoel e o volante Vinícius Yuji foram os outros atletas da base que entraram em campo em 2024.







