10 de agosto de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Cidade e Região

Confira como ficam os serviços públicos durante a semana; parques abrem no Natal

Na Saúde, PS do Mário Gatti e Ouro Verde, Samu e UPAs Campo Grande, São José, Anchieta e Carlos Lourenço funcionarão 24h

Redação Por Redação
23 de dezembro de 2024
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 6 mins
A A
Confira como ficam os serviços públicos durante a semana; parques abrem no Natal

O Paço Municipal fecha na tarde de terça-feira (24) e reabre na manhã de quinta (26) - Foto: Carlos Bassan\PMC

A Prefeitura de Campinas divulgou os serviços públicos que funcionarão e estarão suspensos nesta terça (24) e quarta-feira (25), véspera e dia de Natal. Na quarta, todos os Centros de Saúde (CSs) do município estarão fechados, enquanto os prontos-socorros do Mário Gatti e do Ouro Verde, além do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Campo Grande, São José, Anchieta e Carlos Lourenço funcionam 24h.

Já os parques estarão abertos nos horários habituais nos dois dias.

Veja a relação de serviços e os canais para solicitar atendimento:

Ceasa – A área administrativa, o Banco de Alimentos e o Departamento de Alimentação Escolar encerrarão suas atividades nesta segunda-feira (23), às 16h12, retomando na quinta-feira (26), às 8h. O Mercado de Flores funcionará no dia 24, entre 8h e 13h, retomando suas atividades no dia 26, a partir das 6h para cadastrados, e a partir das 10h para o público geral.

O Mercado de Hortifrúti funcionará no dia 24 de dezembro (facultativo), das 6h às 12h, e retomará no dia 26 (facultativo), das 6h às 16h.

 

Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) – As unidades do CPAT do Centro e nos Agilizas do Campo Grande e Ouro Verde encerram atividades na terça-feira, às 12h, e retornam quinta-feira, às 12h.

 

Consultórios Veterinários Móveis – As duas unidades que oferecem consulta gratuita para cães e gatos do município estarão com os serviços suspensos entre 21 de dezembro e 12 de janeiro, período em que as estruturas itinerantes passarão por manutenção e pintura.

 

Defesa Civil – Atendimento 24h, com chamadas por meio do telefone 199.

 

Feiras livres – As feiras livres realizadas às quartas-feiras não funcionarão no dia 25. Nos demais dias, funcionarão nos locais e horários previamente programados, das 7h às 12h (horário oficial; pode se estender). Confira os locais e dias das feiras livres na cidade no endereço http://www.setec.sp.gov.br/site/solo-feira

 

Feiras noturnas – As feiras noturnas realizadas às quartas-feiras não funcionarão no dia 25. Nos demais dias, o funcionamento acontece conforme a programação habitual entre 17h e 22h (horário oficial; pode se estender). Confira os locais e dias das feiras noturnas na cidade no www.setec.sp.gov.br/site/solo-feira-noturna

 

Guarda Municipal – Manterá a rotina de trabalho com funcionamento 24h. O serviço poderá ser acionado pelo telefone 153.

 

Mercado Municipal – O Mercadão abre na terça-feira, das 7h às 14h. Na quarta ficará fechado. Nos demais dias, segue o horário de rotina: de segunda à sexta, das 7h às 18h; sábado das 7h às 16h e domingo das 7h às 12h.

 

Parque das Águas – O Parque das Águas abrirá normalmente na véspera e dia de Natal das 6h às 20h. O espaço de lazer está localizado na Avenida Paulo Correa Viana, 438, Parque Jambeiro.

 

Parques e Bosques – Todos os bosques e parques da cidade abrem normalmente na quarta-feira. Veja a lista de endereços e horários: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/servicos-publicos/pagina/parques-e-jardins-dpj-

A Lagoa do Taquaral também abre normalmente, porém, o pedalinho e a visitação à caravela estarão suspensos no dia 25.

 

Operação Lagoa – A Operação Lagoa ocorre aos domingos e feriados, na pista interna da avenida Dr. Heitor Penteado, no entorno da Lagoa do Taquaral. O espaço de lazer para pedestres e ciclistas ficará aberto no feriado do Natal, das 7h às 13h. Isso não ocorrerá, somente, se os parques públicos forem fechados por conta de fortes chuvas. Como sempre acontece nos finais de semana, a Operação Lagoa terá a presença de agentes da Emdec que atuam para monitorar e, se necessário, canalizar o trânsito.

 

Parque Molhado – Não funcionará nos dias 24 e 25 de dezembro. O espaço fica na praça do Ginásio Municipal Jorge Mendonça, rua Orlando Paschoal, esquina com Rua Lélio Coluccini, Parque Floresta, distrito do Campo Grande.

 

Praças de Esporte – As Praças de Esporte estarão fechadas nos dias 24 e 25.

 

Procon – Na sede administrativa do Procon, no Cambuí, os atendimentos funcionam da seguinte forma: nesta segunda – das 9h às 17h; terça-feira – das 9h às 12h; quarta-feira – fechado; quinta-feira – a partir das 12h até as 17h.

Nas unidades Agiliza Campinas, os atendimentos terão o seguinte esquema: nesta segunda-feira – das 8h às 16h; terça-feira – das 8h às 12h; quarta-feira – fechado; quinta-feira – a partir das 12h até as 16h.

Na unidade do Procon no Espaço Cidadão – Paço Municipal (Avenida Anchieta, 200) – o funcionamento previsto é esse: segunda-feira – das 8h às 17h; terça-feira, das 8h às 12h; quarta-feira – fechado; quinta-feira – das 12h até as 17h.

O Procon Campinas Shopping, seguirá o seguinte esquema de funcionamento no Natal: segunda-feira – das 7h às 19h; terça-feira, das 7h às 12h; quarta-feira – fechado; quinta-feira – das 7h às 19h.

O Procon Digital recebe normalmente o registro de reclamações no www.procon.campinas.sp.gov.br e pelo aplicativo Procon Campinas.

 

Sanasa/Água e Esgoto – No dia de Natal, quarta-feira, 25 de dezembro, não haverá expediente administrativo na Sanasa, mas uma equipe permanecerá de plantão para execução de reparos emergenciais. O serviço de atendimento ao cliente também funcionará através do 0800 7721195.

 

Sistema de Atendimento 156 – O atendimento 156 por telefone não funcionará na quarta-feira, 25 de dezembro. O expediente será encerrado nesta terça-feira, às 12h, e será retomado na quinta-feira, dia 26, às 12h. Funcionará apenas o atendimento do 156 pelo aplicativo WhatsApp. Para acessar o serviço, é necessário salvar o número (19) 2116-0156 na lista de contatos do WhatsApp ou clicar no link https://wa.me/551921160156 para ser direcionado.

 

Sistema Público de Saúde – Os centros de saúde funcionam normalmente na segunda e sexta-feira. Na véspera de Natal, as unidades de saúde fecham às 13h. No dia 26 de dezembro, quinta-feira, abrem às 13h. No dia de Natal todos os centros de saúde estarão fechados.

As unidades de saúde que abrem aos sábados funcionarão normalmente nos dias 21 e 28 de dezembro. São elas: Centro de Saúde Parque Valença, Centro de Saúde Jardim Florence, Centro de Saúde Jardim Capivari, Centro de Saúde Santa Lúcia, Centro de Saúde Jardim Vista Alegre, Centro de Saúde União dos Bairros, Centro de Saúde DIC 1, Centro de Saúde Aeroporto, Centro de Saúde Santo Antônio, Centro de Saúde Vila Ipê, Centro de Saúde São Quirino e Centro de Saúde Jardim Aurélia.

Os prontos-socorros do Mário Gatti e do Ouro Verde, assim como o Samu e as UPAs Campo Grande, São José, Anchieta e Carlos Lourenço funcionam normalmente, 24h.

 

Torre do Castelo – A Torre do Castelo ficará fechada para visitação no dia de Natal. No dia 24, abre das 10h às 12h. Já no dia 26 de dezembro, quinta-feira, o estará disponível ao público das 13h às 21h. Nos demais dias, o local permanecerá aberto para visitação, normalmente, nos seguintes horários: terça à sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados e domingos, das 10h às 12h e das 13h às 21h.

 

Limpeza urbana – Coleta de lixo domiciliar – Será feita normalmente no dia 24 de dezembro, terça-feira. Não será realizada no dia 25 de dezembro, quarta-feira.

 

Coleta de lixo hospitalar – Será feita somente nos grandes geradores (serviços de saúde com maior geração de lixo). A coleta noturna será antecipada para as 14h na terça-feira. Não haverá coleta de lixo hospitalar no dia 25

 

Coleta seletiva – Não haverá.

 

Varrição – Não haverá.

 

Ecopontos – Funcionarão normalmente. Confira os locais e horários de funcionamento dos 16 pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis, resíduos de construção e inservíveis: https://www.campinas.sp.gov.br/secretaria/servicos-publicos/pagina/limpeza-urbana-dlu-

 

Trânsito e transporte coletivo – A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) manterá os serviços essenciais e de emergência, prestados durante o Natal. Serão mantidas as operações e a fiscalização nos terminais urbanos e o acompanhamento remoto da Central de Monitoramento de Operações. As equipes semafóricas, de trânsito, transporte e de sinalização atuarão normalmente. O expediente presencial vai se encerrar na terça-feira, às 12h, retornando na quinta-feira, às 12h.

 

Pátio Municipal – Durante o feriado de Natal, o recolhimento de veículos que são levados ao Pátio Municipal por irregularidades ou infrações de trânsito será mantido. A liberação ocorre somente nos dias úteis (de segunda a sexta-feira, menos feriados), das 8h às 18h. No dia 24 de dezembro, as liberações podem ser feitas até as 12h e no dia 26, a partir das 12h. A retirada efetiva dos veículos ocorre na rua Miguel Cascaldi Júnior, 141, no Jardim São José.

 

PAI-Serviço – Opera normalmente, sem alterações durante o feriado de Natal. Os veículos vão circular com a programação prevista para sábados, domingos e feriados, das 6h30 às 18h. Também não haverá alteração no cronograma regular de agendamentos, que devem ser feitos pelo telefone 118 (opção 2), pelo aplicativo, ou no chatbot, disponível no site da Emdec.

 

Tags: bosque TaquaralCampinasDefesa CivilEmdecfeirasGuarda MunicipalLagoa do TaquaralParquespraça de esportesProconSanasasaúdeServiços Públicos
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Centro de acolhimento celebra Dia dos Pais com reflexão sobre paternidade responsável
Cidade e Região

Centro de acolhimento celebra Dia dos Pais com reflexão sobre paternidade responsável

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas
Cidade e Região

Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas

Por Redação
9 de agosto de 2026

...

Semanas da Juventude terão 33 atividades gratuitas em Campinas em 16 dias

Semanas da Juventude terão 33 atividades gratuitas em Campinas em 16 dias

8 de agosto de 2026
Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

8 de agosto de 2026
‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

8 de agosto de 2026
Sociólogo e analista internacional, Lejeune Mirhan morre em Campinas aos 69 anos

Sociólogo e analista internacional, Lejeune Mirhan morre em Campinas aos 69 anos

8 de agosto de 2026
Carregar Mais

Mais lidas

  • Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    Herói até o fim: pedreiro salva colega e morre afogado dentro de caixa d’água

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • ‘Rolimã na Rua’ terá edição especial do Dia dos Pais neste domingo, em Valinhos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas abre seleção inédita de projetos para a pessoa idosa

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Motorista morre ao colidir Uno na traseira de um caminhão na Anhanguera, em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher de 42 anos é morta a facada pelo marido em Valinhos; vítima tinha medida protetiva

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.