Cinquenta e dois dias depois de seu último jogo, o Guarani volta a campo nesta quarta-feira (15) na largada da temporada de 2025. Ao longo desse período muitas mudanças aconteceram dentro do clube. O amargo 2024, marcado pelo rebaixamento à Série C do Brasileiro, determinou uma estrutura mais modesta, que refletiu na formação de uma comissão técnica e elenco sem nomes de impacto, mas direcionados a mostrar força e capacidade. O novo Guarani, que terá a missão de fazer a torcida esquecer os fracassos do ano passado, será apresentado à torcida a partir das 19h30, contra o Botafogo, pela primeira rodada do Campeonato Paulista. A TNT Sports anuncia a transmissão do jogo.
Do time titular no empate por 0 a 0 contra o Ceará, no Brinco, que foi a última partida do Guarani de 2024, apenas dois nomes devem estar presentes nesta quarta: o lateral direito Yan Henrique e o volante Anderson Leite. O novo elenco é jovem, com idade que varia entre 19 e 27 anos. Somente Anderson Leite e o zagueiro Alan Santos estão na casa dos 30. O perfil está de acordo com a filosofia do técnico Maurício Souza, que tem experiência no trabalho com categorias de base. Essa baixa média de idade deve ainda ser reforçada com a inclusão na lista de inscritos de vários nomes que compõem o time sub-20 e fazem boa campanha na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Entre os 16 reforços anunciados até agora, estão várias apostas, como o atacante João Victor, de 20 anos, e o volante Nathan Camargo, de 19, ambos campeões do Brasileiro de Aspirantes pelo Red Bull Bragantino sob o comando de Sousa. Velhos conhecidos da torcida, como o goleiro Gabriel Mesquita, o próprio Alan Santos e o meia Isaque retornam e devem estar entre os 11 iniciais contra o Botafogo. Os atacantes Matheus Régis, ex-Ponte Preta, e Rafael Bilu, ex-Corinthians, além do volante Mateus Sarará são nomes que despertam expectativas. A surpresa fica por conta da manutenção dos laterais esquerdos Emerson e Vinícius Kauê, remanescentes de 2024.
O objetivo inicial do Guarani no Paulistão é a permanência na divisão e, caso alcance a meta, pode tentar buscar vaga na fase eliminatória, diz a diretoria de futebol. No ano passado, a direção do clube avisou que “chegar às quartas de final era obrigação”. Na prática, a equipe lutou contra o rebaixamento até a última rodada.
É no Campeonato Brasileiro, no entanto, que o Guarani concentra seus principais esforços A principal meta da temporada é o retorno à Série B.
FICHA TÉCNICA
GUARANI X BOTAFOGO
GUARANI
Gabriel Mesquita; Yan, Alan Santos, Márcio Silva e Emerson; Anderson Leite, Mateus Sarará, Isaque e Caio Mello; João Victor e Matheus Régis. Técnico: Maurício Souza.
BOTAFOGO
Victor Souza; Jeferson, Alisson Cassiano, Edson e Jean Victor; Jean Mangabeira, Sabit e Leandro Maciel; Douglas Baggio (Silvinho), Alexandre Jesus e Jonathan Cafú. Técnico: Márcio Zanardi.
Local: Brinco de Ouro.
Horário: 19h30 (TNT Sports).
Juiz: Lucas Canetto Bellote.











